O que são despesas de uma empresa?

Perguntado por: Mafalda Silva  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.

Quais são as despesas de uma empresa?

O que são despesas fixas da empresa?
  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

São exemplos de despesas?

Exemplos de despesas:

Contas de água, luz e internet; Aluguel do prédio; Materiais de escritório; Gastos com estrutura e lanche fornecido para os funcionários.

Como saber a despesa de uma empresa?

É possível determinar o custo operacional de uma empresa a partir de sua demonstração de resultados, que detalha as despesas associadas à geração de receita de vendas e à produção de bens ou serviços de uma empresa, bem como seus custos indiretos e outros.

Custos e Despesas de uma empresa

22 questões relacionadas encontradas

Como calcular a despesa?

Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em R$ que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias.

Qual o percentual de despesas de uma empresa?

Um número dito com ideal pelos especialistas gira em torno de 30% do valor total do faturamento da empresa, ou seja, pelo bem da sua empresa a soma de seus custos não deve ultrapassar esse percentual.

O que é considerado despesa?

Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

São exemplos de despesas fixas?

Entende-se por Despesa Fixa uma despesa que acontecerá todo mês, faça chuva, faça sol, sua empresa opere ou não. Mas isso não significa que ela vai ser igual todo mês. Por exemplo, a água é uma Despesa Fixa, mas nem por isto sua empresa paga o mesmo valor todo mês.

O que são gastos?

De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc.

Quais os tipos de despesas públicas?

Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.

Quais são os tipos de despesas públicas?

Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital).
...
Divide-se em:
  • Autorização;
  • Emissão;
  • Assinatura;
  • Controle interno; e.
  • Contabilização.

Quais os tipos de despesas administrativas?

Podemos citar como alguns exemplos de despesas administrativas:
  • custos com contratações;
  • telefonia;
  • material de escritório;
  • pagamentos de terceiros – consultorias, advogados e RH;
  • seguros e benefícios;
  • entre outros.

Como se classificam os gastos da empresa?

Tipos de gastos dentro de uma empresa

Os gastos podem ser definidos como as saídas de recursos financeiros da empresa e podem ser divididos entre custos, gastos, despesas, investimentos e gastos não operacionais.

O que são considerados custos fixos?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

O que são gastos fixos e variáveis?

De forma resumida, podemos dizer que o custo fixo é aquele que está menos sujeito a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas. Já o custo variável é definido como um gasto que oscila de acordo com as atividades no dia a dia do negócio.

Quais são os custos fixos e variáveis de uma empresa?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

Quando um gasto deve ser classificado como despesa?

Despesas são todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, mas diretamente não contribuem para a geração de novos itens que serão comercializados, ou novos serviços que serão oferecidos. Em outras palavras, são gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio.

Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos?

Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos? Perda: Qualquer gasto de produção ocorrido de forma anormal ou involuntária, devem ser considerados como despesas ou prejuízos da empresa.

Qual é a diferença entre despesas e perdas?

_ Nota: os custos e despesas são gastos voluntários, necessários para a realização de proveitos, diferentemente das perdas, que são gastos involuntários, ou seja, não objectivam a realização de proveitos.

Qual a porcentagem ideal da folha de pagamento?

Não existe um montante fixo considerado saudável para gastar com a folha de pagamento. Afinal, cada empresa tem suas particularidades relacionadas à sua atividade e às formas de trabalho. Entretanto, os custos operacionais costumam corresponder de 15% a 20% do faturamento de uma empresa.

Qual o percentual de despesas administrativas?

Ainda que muitas operadoras tenham dificuldade em controlar e, principalmente, em baixar o percentual de despesas administrativas para menos de 15% ou 20%, o percentual recomendável – excluindo as despesas com comercialização – é ser menor ou igual a 12% da receita de planos da operadora.

Qual o percentual de custo ideal?

O ideal para o Comércio é estar entre 15% a 20%, já na Indústria o ideal é estar entre 8% a 12% e nos Serviços entre 20% a 30%. Às vezes a saúde financeira da empresa está legal, mas a margem de lucro abaixo destes valores, e está tudo bem.

Como calcular o valor das despesas fixas?

Mas é possível calcular a porcentagem do seu gasto fixo mês a mês. Sim, a fórmula é bem simples. Basta pegar o valor total das suas despesas fixas e dividir pelo montante do faturamento, multiplicando o resultado por 100 — sempre definindo um período previamente.

Como calcular despesa variável?

Cálculo custos variáveis: Método 1
  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre administrador e gestor?
Artigo seguinte
Como Desembaçar plástico?