O que São Dispêndios Extraorçamentárias Cite 03 três exemplos?

Perguntado por: Mário Edgar Pereira Gonçalves Vicente  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

Exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária – ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

O que São Dispêndios Extraorçamentários?

São dispêndios extraorçamentários as saídas de numerários para os pagamentos de restos a pagar, os resgates de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e as transferências de dinheiro de empréstimos consignados efetuados pelos servidores para os bancos credores.

O que é uma despesa extra orçamentária?

Termo: Despesa Extraorçamentária

Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.

É considerado um exemplo de dispêndio Extraorçamentário?

Dispêndios Extraorçamentários

Como exemplo, podemos citar a devolução de caução em dinheiro.

São exemplos de ingressos Extraorçamentários?

III- São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e a emissão de moeda.

Balanço Orçamentário: Parte 1

20 questões relacionadas encontradas

São exemplos de ingressos e dispêndios Extraorçamentários?

EXEMPLOS DE RECEITAS E DESPESAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS

Exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária – ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

É um exemplo de receita extraorçamentária?

Termo: Receita Extraorçamentária

São exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

Quais são as despesas efetivas?

Despesa orçamentária efetiva: corresponde àquela despesa que reduz a situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil modificativo diminutivo. Despesa orçamentária não efetiva: corresponde aquela despesa não interfere na situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil permutativo.

São exemplos de receitas correntes?

São exemplos de receitas correntes: a receita tributária, a receita de contribuições, a receita patrimonial, a receita agropecuária, a receita industrial, a receita de serviços e outras. Lei nº 4.320/1964, art.

O que é ingressos e dispêndios?

Assim, o Balanço Financeiro é um quadro com duas seções: Ingressos (Receitas Orçamentárias e Recebimentos Extra- orçamentários) e Dispêndios (Despesa Orçamentária e Pagamentos Extra-orçamentários), que se equilibram com a inclusão do saldo em espécie do exercício anterior na coluna dos ingressos e o saldo em espécie ...

Qual a definição de despesa orçamentária?

Termo: Despesa Orçamentária

Despesa pública que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da LOA ou de Créditos Adicionais. É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade.

Como são classificadas as despesas orçamentárias?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

O que são as despesas de capital?

Termo: Despesa de Capital

Gastos para a produção ou geração de novos bens ou serviços que integrarão o patrimônio público, ou seja, que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. ... Parte de: Categoria Econômica da Despesa.

O que são os ingressos orçamentários e extraorçamentários?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos, que se desdobram em ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias, e receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário.

O que significa um empenho?

O empenho é a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Isso ajuda o governo a organizar os gastos pelas diferentes áreas do governo, evitando que se gaste mais do que foi planejado.

O que são receitas correntes e de Capital?

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

São exemplos de receitas correntes exceto?

São exemplos de receitas correntes, EXCETO:
  • a) Receita tributária.
  • b) Transferências intergovernamentais.
  • c) Receita agropecuária.
  • d) Receita da dívida ativa proveniente de amortização de empréstimos e financiamentos.
  • e) Transferências para combate à fome.

O que é recolhimento da receita?

Recolhimento – transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

Quais são os tipos de receitas públicas?

A Receita Pública pode ser classificada de acordo com os seguintes aspectos:
  • Quanto à natureza: orçamentária ou extra-orçamentária.
  • Quanto à categoria econômica: correntes e de capital.
  • Quanto ao poder de tributar: federal, estadual ou municipal.
  • Quanto à afetação patrimonial: efetivas ou por mutação patrimonial.

Quais são as despesas discricionárias?

Já as despesas discricionárias são aquelas ligadas a serviços públicos, mas sobre as quais o Governo pode decidir como e quanto gastar. É o caso de determinados programas sociais, obras de infraestrutura, programas de incentivo e questões relacionadas.

O que é despesa de serviço?

REGISTRA O VALOR DAS DESPESAS COM SERVIÇOS DE REPAROS, CONSERTOS, REVISÕES, INSPEÇÕES E ADAPTAÇÕES DE BENS MÓVEIS NÃO CONTEMPLADOS EM SUBITENS ESPECÍFICOS.

O que são gastos públicos de exemplos *?

Todo gasto que o governo faz com o dinheiro arrecado por meio de impostos ou outras fontes é categorizado. Há despesas em habitação, educação, saúde, segurança, etc. Há despesas que aumentam o patrimônio público e outras que pagam por manutenção.

São exemplos de receitas de Capital?

As receitas de capital são: Operações de Crédito, Alienação de Bens, Amortização de Empréstimos, Transferências de Capital, outras Receitas de Capital.

Qual a diferença entre receita orçamentária e extraorçamentária?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e receitas extraorçamentárias, quando representam apenas entradas compensatórias.

O que são receitas originárias e derivadas?

Em relação à origem, podem ser classificadas em: a) Receitas públicas originárias: também chamadas de receitas não tributárias, são as que decorrem da exploração do bem público. ... b) Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular.

Artigo anterior
Quais órgãos do Judiciário brasileiro são responsáveis pelo controle de constitucionalidade concentrado?
Artigo seguinte
Quais são os arquivos permanentes?