O que são despesas operacionais e administrativas?

Perguntado por: Mateus Abreu  |  Última atualização: 2. April 2022
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Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. ... As despesas operacionais são os gastos para produzir produtos e serviços, como matérias primas. Ou seja, estão ligados a atividade fim da empresa.

Quais são as despesas operacionais administrativas?

O conceito de despesas operacionais se refere aos gastos essenciais para que o negócio consiga operar. Ou seja, são os custos referentes ao funcionamento da empresa.
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O que são despesas operacionais?
  • pagamento de funcionários;
  • encargos;
  • aluguel;
  • impostos;
  • contas de água e luz;
  • entre outros.

O que são as despesas operacionais?

As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc. Assim, podemos entender essas despesas operacionais como os custos para manter o negócio em funcionamento.

O que entra em despesas gerais e administrativas?

Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas

Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.

Quais são as despesas administrativas na DRE?

Despesas administrativas são relacionadas com os salários e seus encargos, vale alimentação/refeição, vale transporte, contas (água, luz, internet, aluguel, IPTU), impostos, seguros e etc.

O que é Despesa Operacional? | SÉRIE DRE

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

Quais os tipos de despesas de uma empresa?

O que são despesas fixas da empresa?
  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

O que significa despesas gerais?

Despesas Gerais e Administrativas (G&A)

As despesas gerais e administrativas são os custos indiretos de uma empresa, muitos dos quais são fixos ou semifixos. Esses custos não se relacionam diretamente com a venda de produtos ou serviços, mas sim com a operação geral contínua da empresa.

O que é encargo administrativo?

Encargos administrativos são custos para os cidadãos, para as empresas ou outros agentes e sectores de actividade, derivados do cumprimento de formalidades administrativas, de obrigações de prestação de informações e da sujeição a ónus ou encargos, de origem legal ou regulamentar x, directa ou indirectamente, ligados ...

Quais são as despesas tributárias?

As Despesas Tributárias são aquelas vinculadas a impostos e contribuições referentes ao governo federal, estados e municípios. Por exemplo: uma empresa tributada pelo Simples Nacional, precisa pagar o Simples havendo o registro de vendas.

O que é uma despesa não operacional?

No funcionamento de uma empresa podem vir a existir diversas despesas e gastos a serem contabilizados, já no caso de despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

O que compõem o orçamento de despesas operacionais?

O Orçamento de Despesas Operacionais é constituído por todos os gastos necessários para manter a organização em funcionamento e que irão incorrer no período que está sendo projetado, exceto os custos de produção.

Como classificar as despesas Pré-operacionais?

Anteriormente, a contabilização das despesas pré-operacionais era feita sob a classificação de ativo diferido.
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Alguns exemplos mais comuns são os gastos com:
  1. Elaboração do projeto;
  2. Despesas de instalação;
  3. Honorários dos profissionais envolvidos;
  4. Eventuais capacitações necessárias para os funcionários;

Quais são os principais grupos de despesas operacionais?

Podemos dividir as despesas operacionais em 3 grandes grupos: as despesas comerciais, as despesas administrativas e as demais despesas. As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc.

Quais são as despesas não operacionais de uma empresa?

As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).

Quais são as receitas operacionais?

A Receita Operacional Líquida (ROL) é uma subdivisão da receita líquida da empresa, que corresponde ao montante recebido pela venda de seus produtos ou prestação de serviços. Ou seja, as receitas operacionais envolvem o ingresso diretamente relacionado com a atividade fim da empresa.

O que são considerados encargos?

De acordo com a legislação tributária brasileira, encargos são aquelas despesas do exercício que normalmente devem ser contabilizadas e serem consideradas dedutíveis do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido, sem estarem com os valores totalmente definidos em termos monetários (somente quando ...

O que são os encargos?

Obrigação, dever. 3. Cargo, emprego, ocupação.

O que são encargos na folha de pagamento?

Os encargos sociais são obrigações pagas diretamente e indiretamente pelo empregador tanto para gerar benefícios ao funcionário, como por exigência do governo, através de alíquotas previstas em lei que visam o bem social da sociedade.

O que são despesas financeiras exemplos?

Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...

Quais são as despesas com pessoal?

Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais ...

São despesas?

As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

Como classificar as despesas?

Para saber como categorizar os seus gastos corretamente, continue lendo nosso post!
  1. Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
  2. Não crie muitas categorias. ...
  3. Não utilize a categoria outros! ...
  4. Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
  5. Não mascare a realidade. ...
  6. Utilize uma boa ferramenta de gestão.

O que é uma despesa antecipada?

Entende-se como despesas antecipadas os direitos adquiridos por conta do pagamento por bens ou serviços antes que esses sejam consumidos e, consequentemente, apropriados como despesas.

Como amortizar despesas Pré-operacionais?

Despesas pré-operacionais

A amortização desses gastos deve começar com o inicio das operações da entidade (quando os resultados operacionais passam a integrar a conta de resultado), independentemente dos lucros ou prejuízos que possam estar resultando dessas operações.

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