Quanto tempo é a garantia de um apartamento?

Perguntado por: Cristiana Ribeiro de Fonseca  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Qual o prazo de garantia do imóvel novo? A construtora responde pela solidez e segurança da obra por 5 anos após a sua entrega, segundo o art. 618 do Código Civil. As correções devem ser solicitadas pelo proprietário ou síndico dentro do prazo legal.

Quanto tempo dura a garantia de um apartamento?

De acordo com o código de defesa do consumidor, o prazo para reclamar de defeitos aparentes é até 90 dias da compra ou após a detecção da falha. Já para os casos de defeitos construtivos, o prazo estende-se para 5 anos.

Qual o prazo de garantia de um prédio?

Prazos para assegurar a garantia do imóvel

Se o dano for aparente, o proprietário do imóvel tem até 90 dias para declarar o problema. Depois disso, ele perde o direito de receber a assistência da construtora. Já em caso de danos construtivos não aparentes, o prazo para apresentar o caso à construtora é de 5 anos.

O que perde a garantia do apartamento?

Nas casas e apartamentos construídos com alvenaria estrutural ou paredes de concreto é proibida a retirada e mudança, mesmo que parcial, de qualquer parede ou laje para abertu- ra de vãos, portas, janelas ou escadas, pois vai deixar em risco toda a estrutura do imóvel.

Qual o tempo de garantia na compra de um imóvel?

Garantia de imóveis pelo Código Civil

Um exemplo está no Artigo 618 do Código Civil, o qual estabelece uma garantia de cinco anos para defeitos ou falhas capazes de comprometer gravemente a segurança e a solidez dos imóveis.

TUDO SOBRE GARANTIA DO IMÓVEL

22 questões relacionadas encontradas

O que entra na garantia da casa?

"A garantia deve abranger toda a solidez e segurança do edifício, ou seja, toda a parte estrutural e, ainda, a parte de engenharia hidráulica e engenharia elétrica", afirma.

Quais os direitos de quem compra uma casa?

Quais são os seus direitos ao comprar um imóvel?
  • #1 Reparação por problemas no imóvel.
  • #2 Reparação por atraso na entrega.
  • #3 Desistir da compra.
  • #4 Pagar taxas e serviços após entrega das chaves.
  • #5 Imóvel compatível com a publicidade anunciada.
  • #6 Liquidar os débitos de forma antecipada.
  • #7 Receber todas as informações.

São consideradas causas de perdas de garantia em edificações?

Haverá perda da garantia,

· Se, forem executadas reformas no imóvel ou descaracterizações dos sistemas construtivos, com fornecimentos de materiais e serviços pelo próprio usuário. · Se houver danos por mau uso, ou não se respeitarem os limites admissíveis de sobrecarga nas instalações e estruturas.

Como funciona a garantia da Caixa?

Incumbe ao profissional a vistoria e mensuração das etapas executadas, como condição para liberação das parcelas à construtora. Se há defeito construtivo ou estrutural a Caixa Econômica Federal tem a faculdade de reter a parcela da construtora até que o defeito seja sanado.

O que cobre o seguro da Caixa?

Este tipo de seguro tem como finalidade pagar as prestações do imóvel, em caso de morte ou invalidez do proprietário e, em alguns casos, ainda cobre danos causados por incêndio, explosão, desmoronamento parcial e ameaça de desmoronamento, causada por fortes ventos ou granizos, inundações e alagamentos.

Qual a garantia estrutural de um prédio?

Por exemplo, a estrutura de um prédio (pilares, vigas e lajes) possuirá uma garantia de 5 anos, porém, as instalações elétricas podem ter garantia de 3 anos. Para tanto, deve-se consultar o Manual de Uso do edifício em questão.

Qual o prazo de garantia de obra?

618 do Código Civil dispõe expressamente que o empreiteiro se responsabiliza, no prazo de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. Trata-se de uma garantia obrigatória e inerente ao contrato, cujo prazo é irredutível.

Qual o prazo de responsabilidade da construtora?

1.245, do Código Civil, relativo a responsabilidade do construtor, é de garantia pela solidez e segurança da obra executada; e não de prescrição ou decadência. O proprietário que contratou a construção tem o prazo de 20 (vinte) anos para propor ação de ressarcimento, que é lapso de tempo prescricional.

Como funciona a garantia de construtora?

A garantia da construtora vale para os cinco primeiros anos do condomínio. Porém o proprietário, independentemente de ser o mesmo que comprou pela primeira vez ou não, tem até 10 anos para entrar com a reclamação na justiça.

Quando começa a contar a garantia da construtora?

A validade da garantia deve começar a partir de dois possíveis pontos: a data de entrega ou da certidão do habite-se. Passa a valer a data que ocorrer por último. No caso de vícios ocultos, a garantia passa a contar a partir do momento que o problema na estrutura ou no imóvel passa a ser perceptível.

Qual a garantia de piso Ceramico?

revestimento de cerâmicas e azulejos em pisos e paredes: 2 anos; equipamentos das instalações elétrica, hidráulica e de gás: 1 ano; rachaduras e empenamentos em pisos de madeira: 1 ano.

Como acionar garantia habitacional Caixa?

A CAIXA colocou à disposição um canal telefônico para lhe atender através dos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais localidades). Lá você também pode tirar dúvidas, dar sugestões ou elogiar. Também é possível registrar a reclamação pelo site Fale Conosco.

Como funciona empréstimo com garantia de imóvel Caixa?

Com a garantia do imóvel, o juro cairá para uma faixa de 7% a 10% ao ano, mais TR, ou com uso de IPCA ou da taxa fixa anual. O simulador para a contratação do empréstimo está disponível no site da Caixa, e a contratação será feita nas agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui.

Qual o tempo de garantia de uma casa financiada?

Qual o prazo de garantia do imóvel novo? A construtora responde pela solidez e segurança da obra por 5 anos após a sua entrega, segundo o art. 618 do Código Civil. As correções devem ser solicitadas pelo proprietário ou síndico dentro do prazo legal.

O que significa perda de garantia?

A perda da garantia ocorre se as revisões não forem feitas corretamente. O prazo de tolerância costuma ser de 30 dias ou a cada 1000 km após a data ou quilometragem estabelecida.

Qual a vida útil das edificações justifique?

A ideia corrente de que a vida útil de uma edificação é de aproximados 50 anos, significa que, ao projetá-la, quero que todas as cláusulas de desempenho sejam, pelo menos, aceitáveis.

Qual a vida útil de uma edificação?

A Vida Útil (VU) é definida pela NBR 15575 (ABNT, 2013) como uma medida temporal da durabilidade de um edifício ou de suas partes, ou seja, o período de tempo em que estes elementos se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos, considerando a devida realização dos serviços de manutenção, ...

O que fazer depois que compra uma casa?

Assim como qualquer outro bem de valor, o imóvel só é considerado seu após todos os procedimentos seguidos que vão desde o contrato de compra e venda, a escritura, o registro e a averbação na matrícula do imóvel. Nesse sentido, o primeiro passo é fazer um contrato de compra e venda.

O que é comprar direitos de um imóvel?

A cessão de direitos de imóveis constitui-se pela transmissão de direitos de um determinado bem para um terceiro – o comprador. Em linhas gerais, o titular do imóvel, mediante o pagamento de quantia pecuniária, transfere ao comprador o direito de aquisição do imóvel.

O que fazer quando compramos uma casa?

5 cuidados ao comprar um imóvel
  1. 1) Certidões Negativas do Vendedor. Depois de escolhida a casa para morar, a vontade é já sair assinando o contrato e pegar a chave para curtir logo seu novo lar, não é? ...
  2. 2) Documentação do Imóvel. ...
  3. 3) Sua Documentação. ...
  4. 4) Contrato de Compra e Venda. ...
  5. 5) Registro do Contrato de Compra e Venda.

Artigo anterior
Quantas velocidades têm o câmbio automático da Hilux?
Artigo seguinte
O que são estacas pré moldadas?