O que são defeitos extrínsecos?

Perguntado por: Ivo Pinheiro Jesus  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

Extrínseco: os defeitos são gerados fora do material e não dependem da temperatura. São criados pela presença de impurezas, adição de dopantes, mudança de valência ou mudança de expressão externa de oxigênio.

O que é defeito extrínseco?

extrínsecos: Defeitos presentes devido ao meio ambiente e/ou as condições de processamento.

O que significa um defeito intrínseco é extrínseco?

Além desta classificação, os defeitos podem ser divididos nas seguintes categorias: • Intrínsecos: defeitos decorrentes das leis físicas; • Extrínsecos: defeitos presentes devido ao meio ambiente e/ou as condições de processamento. Sendo que a maioria dos defeitos em materiais são extrínsecos.

Quais são defeitos cristalinos?

Defeitos cristalinos podem ser definidos como irregularidades na rede cristalina com uma ou mais das dimensões na ordem do diâmetro atômico. Os defeitos pontuais são aqueles associados a uma ou duas posições atômicas e podem se apresentar na forma de lacuna e autointersticiais ou impurezas.

Quais são os defeitos lineares?

Os defeitos lineares são associados principalmente à deformação mecânica. A presença deste defeito é a responsável pela deformação, falha e ruptura dos materiais. Existem dois tipos de principais de discordâncias: Discordância em cunha ou de aresta.

O que é VALOR INTRÍNSECO e VALOR EXTRÍNSECO ? - OPÇÕES para INICIANTES

41 questões relacionadas encontradas

Qual o outro nome dado aos defeitos lineares e quais os principais tipos?

Os três principais tipos de defeitos em linha são conhecidos como: discordância em cunha, discordância em hélice e discordância mista.

Quais são os quatro tipos de defeitos pontuais?

Defeitos pontuais: (a) vacância, (b) átomo intersticial, (c) átomo substitucional pequeno, (d) átomo substitucional grande, (e) Defeito Frenkel, (f) Defeito Schottky.

Quais são os tipos de defeitos em linha de uma estrutura cristalina?

Defeitos bidimensionais (fronteiras entre duas regiões com diferentes estruturas cristalinas ou diferentes orientações cristalográficas): contornos de grão, interfaces, superfícies livres, contornos de macla, defeitos de empilhamento. Defeitos volumétricos (defeitos tridimensionais): poros, trincas e inclusões.

O que são impurezas nos sólidos cristalinos?

Impurezas nos Sólidos: TERMINOLOGIA

O cristal matriz contendo impurezas é chamado uma solução sólida, porque os átomos de impureza ocupam posições aleatórias no cristal, similarmente a um soluto em um líquido.

Como os defeitos cristalinos influenciam na difusão?

5-Explique como os defeitos cristalinos contribuem para a difusão Os vazios (defeito cristalino) existem em todos materiais, sendo considerado intrínseco ao material e exercem papel importante na difusão atômica e nas transformações de fases, uma vez que a maioria das propriedades dos materiais é influenciada pela ...

O que é um defeito intrínseco?

Defeito intrínseco: defeito que surge no material apenas pelo efeito da temperatura. Extrínseco: os defeitos são gerados fora do material e não dependem da temperatura. São criados pela presença de impurezas, adição de dopantes, mudança de valência ou mudança de expressão externa de oxigênio.

São conhecidos como defeitos volumétricos?

Defeitos volumétricos são defeitos causados pelas partículas de segunda fase, que podem ser precipitados ou inclusões, poros e trincas. Esse defeitos possuem dimensões tridimensionais e têm um efeito tremendo sobre o comportamento e o desempenho do material.

O que são discordâncias e como podem ocorrer?

 Uma discordância é um defeito cristalino linear no qual diversos átomos estão desalinhados e consequentemente provocam uma distorção na estrutura cristalina.  Toda a teoria de deformação plástica e endurecimento de metais é fundamentada na movimentação de discordâncias.

O que são defeitos planares?

Defeitos planares (interfaciais) : superfícies externas, contornos de grãos, contornos de macla, contornos de fase, falha de empilhamento. Estes defeitos são bidimensionais e separam os constituintes dos materiais que têm diferentes orientações cristalográficas e/ou diferentes estruturas cristalinas.

Qual a finalidade da impureza em uma estrutura cristalina?

- aumentar a resistência mecânica - aumentar a resistência à corrosão - Aumentar a condutividade elétrica - Etc.

Como podemos classificar as principais imperfeições presentes em estruturas cristalinas exemplifique cada tipo?

As imperfeições ou defeitos cristalinos são classificadas de acordo com a sua dimensionalidade, sendo eles: • Defeitos pontuais: não possuem dimensionalidade o Ex: vacâncias, interstícios e impurezas. Defeitos lineares: possuem uma dimensão o Ex: discordância em linha (cunha) ou em hélice.

O que é uma impureza intersticial?

Defeito que ocorre quando um átomo do material é forçado a ocupar um interstício, um pequeno espaço que não está preenchido em condições normais. O resultado é a geração de um campo de tensão, pois o átomo é maior que o espaço intersticial.

Quais os tipos de defeitos pontuais e lineares?

Defeitos Pontuais: Irregularidades que se estedem somente sobre alguns átomos (adimensional) Defeitos Lineares: Irregularidades que se estedem através de uma única fileira de átomos (unidimensional) Defeitos Planares: Irregularidades que se estedem através de um plano de átomos (bidimensional)

Qual a diferença entre defeitos Substitucional e intersticial?

Solução sólida substitucional: os átomos de soluto substituem uma parte dos átomos de solvente no reticulado. Solução sólida intersticial: os átomos de soluto ocupam os interstícios existentes no reticulado.

O que são os defeitos de falhas de empilhamento?

Falhas de empilhamento: ocorre nos materiais quando há uma interrupção na seqüência de empilhamento, por exemplo na seqüência ABCABCABC.... dos planos compactos dos cristais CFC. Quando o desalinhamento entre os grãos vizinhos é grande (maior que ~15o), o contorno formado é chamado contorno de grão de alto ângulo.

O que é grão ou cristal?

Na metalurgia, grão (do termo latino granu) é um cristal isolado na matéria em estado sólido. O tamanho do grão é um fator importante para avaliar as propriedades mecânicas de um material policristalino, em especial a dureza, a resistência à corrosão e o limite de escoamento.

Qual a diferença entre Monocristais e Policristais?

Os policristais são de mais fácil obtenção e não requerem grandes controles. Os monocristais requerem reagentes de elevada pureza, controle da temperatura e métodos particulares que possibilitem a sua fabricação.

Quais os tipos principais de discordâncias?

Os dois principais tipos de discordâncias são: em cunha (aresta) e em hélice (espiral). Discordâncias em aresta são o resultado da adição de um semiplano na rede cristalina.

Como acontece a deformação nos Policristais?

Quando metais policristalinos são deformados, a deformação plástica em cada grão ocorre em um sistema de escorregamento distinto, gerando incompatibilidae de deformação entre os grãos.

O que pode dificultar a movimentação das discordâncias E o que ocorre quando isso acontece?

Os contornos de grão são barreiras que dificultam a movimentação das discordâncias, pois uma discordância não consegue atravessá-los. Grãos tem orientações cristalinas diferentes. Assim sendo, uma discordância que tentasse passar de um grão A para dentro de um outro grão B teria de alterar sua direção de movimentação.

Artigo anterior
Como restaurar as configurações de fábrica do LG?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de pneumonia bacteriana?