O que são coisas corpóreas e incorpóreas?

Perguntado por: Lara Marta Alves de Mendes  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

São bens que têm existência material, perceptível pelos nossos sentidos, como os bens móveis (livros, joias etc.) e imóveis (terrenos etc.) em geral. Em contraposição aos mesmos, encontram-se os bens incorpóreos, que são aqueles abstratos, de visualização ideal (não tangível).

O que é coisa corpórea?

Coisas corpóreas são aquelas em que se pode tocar (esta expressão traduz a frase latina tradicional quae tangi possunt), incluindo a eletricidade e outras formas de energia, mas excluindo, p. ex., realidades virtuais e produtos intelectuais.

Quais são os bens incorpóreos?

Já os bens Incorpóreos, são bens abstratos que não possuem existência física, ou seja, não são concretos. Exemplos que podemos destacar são aqueles já esposados por César Fiúza, como: direitos autorais, crédito, vida, saúde, liberdade, etc.

O que são bens fungíveis e Infungíveis?

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. ... São exemplos de bens infungíveis as obras de arte, bens produzidos em série que foram personalizados, ou objetos raros dos quais restam um único exemplar.

O que é incorpóreo contabilidade?

Bens intangíveis (incorpóreos ou imateriais): são aqueles que não têm forma física e não podem ser tocados. Ex.: marca, patente, domínio de internet.

Bens Corpóreos e Incorpóreos | Marilac Advocacia

34 questões relacionadas encontradas

O que é ativo e passivo?

Diferenças entre ativo e passivo:

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

O que é passivo não circulante no balanço patrimonial?

Passivo não circulante é um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço ...

São considerados bens infungíveis?

Infungíveis: são bens que não podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

O que é bem indivisível?

Bens indivisíveis: são bens que não podem ser fracionados sem que percam suas propriedades, suas características, sua substância. Ao serem partidos deixam de ser o que era, como ocorre, por exemplo, com a divisão de um relógio, de um carro etc.

O que é coisa móvel infungível?

Infungibilidade - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Infungibilidade é a qualidade de ser o bem infungível, ou seja, são os bens móveis que não podem ser substituídos por outros da mesma espécie, quantidade e qualidade. Os bens infungíveis não admitem substituição por serem considerados em seu todo um bem individual.

Como se dá a propriedade sobre bens incorpóreos?

Para que o empresário explore economicamente e com exclusividade os direitos sobre esses bens incorpóreos, deve realizar um registro formal junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

O que são bens imateriais Cite dois exemplos?

d) Bens Imateriais (intangíveis): São bens que não possuem matéria, ou seja, não podem ser tocados. Exemplo: marcas (Cola-Cola, Guaraná), patentes, direitos autorais, etc. São valores que a empresa tem a receber de terceiros, em decorrência de transações comerciais.

O que são bens móveis exemplos?

Os bens móveis podem ser assim classificados: móveis por sua própria natureza (que, sem deterioração de sua substância, podem ser transportados de um local para outro, mediante o emprego de força alheia, como o caso dos objetos pessoais em geral -livros, carteiras, bolsas etc.); móveis por antecipação (que, embora ...

O que é um bem semovente?

São os bens constituídos por animais selvagens, domesticados ou domésticos.

O que são bens singulares e coletivos?

Bens singulares são aqueles considerados em sua individualidade, representado por uma unidade autônoma. Os bens singulares podem ser divididos em simples e compostos. Os bens coletivos são aqueles que, sendo compostos de vários bens singulares, acabam por formar um todo homogêneo.

Como ocorre o trespasse?

Trespasse é o nome que se dá para o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial que se precisa, instrumentalizar a operação. No trespasse ocorre a transferência da titularidade do estabelecimento, o titular do estabelecimento antes do trespasse era tal, depois passou a ser outro.

Quais são os bens Divisiveis exemplos?

1) Bens divisíveis: são aqueles que se podem fracionar sem alteração de sua substância, do seu valor ou que gere prejuízo de uso a que se destinam. Exemplo: um saco de feijão é divisível, pois pode ser fracionado em duas ou mais partes, mantendo as suas características originais.

O que é bem considerado em si mesmo?

Como já fora dito, os Bens se classificam como: I) DOS BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS – Bens Imóveis e Bens Móveis; Bens Fungíveis e Bens Infungíveis; Bens Consumíveis e Bens Inconsumíveis; Bens Divisíveis e Bens Indivisíveis; Bens Singulares e Bens Coletivos.

Qual a importância de diferenciar os bens divisíveis e indivisíveis?

Se o bem dividido mantém a identidade, mas perde o valor econômico, ele é juridicamente um bem indivisível. ... 91 do CC, constitui o complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, dotadas de valor econômico, ou seja, os bens singulares reunidos devem ser encarados como um conjunto por força de lei.

O que são bens públicos dominicais?

- Dominicais: constituem o patrimônio disponível, exercendo o Poder Público os poderes de proprietário como se particular fosse. São bens desafetados, ou seja, não possuem destinação pública.

O que diz o artigo 85 do Código Civil?

Art. 85. São fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Quais são os bens jurídicos?

46) “são bens jurídicos a vida, a liberdade a propriedade, o casamento, a família, a honra, a saúde, enfim, todos os valores importantes para a sociedade” e ainda “bens jurídicos são valores éticos sociais que o Direito seleciona, com o objetivo de assegurar a paz social, e coloca sob a sua proteção para que não sejam ...

O que é passivo não circulante exemplos?

O passivo não-circulante diz respeito aos débitos exigíveis de longo prazo, ou seja, às obrigações que devem ser pagas em um prazo superior a 12 meses. Aqui estão as notas promissórias, impostos, financiamento e fornecedores de longo prazo, além de provisão para contingências trabalhistas e judiciais.

Quais são as contas do passivo não circulante?

Exemplos de passivos não circulantes
  • empréstimos bancários de longo prazo;
  • aportes financeiros de acionistas, sócios e/ou investidores com tempo de quitação superior a um ano;
  • debêntures, que são títulos de créditos de um empréstimo;
  • compras divididas em prestações com período excedente a 12 meses.

Quais as contas do passivo não circulante?

Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.

Artigo anterior
Pode tomar mais de um Rivotril por dia?
Artigo seguinte
Como ativar o recurso de menção no Outlook?