Como funciona a operação triangular?

Perguntado por: Lisandro Sandro Miranda Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

Como funciona a operação triangular
O processo acontece assim: o cliente final compra o produto com o revendedor, e este, quando compra com o produtor, pede para que seja entregue diretamente ao cliente final.

Como funciona o processo de triangulação?

A Nota Triangular é uma operação que envolve três pessoas: o produtor, o revendedor e o cliente final. Geralmente, o produtor vende para o revendedor que repassa para o cliente final, e pode acontecer da venda já ter sido feita pelo revendedor e o produtor ter que fazer a entrega ao cliente final.

Como funciona a operação triangular de industrialização?

É quando o encomendante/adquirente manda industrializar mercadoria adquirida do fornecedor, que promove a entrega diretamente no estabelecimento industrializador.

O que caracteriza uma operação triangular?

Operação triangular ou venda à ordem é um tipo de transação em que o produtor vende a mercadoria para um revendedor, mas realiza a entrega diretamente ao cliente final. Geralmente, é realizada com o intuito de agilizar processos e reduzir custos.

Como fazer venda triangular?

Na operação triangular as etapas ficam assim:
  1. 1ª etapa: o cliente final compra o produto do revendedor.
  2. 2ª etapa: o revendedor compra o produto do produtor e pede para que entregue diretamente ao cliente final.
  3. 3ª etapa: o produtor envia o produto ao cliente final.

Nota Triangular: Entenda como funciona esta operação

43 questões relacionadas encontradas

Quando utilizar o CFOP 5903?

5903 - Retorno de mercadoria recebida para industrialização e não aplicada no referido processo Classificam-se neste código as remessas em devolução de insumos recebidos para industrialização e não aplicados no referido processo.

O que é o CFOP 5924?

CFOP 5924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Quando usar CFOP 5118?

5118 - Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem Classificam-se neste código as vendas à ordem de produtos industrializados pelo estabelecimento, entregues ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário.

Como contabilizar uma operação triangular?

A operação triangular deve ser considerada como uma operação de venda normal, pois o adquirente solicita ao fornecedor que entregue a mercadoria adquirida direto no local onde esta mercadoria será industrializada e, posteriormente irá para o seu estabelecimento como produto acabado.

Quando utilizar o CFOP 5120?

CFOP 5120 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário pelo vendedor remetente, em venda à ordem.

Quando usar o CFOP 6123?

CFOP 6123 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Qual CFOP usar para remessa para industrialização?

Nota Fiscal - CFOP 5901 - Remessa para industrialização por encomenda.

Qual CFOP de entrada para 6925?

6900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 6925 - Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

O que é CFOP 6125?

CFOP 6125 - Industrialização efetuada para outra empresa quando a mercadoria recebida para utilização no processo de industrialização não transitar pelo estabelecimento adquirente da mercadoria.

É possível faturar para um endereço e entregar em outro?

Frisa-se que o contribuinte deve observar as particularidades da legislação de seu estado. Afinal, a previsão legal para a efetivação da operação de entrega em endereço diverso nem sempre é permitida. Em regra geral, esta operação é prevista no Convênio ICMS S/N de 1970.

Como contabilizar CFOP 1121?

1121 - Compra para comercialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, em vendas à ordem, já recebidas do vendedor remetente por ordem do adquirente originário.

Como contabilizar CFOP 5118?

Esses códigos fiscais mencionados são de entrega de mercadorias por conta e ordem de terceiros, em vendas à ordem, cuja venda foi classificada no CFOP 5118/6118-ve de produção ou 5119/6119-venda de mercadorias, ou seja, não é necessário contabilizar as notas fiscais emitidas com tais CFOPs.

Como contabilizar o CFOP 1122?

Deverá registrar em contas transitórias passivas e ativas. Igual você faz com mercadorias por conta e ordem.

Quando usar a CFOP 5106?

CFOP 5106 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar.

Qual o CFOP de entrada para 6119?

CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 6119 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem.

O que é remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros?

Classificam-se neste código as vendas à ordem de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, entregues ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário.

Quando usar o CFOP 6124?

6124 - Industrialização efetuada para outra empresa Classificam-se neste código as saídas de mercadorias industrializadas para terceiros, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial.

Quando o CFOP e 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Qual a CFOP de remessa para beneficiamento?

O Retorno do Beneficiamento é feito através do Recebimento de Mercadorias, e deve-se utilizar o CFOP 1949 – Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada: Ao informar os da nota fiscal de retorno, é necessário selecionar o tipo da Natureza de Operação:.

Artigo anterior
Pode pintar parede interna à noite?
Artigo seguinte
O que é concedida a assistência judiciária gratuita?