Qual seria o juízo competente para o processamento da execução ou das execuções?

Perguntado por: Martim Sandro Abreu Rodrigues  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

Em conformidade com o art. 1000, IV, d doCPCC, o juízo competente para processar e julgar ação de execução de título extrajudicial é o do lugar do pagamento do título. O exequente pode, todavia, optar pelo foro de eleição ou pelo foro de domicílio do réu, como ocorreu na hipótese em exame.

Qual o juízo competente para se requerer a prática dos atos executivos?

O juízo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdição; Aqui, o juízo competente será o juízo de origem, ou seja, onde foi realizada a fase cognitiva do processo.

É relativa à competência no processo de execução?

A competência territorial para ajuizamento do processo de execução é relativa e, portanto, pode ser modificada pelas partes, via convenção (eleição de foro). O juiz, de ofício, antes da citação, na hipótese de cláusula abusiva, pode declará-la ineficaz.

De quem é a competência para o cumprimento de sentença?

Cumprimento de sentença que compete ao juiz que proferiu a decisão exequenda. Aplicação do disposto no art. 516, II, do CPC. Vinculação entre o juízo da fase procedimental de conhecimento ao da satisfação do direito.

Qual o juízo competente para requerer a execução de um cheque?

A Turma entendeu que, por se tratar especificamente de cheques não pagos, o local de pagamento e, portanto, o foro competente para a execução é aquele onde está sediada a instituição financeira sacada. Para os ministros, o lugar é onde se situa a agência bancária em que o emitente mantém sua conta corrente.

Partes e competência para a execução no Novo CPC

15 questões relacionadas encontradas

Onde devo executar um cheque?

A execução de cheque não pago deve ser processada no foro onde se localiza a agência bancária da conta do emitente, ainda que o credor seja pessoa idosa a resida em outro lugar.

Onde entrar com execução de cheque?

3 vias para cobrar um cheque
  • AÇÃO DE EXECUÇÃO.
  • AÇÃO MONITÓRIA.
  • AÇÃO DE COBRANÇA.

Qual o endereçamento do cumprimento de sentença?

O cumprimento de sentença efetuar-se-á perante: os tribunais, nas causas de sua competência originária; o juízo que processou a causa no primeiro grau de jurisdição; o juízo cível competente, quando se tratar de sentença penal condenatória, de sentença arbitral ou de sentença estrangeira.

Quem é o exequente no cumprimento de sentença?

Exequente é um adjetivo de dois gêneros, uma palavra de contexto jurídico que significa alguém que intenta uma ação ou executa uma sentença judicial. Exequente também pode ser interpretado como o credor de uma determinada ação judicial, ou seja, a parte que está cobrando o dinheiro.

Onde tramita o cumprimento de sentença?

No Supremo Tribunal de Justiça, a competência para decisão é do presidente do órgão onde tramitou o processo de conhecimento. Dessa forma, fica determinada a competência de tal juízo para o cumprimento da sentença, com fundamento na esfera funcional.

Quem pode ajuizar uma ação de execução?

É importante ressaltar que quem pode promover a execução é o credor, a quem o título extrajudicial conferiu esta condição. Em caso de sucessão, fica a cargo do espólio, dos herdeiros, sucessores, cessionário, sub-rogado do credor ou, ainda, o Ministério Público, nos casos previstos em lei (art. 778, CPC).

Quem pode ajuizar ação de execução?

espólio, herdeiros ou sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o direito resultante do título executivo.

Quais são as regras de competência aplicada para as execuções dos títulos executivos extrajudiciais?

As regras sobre competência no processo de execução encontram-se descritas nos arts. 877 e 877-A da CLT, sendo que o primeiro dispositivo trata da execução dos títulos executivos judiciais e o segundo, dos extrajudiciais. executada, já que a competência é funcional, portanto, absoluta.

O que é juízo de execução?

O juízo das execuções penais é o competente para julgar os incidentes na fase de execução. CPP , Art. 671. Os incidentes da execução serão resolvidos pelo respectivo juiz.

Qual a ação competente para termos um título executivo?

O título executivo judicial tem o intuito de possibilitar que uma parte entre com uma ação forçando a execução em juízo, tendo assim o estado o direito de intervir no patrimônio do devedor, para que assim o credor tenha como o pagamento aquilo que lhe é devido.

Qual o foro competente para processar e julgar o processo de execução fiscal?

A execução fiscal (art. 585, Vl) será proposta no foro do domicílio do réu; se não o tiver, no de sua residência ou no do lugar onde for encontrado.

O que significa exequente em um processo judicial?

Que ou pessoa que tenta ou promove execução judicial. Grafia no Brasil: exeqüente. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: exequente.

Quem é o requerente e quem é o requerido?

Qual a diferença entre requerente, requerido, réu e autor? Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado.

Quem é o requerente?

O requerente é a parte que faz um requerimento, aquele que solicita algo a alguém. O termo é utilizado, geralmente, quando se trata de um pedido destinado a alguma autoridade judicial. O pedido precisa estar presente em um documento, que recebe o nome de requerimento.

Qual é o foro competente para a execução da sentença arbitral?

De acordo com a doutrina moderna, “ao árbitro/tribunal arbitral cabe proferir a sentença, sendo do juízo estatal a competência para processar e efetivar o cumprimento da sentença (DIDIER JR, 2017 p. 227).”

Como fazer Cumprimento de sentença novo CPC?

Art. 523, caput, do Novo CPC
  1. o cumprimento de sentença deve ser requerido pelo exequente, ainda que não constitua novo processo;
  2. o executado terá 15 dias a partir da intimação para pagar o débito e as custas, se houver.

Quem é o exequente no processo?

Exequente - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É aquele que promove (é o autor) uma execução judicial ou o cumprimento da sentença. É o credor da ação.

Como executar judicialmente um cheque?

Nesses casos o credor poderá cobrar o cheque judicialmente através de uma ação de execução. Para isso o credor deve se atentar à data de emissão do cheque, pois a ação de execução só pode ser proposta em até 6 meses após o prazo de apresentação do cheque ao banco.

Como funciona a execução de cheque?

O cheque é um título de crédito criado para garantir o pagamento de certa quantia, respeitando determinadas regras previstas por leis. Caso este valor não seja pago, é direito do credor cobrar esta quantia através de uma ação judicial.

Quando posso executar cheque?

Prazo para apresentação do cheque: 30 dias (mesma praça) ou 60 dias (diferentes praças), a contar da data da emissão do cheque. Art. 33, da Lei nº 7.357/85. Prazo prescricional para Ação de Execução: 6 meses a contar da data de expiração do prazo para apresentação.

Artigo anterior
Como transformar string em int?
Artigo seguinte
Como pode ser classificada a música?