O que são estacas pré moldadas?

Perguntado por: Álvaro Enzo de Rocha  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

A estaca pré moldada está na categoria das estacas de deslocamento, por sua introdução no terreno, através de processo que não promova a retirada de solo. São constituídas por um único elemento estrutural ou estaca mista que é a associação de um ou dois desses elementos.

Como é feita a estaca Pré-moldada?

Estacas pré moldadas são estacas constituídas de seguimentos de pré-moldado ou pré introduzida no terreno por golpes de martelo de gravidade, de explosão hidráulico ou martelo vibratório. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré pré-fabricadas.

Quando usar estacas pré moldadas?

Este tipo de estaca é indicado quando a camada resistente do solo, aquela que se busca para suportar a estrutura, encontra-se muito profunda ou sob uma camada espessa de solo mole e de baixa ou média resistência como, por exemplo, na presença de siltes, argilas e terrenos arenosos com SPT máximo em torno de 25 golpes ...

Quando se usa estacas?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

Quais são as formas de cravar uma estaca Pré-moldada?

Geralmente, a forma mais utilizada de cravação das estacas pré-moldadas é por percussão, com um bate estaca em queda livre. O equipamento tem uma torre montada sobre uma plataforma. O martelo utilizado é erguido por cabos de aço que são acionados por um guincho mecânico.

Episódio 2 | Estacas Pré-moldadas Concreto Armada

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os métodos de cravação da estaca Pré-moldada em concreto protendido?

O processo de cravação pode ser feito com um dos três tipos de bate-estacas: bate-estacas a gravidade, bate-estacas a vapor e bate-estacas a explosão.

Qual o processo utilizado para a cravação de estacas?

A cravação das estacas pode ser feita de três maneiras distintas, por meio vibração, percussão ou prensagem. Este tipo de estaca também pode ser utilizado em diferentes tipos de solo. Mas, pode ser inviabilizado nos grandes centros urbanos pela vibração causada por alguns elementos de cravação.

Quando se deve optar por estacas ou tubulões?

Podem ser de dois tipos: tubulões e estacas. A diferença é que na execução do tubulão ocorre descida de operários em alguma etapa, enquanto durante a execução das estacas não ocorre. Há vários tipos de estacas, que podem ultrapassar o nível de água, ser executadas em campo ou pré-fabricadas.

Quando são utilizadas as fundações profundas?

Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.

Qual a função da estaca broca?

Fundação tem a função de transmissão dos esforços e cargas da edificação. As estacas brocas são tipos de fundações classificadas como profundas e moldadas in loco. Esse tipo de estaca, de forma geral, tem a função de transmissão dos esforços e cargas da edificação nas camadas mais profundas do solo.

Quais as vantagens da utilização de estacas Pré-moldadas de concreto?

-Vantagens: devido ao material do concreto, as estacas têm boa capacidade de carga, resistência a esforços de flexão e cisalhamento, além de ter uma longa vida útil.

Quais as vantagens e desvantagem de uma estaca Pré-moldada?

Vantagens: São indicadas para recuperação de patologias sem o uso de demolições. Desvantagens: Tem alto custo e longo tempo de cravação.

Quais são os usos mais adequados para estacas Pré-fabricada em concreto?

Em obras de infraestrutura, as estacas pré-fabricadas e pré-moldadas de concreto encontram aplicação na construção de pontes, aeroportos e arenas esportivas, entre outros.

O que é nega e repique estacas?

A nega é o comprimento médio, pré-fixado em projeto, obtido dos 10 últimos golpes do pilão durante o processo de cravação de uma estaca. O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe de pilão.

Como é executada a emenda das estacas de concreto armado e aço?

As emendas das estacas podem ser executadas pela união soldada de dois anéis previamente fundidos nas extremidades das estacas ou pela utilização de luvas de aço. A emenda por solda garante uma continuidade estrutural da estacas, enquanto a por luva cria uma “rótula” no local da emenda.

Como funciona estaca hélice contínua?

A estaca hélice contínua monitorada é uma fundação do tipo profunda, de concreto moldado in loco. A sua execução é mediante a introdução de um trado helicoidal em rotação no terreno para posterior injeção de concreto pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada.

São exemplos de fundações profundas?

Tipos de fundações profundas
  • Estacas de fundação;
  • Estacas de deslocamento;
  • Estacas pré-moldadas de concreto;
  • Estacas metálicas;
  • Estacas de madeira;
  • Tubulões.

É característica das fundações profundas?

A norma determina ainda que a principal característica das fundações profundas é que elas transmitem as cargas ao solo, através da ponta (base) e da superfície lateral (resistência de fuste).

Quais as características de uma fundação profunda?

A fundação profunda é aquela em que a carga proveniente da superestrutura é transmitida por meio da resistência de ponta, pela resistência de fuste ou por ambas. A fundação de uma obra é responsável por transmitir as cargas da edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar ruptura do terreno de fundação.

Quando usar tubulão?

Esse tipo de fundação é utilizado em obras que precisam suportar cargas elevadas, como na construção de pontes, viadutos e edifícios de grande porte, em áreas com dificuldade de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas.

O que são tubulões e qual a principal diferença deste para as estacas?

O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste.

Quanto custa fazer um tubulão?

Fonte: : CAIXA ECONÔNICA FEDERAL (2021). Assim o valor para escavação e concretagem de fuste de tubulão de 90 cm será de R$633,05/m³.

O que é cravação de estacas?

A cravação de estacas é um dos momentos mais importantes de uma obra, pois as estacas são fundamentais para dar segurança a uma construção e fazem parte dos elementos de uma fundação profunda. As estacas podem ser feitas de aço, concreto pré-moldado, madeira, concreto moldado in situ ou mistos.

Quais os métodos construtivos das estacas moldadas in loco?

Estacas moldadas in loco: são estacas de concreto armado, cujo processo executivo é a perfuração ou escavação do solo, na presença ou não de revestimento ou lama bentonítica para contenção. Posteriormente é feita a concretagem com o lançamento do concreto dentro do furo escavado.

Como funciona o estaqueamento?

Estaqueamento, à grosso modo, é o que nasce embaixo do terreno, a raiz de uma casa. Sua realização é de extrema importância para que a construção tenha uma base forte, já que ele faz parte de um dos tipos de fundação utilizados para erguer uma residência.

Artigo anterior
Quanto tempo é a garantia de um apartamento?
Artigo seguinte
Que é um pronome demonstrativo?