Quem é o expedidor de uma carga?

Perguntado por: Igor Márcio Teixeira Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

É o ator (pessoa), participante em um CT-e, responsável por entregar a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte, podendo ser essa entrega de transportador para transportador.

Quem é o expedidor?

Em linhas gerais, o expedidor é quem fica responsável por entregar uma carga a uma transportadora para que esta inicie o transporte, e quase sempre isso é feito por uma outra transportadora.

Quem é o expedidor em um CTe?

Expedidor. Quando o Emitente precisa contratar uma terceira Empresa para realizar a entrega da mercadoria, esse procedimento é chamado de Redespacho. Quanto isto acontece, o ator contratante é chamado de Expedidor do CTe, ou seja, é quem está contratando a nova Empresa que realmente fará a entrega.

Qual a diferença entre remetente e emissor?

Remetente: em casos de devolução de mercadoria, quem remete a mercadoria à empresa emissora da nota fiscal é denominando Remetente. Não deve ser confundindo com Emitente (que é o responsável pela Emissão da Nota Fiscal).

Quando informar expedidor no CTe?

O expedidor pode ser uma empresa de logística ou outra empresa de transporte que intermediará a operação. É obrigatório informar o expedidos no documento quando o Tipo de Serviço for: “3 – Redespacho Intermediário” ou “4 – Serviço Vinculado a Multimodal”.

Expedição de Mercadorias (As 3 Funções Principais)

42 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre remetente e expedidor no CTE?

É a pessoa, participante em um CT-e, responsável por promover a saída inicial da carga. Expedidor: É a pessoa, participante em um CT-e, responsável por entregar a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte, podendo ser essa entrega de transportador para transportador.

Quem deve escriturar o CTE o tomador ou o destinatário?

A legislação brasileira determina, entre outras obrigatoriedades, que o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitido pela transportadora seja escriturado pelo tomador de serviço de transporte, ou seja, o pagador do frete.

O que é o que é remetente?

Remetente é quem envia uma correspondência. As informações sobre o remetente (quem remete a carta) devem estar contidas no verso do envelope. Os dados que o remetente deve fornecer para enviar uma correspondência são: Nome do remetente.

O que é o remetente de uma carta?

O que é o remetente e o destinatário no envelope:

Remetente e destinatário são as formas de endereçamento utilizadas para enviar correspondências por correio. O remetente é quem manda a encomenda ou carta, enquanto que o destinatário é quem a recebe.

O que significa remetente no recibo?

Quem esta enviando a carga. Poderá NÃO ser informado para os CT-es de redespacho intermediário e serviço vinculado a multimodal. Nos demais casos sua participação deverá ser sempre ser informada.

Quem é o emitente quem paga ou quem recebe?

O emitente, ou subescritor, é a pessoa que deve – ou seja, a pessoa que irá assinar a nota como promessa de pagamento. O tomador, ou beneficiário, é quem deve receber o pagamento. Essa pessoa fica com a nota até o momento da cobrança.

Quem é o tomador do serviço de transporte?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Como saber se o CTe e CIF ou FOB?

A maior diferença entre o frete CIF e o FOB está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega. O frete CIF significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. No caso do FOB, é o cliente que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.

Qual o lado do remetente e destinatário no envelope?

O envelope é feito de forma para que possa se colocar as informações referentes ao destinatário (na frente do envelope, lado sem aba) e ao remetente (atrás do envelope, lado com aba).

Qual CFOP 6932?

– CFOP 6932: Será utilizado quando a coleta (início da prestação de serviços), iniciar fora da UF sede da transportadora e terminar em qualquer outra UF.

Onde está o órgão emissor da carteira de identidade?

Nos documentos de identificação a sigla do órgão governamental que realizou a emissão da identidade geralmente consta abaixo da informação do estado, na horizontal, seguido da Unidade da Federação: Uma vez identificado basta preencher o documento com as siglas e o estado do seu documento quando solicitado.

Quem é o remetente é o destinatário da carta?

O mais importante é que esse texto contenha algumas informações básicas, como o nome ou apelido do remetente (quem escreve), o destinatário (a quem a carta pessoal se destina), a data, e o local.

Como colocar remetente e destinatário?

Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso.

O que é destinatário exemplo?

substantivo masculino Pessoa para quem se envia alguma coisa: enviou sua encomenda ao destinatário. [Figurado] Pessoa que é o alvo daquilo que se pretende enviar; alvo ou objeto. [Linguística] Numa comunicação, a pessoa que recebe a mensagem; ouvinte ou receptor.

O que colocar no destinatário?

O que é o destinatário no envelope:
  1. Nome do destinatário.
  2. Tipo e nome do logradouro + Número + Complemento (se houver)
  3. Nome do bairro.
  4. Nome da localidade + Sigla da Unidade Federativa (UF)
  5. País (obrigatório apenas se o destinatário estiver em terras estrangeiras).
  6. CEP ou Código Postal.

Quem é o remetente do E-mail?

Um remetente é quem envia uma mensagem. Quando, por exemplo, envia um email através do E-goi, o remetente é aquilo que as pessoas que receberem o email vão ver no "De:" (ou "From:").

Como colocar endereço em carta?

Parte da frente (onde fica o selo)
  1. Nome do destinatário;
  2. (Rua, Avenida, Travessa, etc.) + Nome da rua + Número do endereço seguido de complemento, se tiver;
  3. Bairro que irá receber;
  4. Nome da Cidade + Sigla do Estado;
  5. CEP.

Quando devo escriturar um CTe?

ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). I. O Contribuinte deve escriturar os documentos relativos às prestações de serviço de transporte na data de utilização dos serviços (art. 214 do RICMS/00).

O que é escriturar CTe?

Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário ...

Como lançar um CTe?

Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.

Artigo anterior
Quais são os animais noturnos e diurnos?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de fungos mais conhecidos?