O que são despesas operacionais e administrativas?
Perguntado por: Mateus Abreu | Última atualização: 2. April 2022Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)
Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. ... As despesas operacionais são os gastos para produzir produtos e serviços, como matérias primas. Ou seja, estão ligados a atividade fim da empresa.
Quais são as despesas operacionais administrativas?
...
O que são despesas operacionais?
- pagamento de funcionários;
- encargos;
- aluguel;
- impostos;
- contas de água e luz;
- entre outros.
O que são as despesas operacionais?
As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc. Assim, podemos entender essas despesas operacionais como os custos para manter o negócio em funcionamento.
O que entra em despesas gerais e administrativas?
Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas
Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.
Quais são as despesas administrativas na DRE?
Despesas administrativas são relacionadas com os salários e seus encargos, vale alimentação/refeição, vale transporte, contas (água, luz, internet, aluguel, IPTU), impostos, seguros e etc.
O que é Despesa Operacional? | SÉRIE DRE
Quais são os tipos de despesas?
- conta de água e luz;
- aluguel ou prestação de casa;
- condomínio;
- escola ou faculdade;
- plano odontológico e de saúde;
- seguro e prestação do carro;
- impostos, como IPTU e IPVA.
Quais os tipos de despesas de uma empresa?
- Aluguel da sala comercial ou imóvel;
- impostos fixos;
- folha de pagamento de colaboradores;
- taxas bancárias;
- seguros;
- conta de energia elétrica, água e internet;
- softwares e sistemas.
O que significa despesas gerais?
Despesas Gerais e Administrativas (G&A)
As despesas gerais e administrativas são os custos indiretos de uma empresa, muitos dos quais são fixos ou semifixos. Esses custos não se relacionam diretamente com a venda de produtos ou serviços, mas sim com a operação geral contínua da empresa.
O que é encargo administrativo?
Encargos administrativos são custos para os cidadãos, para as empresas ou outros agentes e sectores de actividade, derivados do cumprimento de formalidades administrativas, de obrigações de prestação de informações e da sujeição a ónus ou encargos, de origem legal ou regulamentar x, directa ou indirectamente, ligados ...
Quais são as despesas tributárias?
As Despesas Tributárias são aquelas vinculadas a impostos e contribuições referentes ao governo federal, estados e municípios. Por exemplo: uma empresa tributada pelo Simples Nacional, precisa pagar o Simples havendo o registro de vendas.
O que é uma despesa não operacional?
No funcionamento de uma empresa podem vir a existir diversas despesas e gastos a serem contabilizados, já no caso de despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
O que compõem o orçamento de despesas operacionais?
O Orçamento de Despesas Operacionais é constituído por todos os gastos necessários para manter a organização em funcionamento e que irão incorrer no período que está sendo projetado, exceto os custos de produção.
Como classificar as despesas Pré-operacionais?
...
Alguns exemplos mais comuns são os gastos com:
- Elaboração do projeto;
- Despesas de instalação;
- Honorários dos profissionais envolvidos;
- Eventuais capacitações necessárias para os funcionários;
Quais são os principais grupos de despesas operacionais?
Podemos dividir as despesas operacionais em 3 grandes grupos: as despesas comerciais, as despesas administrativas e as demais despesas. As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc.
Quais são as despesas não operacionais de uma empresa?
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
Quais são as receitas operacionais?
A Receita Operacional Líquida (ROL) é uma subdivisão da receita líquida da empresa, que corresponde ao montante recebido pela venda de seus produtos ou prestação de serviços. Ou seja, as receitas operacionais envolvem o ingresso diretamente relacionado com a atividade fim da empresa.
O que são considerados encargos?
De acordo com a legislação tributária brasileira, encargos são aquelas despesas do exercício que normalmente devem ser contabilizadas e serem consideradas dedutíveis do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido, sem estarem com os valores totalmente definidos em termos monetários (somente quando ...
O que são os encargos?
Obrigação, dever. 3. Cargo, emprego, ocupação.
O que são encargos na folha de pagamento?
Os encargos sociais são obrigações pagas diretamente e indiretamente pelo empregador tanto para gerar benefícios ao funcionário, como por exigência do governo, através de alíquotas previstas em lei que visam o bem social da sociedade.
O que são despesas financeiras exemplos?
Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...
Quais são as despesas com pessoal?
Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais ...
São despesas?
As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Como classificar as despesas?
- Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
- Não crie muitas categorias. ...
- Não utilize a categoria outros! ...
- Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
- Não mascare a realidade. ...
- Utilize uma boa ferramenta de gestão.
O que é uma despesa antecipada?
Entende-se como despesas antecipadas os direitos adquiridos por conta do pagamento por bens ou serviços antes que esses sejam consumidos e, consequentemente, apropriados como despesas.
Como amortizar despesas Pré-operacionais?
Despesas pré-operacionais
A amortização desses gastos deve começar com o inicio das operações da entidade (quando os resultados operacionais passam a integrar a conta de resultado), independentemente dos lucros ou prejuízos que possam estar resultando dessas operações.
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