Tem crase entre períodos?

Perguntado por: Carolina Benedita Ramos Brito Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro. O primeiro trimestre do ano vai de janeiro a março.

Vai crase entre períodos?

Normalmente, quando se inicia o intervalo com a preposição DE, não haverá crase com o elemento limite do intervalo. Observe: A alta temporada nos hotéis vai de dezembro a março. Os alunos de quinta a oitava série visitarão o museu na sexta-feira.

Tem crase entre números?

Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).

Tem crase entre duas datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Tem ou não tem crase?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

32 questões relacionadas encontradas

Como escrever períodos de datas?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Tem crase entre data e hora?

Não há nenhuma exceção, sempre que escrevemos datas, não há crase. Portanto, a regra é a mesma das preposições que acompanham as horas sem crase: As inscrições para a Quadrilha da festa junina ocorrem até dia 18/06/2010. Não houve solicitação após o dia 30/04/2010.

Tem acento agudo entre datas?

A partir e datas

Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

É certo se usar crase quando se escreve de janeiro a dezembro?

Todos o meses do ano são substantivos masculinos. Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro.

Quanto às datas ou as datas?

A ou EM - Em datas quando usar? Em relação às datas, usa-se "a" ou "em". Exemplos: "Chico Buarque nasceu em (ou a) 1944."

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como escrever das 8h às 12h?

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.

Como escrever datas ABNT?

Vale ressaltar que, ao fazer uma referência de site na ABNT, a data deve ser no formato dia (representado por dois números), mês (as três primeiras letras do mês abreviadas) e ano (quatro números). O único mês escrito inteiramente por extenso é o mês de maio.

Como que escreve p * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Como abreviar datas?

O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/02. – O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02.
...
Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:
  1. com traço: 28-12-1945.
  2. com barra: 12/11/2002.
  3. com ponto: 21.10.2004.

Como abreviar data pela ABNT?

Deve ser grafado por extenso, ou em algarismos arábicos (separados por ponto e sem espaço entre eles), ou abreviado pelas três primeiras letras, em minúsculo, seguidas de ponto, exceto o mês de maio que é escrito sempre por extenso.

Como citar data no texto?

Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc. Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.

O que é certo dia primeiro ou dia 1?

Correto: dia primeiro de janeiro. De acordo com a norma oficial, o primeiro dia de cada mês deve ser escrito, por extenso, como "primeiro" e não como "um". Logo, não existe "dia um".

Quantas horas das 8 às 12?

São 9 horas, pois o horário de almoço não conta. Bom dia.

Tem crase antes da hora?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Como se escreve das 8 horas ao Meio-dia?

Havendo a junção da preposição a com o artigo definido o (a + o = ao), também haverá a junção da preposição a com o artigo definido as (a + as = às). Eu estive lá das 9h ao meio-dia. Eu estive lá das 9h às 12h. O evento ocorreu das 8h ao meio-dia.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quanto a quanto a crase?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Artigo anterior
Quanto recebe um Soldado do Exército?
Artigo seguinte
Como fazer uma resenha crítica segundo as normas da ABNT?