O que é relação de causalidade no Direito Penal?

Perguntado por: Benedita Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

A relação de causalidade ou nexo causal ou nexo de causalidade é uma teoria do direito penal segundo a qual verifica-se o vínculo entre a conduta do agente e o resultado ilícito.

O que significa relação de causalidade para o Direito Penal?

O art. 13 do CP nos traz o conceito de relação de causalidade, qual seja: “O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. ”

O que é o princípio de causalidade?

A causalidade é o agente que liga dois processos, sendo um a causa e outro o efeito, em que o primeiro é entendido como sendo, ao menos em parte, responsável pela existência do segundo, de tal modo que o segundo é dependente do primeiro. Diz-se "em parte" porque um efeito pode ter mais de uma causa em seu passado.

Qual a teoria adotada pelo Código Penal sobre a relação de causalidade?

Adota-se, no Código Penal Brasileiro, a teoria da equivalência dos antecedentes causais (teoria da equivalência das condições, teoria da condição simples, teoria da condição generalizadora ou da conditio sine qua non): causa é todo fato sem o qual o resultado não teria ocorrido, quando ocorreu e como ocorreu.

Quais são as teorias da causalidade?

Para o autor, há três principais teorias acerca do nexo causal: a da equivalência das condições, a da causalidade adequada e a que exige que o dano seja consequência imediata do fato que o produziu.

Direito Penal - Art 13 CP - Relação de Causalidade (Áudio melhor)

28 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria do nexo causal adotada no Brasil?

Na doutrina brasileira, predomina o entendimento de que a teoria que melhor explica o nexo causal em matéria de responsabilidade civil é a da causalidade adequada, que nos ensina que nem todas as causas que concorrem para o resultado são equivalentes, sendo tão somente aquela que foi mais adequada a produzir o ...

O que é teoria da causalidade direta e imediata?

A teoria da causa direta e imediata ou da interrupção do nexo causal, em subteoria da necessidade da causa responde o agente por danos diretos e imediatos sempre que os causou, e, ainda pelos danos indiretos e remotos apenas quando não exista concausa sucessiva (art. 403 do CC/2002 ou art.

O que é a teoria da imputação?

A imputação objetiva é uma teoria que significa, num conceito preliminar, a atribuição de uma conduta ou de um resultado normativo a quem realizou um comportamento criador de um risco juridicamente proibido.

O que é a teoria da conditio sine qua non?

Segundo Arantes de Paula (2007), a Teoria da conditio sine qua non, também chamada de Teoria da equivalência das condições, preceitua que para haver a reparação por um agente basta que o fato atribuído a ele seja um antecedente do dano.

Como regra geral ao buscar definir a relação de causalidade o Código Penal no artigo 13 adotou a teoria da?

Regra geral, o CP adota a teoria da Causalidade Simples (ou Equivalência dos Antecedentes ou Conditio sine qua non), considerando como causa “a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido” (Art. ... 13, caput, 2ª parte, CP).

O que é o princípio da causalidade e qual filósofo criou?

O presente trabalho aborda a concepção de causalidade apresentada pelo filósofo escocês David Hume no Tratado da natureza humana (TNH) e propõe, como argumento central, que a ideia de relação causal deriva de uma impressão reflexiva e toma a forma de uma crença imaginária cujo objeto é uma conjunção constante.

Qual a diferença entre causa e causalidade?

O dicionário nos diz que causa é o que faz com que algo exista ou aconteça; uma origem, um motivo ou uma razão. Por exemplo, girar a chave do carro é a razão para que o motor ligue. Assim, causalidade é a relação entre causa (origem ou motivo) e seu efeito (consequência).

O que é a relação de causalidade ou nexo causal?

O nexo causal, ou relação de causalidade, é aquele elo necessário que une a conduta praticada pelo agente ao resultado por ela produzido.

O que é o nexo de causalidade?

NEXO CAUSAL. O nexo de causalidade é o vínculo fático que liga o efeito à causa, ou seja, é a comprovação de que houve dano efetivo, motivado por ação, voluntária, negligência ou imprudência daquele que causou o dano.

Qual o sinônimo de sine qua non?

9 sinônimos de sine qua non para 1 sentido da expressão sine qua non: Expressão que significa “sem a qual não”: 1 indispensável, obrigatório, essencial, fundamental, imprescindível, imperativo, necessário, forçoso, requerido.

O que é a superveniência de causa relativamente independente?

Superveniência de causa independente

Ela está dizendo que a lei considerará culpado quem gerar o resultado considerado delituoso. Por exemplo, no caso da matéria acima, quem apertou o gatilho é culpado porque foi o disparo daquela bala (causa) que matou a vítima (resultado).

Quais as diferenças entre causas absolutamente independentes e causas relativamente independentes?

1ª) Causa absolutamente independente: Não possui nenhuma relação com a conduta; 2ª) Causa relativamente independente: Tem relação com a conduta.

O que é teoria da imputação subjetiva?

A exigência de imputação subjetiva quer dizer que em havendo delito doloso ou culposo a consequência jurídica deve ser proporcional ou adequada à gravidade do desvalor da conduta representada pelo dolo ou culpa, que integra, na verdade, o tipo de injusto, e não a culpabilidade.

O que é imputação objetiva e subjetiva?

Para a imputação objetiva o que é relevante é que a conduta seja intencional, que possa ser reprovada pela culpabilidade. Entretanto, para a imputação subjetiva examina-se o aspecto individual do autor, o que importa é a subjetividade no caso concreto.

O que é déficit de imputação?

Aspectos conceituais exigidos: o “déficit de imputação” do agente instrumento, na autoria mediata, consiste na inexistência de requisito necessário para a punibilidade (lato sensu) do homem da frente (autor imediato) por aquilo que ele executou, tais como ausência de dolo ou a culpa, ausência de tipicidade objetiva (à ...

O que determina a teoria da causalidade adequada e a teoria do dano direto e imediato?

O ordenamento jurídico brasileiro adota, no tocante ao nexo de causalidade, a teoria do dano direto (art. 403 do Código Civil ), devendo ser indenizado o dano decorrente de uma causa necessária e efetiva, que determina sua ocorrência.

Qual a diferença entre dano direto e indireto?

O dano direto é o resultado imediato de uma ação ou omissão da parte violadora, enquanto a interpretação do dano indireto é aquela que agrava o prejuízo e afeta um bem extracontratual. O direito sempre procura ampliar as possibilidades de reparação de prejuízos causados ao patrimônio de alguém.

Qual a teoria de responsabilidade adotada no Brasil?

Pode ser denominada como teoria da responsabilidade subjetiva do Estado, que foi adotada pelo Código Civil brasileiro de 1916 e, de um modo geral, trata-se da possibilidade do Estado ser responsabilizado por seus atos danosos, desde que a culpa fosse comprovada.

Quais teorias são aplicadas no Brasil Responsabilidade Civil?

Entende-se por Responsabilidade Civil a obrigação que a pessoa causadora tem de indenizar os danos que venha alguém a sofrer. A teoria objetiva defende a desvinculação do dever de ressarcir , sempre que um causa a noção de culpa.

Qual a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro para a averiguação da existência do nexo de causalidade na Responsabilidade Civil do Estado?

A teoria da causalidade direta ou imediata é a adotada por Agostinho Alvim. Ao discorrer sobre a inexecução das obrigações e suas consequências em obra específica sobre esse tema, o renomado jurista defende ser esta a teoria adotada pelo diploma civil brasileiro[11], o que se extrairia do art.

Artigo anterior
Como trabalha um editor?
Artigo seguinte
Qual a importância da pecuária para a economia brasileira?