Como iniciar um atendimento ao cliente?

Perguntado por: Miguel Igor Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (49 avaliações)

10 dicas para um bom atendimento ao cliente
  1. Valorize cada cliente. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Ofereça um ambiente confortável. ...
  4. Adote um atendimento humanizado. ...
  5. Esteja disponível e não o deixe esperando. ...
  6. Seja organizado e registre tudo. ...
  7. Antecipe o contato e faça atendimento pós-venda. ...
  8. Tenha limites e não se sacrifique.

Como deve ser o primeiro atendimento de um cliente?

Recepcione em pé e com forte aperto de mão! Isso demonstra interesse na pessoa; Acomode-o bem e esteja atento ao que ele está lhe falando, sem nenhuma distração; Espere ele contar todos os fatos sem interrompê-lo!

Como elaborar um manual de atendimento ao cliente?

São eles:
  1. Seja cordial sempre;
  2. Tenha empatia, ou seja, se coloque no lugar do seu cliente;
  3. Busque conhecer a empresa, o produto e acima de tudo, o seu cliente;
  4. Tenha conhecimento profundo do seu público alvo;
  5. Preste um atendimento ao cliente com agilidade;
  6. Coloque o foco no sucesso do cliente;

O que é necessário para um bom atendimento?

Como fazer um bom atendimento ao cliente
  1. 1 – Entenda o público-alvo. ...
  2. 2 – Demonstre boa vontade. ...
  3. 3 – Aplique a comunicação S.C.O.T. ...
  4. 4 – Adapte sua comunicação ao seu público. ...
  5. 5 – Acompanhe seu cliente. ...
  6. 6 – Treine seus colaboradores. ...
  7. 7 – Facilite o contato com sua empresa.

O que não pode faltar em um bom atendimento?

8 Dicas para um bom atendimento ao cliente
  1. Cuide da apresentação. A primeira impressão é decisiva para iniciar um relacionamento saudável. ...
  2. Pratique a empatia. ...
  3. Faça perguntas poderosas. ...
  4. Cuidado com o vocabulário. ...
  5. Faça pesquisas de satisfação. ...
  6. Entenda seu cliente. ...
  7. Entenda seu produto. ...
  8. Padronize a experiência.

5 formas de MELHORAR o ATENDIMENTO AO CLIENTE! (inclusive pra vender mais...)

34 questões relacionadas encontradas

Como elaborar um manual de instruções?

Além de obedecer as duas leis básicas podemos seguir alguns passos para que o Manual seja claro, objetivo e fácil de entender.
  1. Seja coerente. Comece o parágrafo com a informação mais importante. ...
  2. Escreva com Clareza. ...
  3. Comunique-se com Clareza. ...
  4. Verifique a Audiência. ...
  5. Fotografe o Processo. ...
  6. Organize o Conteúdo. ...
  7. Requisitos Legais.

O que é um manual de boas práticas de atendimento?

O presente manual é um instrumento que proporciona orientações e identifica boas práticas aos profissionais que intervêm nas diferentes fases do atendimento, o que permite melhorar o seu desempenho, de modo a promover um serviço de qualidade aos cidadãos.

Quais são as técnicas de atendimento ao cliente?

10 técnicas de atendimento ao cliente para ajudar seus serviços
  • Atenção exclusiva com seu cliente.
  • Tenha sempre comprometimento total com a satisfação.
  • Gerencie seu tempo no atendimento.
  • Treine sua equipe constantemente.
  • Conheça muito bem seu cliente.
  • Supere suas expectativas.
  • Seja sempre gentil.

Quais as etapas de atendimento ao cliente?

7 etapas do processo de atendimento ao cliente
  • 1 – Solicitação de atendimento pelo cliente. ...
  • 2 – Primeira resposta: entendendo a situação. ...
  • 3 – Primeira tentativa de solucionar o problema. ...
  • 4 – Especializando o nível de atendimento (se necessário) ...
  • 5 – Confirmação de que o problema foi resolvido. ...
  • 6 – Pesquisa de satisfação.

Qual a melhor forma de atender um cliente?

Como atender bem um cliente
  1. Responda rápido. ...
  2. Atendimento proativo. ...
  3. Ofereça atendimento com proximidade. ...
  4. Seja educado e cordial. ...
  5. Seja rápido e eficiente. ...
  6. Deixe-o cliente à vontade. ...
  7. Apresente-se de maneira correta. ...
  8. Entenda a situação.

Quais são os 7 passos do atendimento ao cliente?

Conheça 7 passos para chegar à excelência no atendimento ao...
  • Conheça a fundo seu cliente.
  • Conte com sistemas de integração de dados.
  • Saiba os principais meios de comunicação utilizados pelo seu cliente.
  • Utilize pesquisas de satisfação.
  • Mantenha sua equipe treinada.
  • Utilize novas tecnologias no SAC.

Quais são os 03 fundamentos do atendimento ao cliente?

Na sua comunicação você deve ser:
  • Humano. Evite discursos engessados e scripts de atendimento “robotizados”;
  • Simples. Não use termos técnicos ou palavras difíceis;
  • Sóbrio. Evite gírias, coloquialismo excessivo ou um discurso que crie incertezas sobre as capacidades da sua empresa;
  • Próximo.

Qual é a primeira etapa na comunicação com um cliente?

Na primeira etapa, o cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra. Em muitos casos, ainda nem conhece a sua empresa ou o que ela oferece. É um momento no qual ele tem apenas uma dúvida ou curiosidade. Como se trata do primeiro contato com o seu negócio, exige uma abordagem menos invasiva.

O que é um atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente é todo o suporte que você oferece aos seus clientes, seja antes, durante ou depois da compra, e que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa.

Quais as técnicas e tipos de atendimento?

O leque de tipos de atendimento é bastante diversificado atualmente, e entre as principais possibilidades estão:
  • Presença no PDV. A forma mais tradicional é, sem dúvidas, o atendimento presencial no ponto de vendas. ...
  • Telefone. ...
  • Email. ...
  • Chat. ...
  • Redes sociais. ...
  • Autoatendimento. ...
  • Omnichannel. ...
  • Chatbots nas redes sociais.

O que são técnicas de atendimento?

As técnicas de atendimento ao público são estratégias ou métodos que possibilitam uma comunicação mais clara, humanizada e objetiva com os clientes. Dessa forma, é possível resolver as dores dos clientes com eficiência e agilidade, o que proporciona uma experiência satisfatória e, é claro, alavanca os resultados!

Quais são as técnicas de vendas?

11 melhores técnicas de vendas para aplicar já
  • Conheça o produto com detalhes. ...
  • Venda uma solução, e não um produto. ...
  • Exercite a escuta ativa. ...
  • Flexibilize o discurso de vendas. ...
  • Mantenha o foco na verdade. ...
  • Crie pontos de sintonia com o consumidor. ...
  • Use gatilhos mentais para estimular a compra. ...
  • Alie marketing e vendas.

Quais são as boas práticas de atendimento?

Nada de pressa

Quando o consumidor chega ao estabelecimento, físico ou virtual, é importante que não seja atendido com pressa. O atendimento ao cliente deve estar disponível para interagir com ele e fazê-lo se sentir bem-vindo: ele deve ser sempre a demanda mais urgente — só assim suas expectativas serão superadas.

O que é uma boa prática?

"Boas Práticas são aquelas que, visando atingir as Melhores Práticas, estabelecem os requisitos mínimos para a certificação." "Melhores Práticas são formas ideais para executar um processo ou operação.

Quais as boas práticas do atendimento ao telefone?

Como falar bem ao telefone com cliente: guia com 9 boas práticas indispensáveis
  • Saiba quem está do outro lado da linha.
  • Conte com um bom roteiro de atendimento.
  • Ouça o que o cliente tem a dizer.
  • Use o nome do cliente durante a ligação.
  • Não use termos que sugerem intimidade.
  • Demonstre empatia pelo cliente durante a ligação.

Qual a estrutura de um manual?

O manual possui uma linguagem objetiva, clara e acessível, facilmente compreendida pelo usuário. Apresenta a estrutura da unidade organizacional, suas atribuições, descreve os procedimentos e estabelece os formulários a serem utilizados na consecução das rotinas detalhadas.

O que é um manual de instruções?

Manual de instruções, manual do usuário ou manual do utilizador é um folheto que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta. Muitas vezes o manual vem com imagens, para, não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão.

Qual a primeira etapa da jornada do cliente?

A primeira etapa da jornada do cliente é, também, seu primeiro contato com a marca. Neste momento, o potencial comprador ainda não tem consciência de seu problema, mas começa a entender que, possivelmente, a solução oferecida pela sua empresa pode lhe ajudar de alguma forma.

Quais são as 4 fases da jornada de compra do consumidor?

Jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecida também como Buyer's Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.

Qual é a jornada do cliente?

O que é jornada do cliente? Cada ponto de contato com a empresa conta na hora de gerar uma experiência excepcional para os clientes. A jornada do cliente é essa experiência que os consumidores têm com a sua marca por toda a vida - seu caminho desde o primeiro contato com a empresa até a compra e também no pós-venda.

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