O que são circunstâncias agravantes e atenuantes?
Perguntado por: Yasmin Moreira de Teixeira | Última atualização: 11. Dezember 2024Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)
As atenuantes são fatores que diminuem a culpabilidade do acusado e, consequentemente, a sua pena. Já as agravantes são circunstâncias que aumentam a gravidade do crime e a culpabilidade do acusado, o que pode resultar em uma pena mais severa.
O que são consideradas circunstâncias agravantes?
São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: I - a reincidência; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo fútil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) à traição, de emboscada, ou mediante ...
O que são considerados circunstâncias agravantes?
As chamadas Circunstâncias Agravantes são fatores definidos em lei, que majoram o cálculo da pena a ser aplicada em uma condenação. São apreciadas na 2ª fase do cálculo - considerando a pena máxima e a mínima - e podem ser aplicadas em diversos tipos de crimes (previsão genérica).
O que são os atenuantes e quais são segundo Cepe?
89 – São consideradas circunstâncias atenuantes: I – Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as conseqüências do seu ato. II – Ter bons antecedentes profissionais. III – Realizar atos sob coação e/ou intimidação.
Qual a diferença entre atenuante é agravante?
Segundo o colegiado, a atenuante da confissão diz respeito à personalidade – ou seja, a capacidade do agente de assumir seus erros e suas consequências –, enquanto a agravante da reincidência é expressamente prevista como preponderante no texto penal.
Atenuantes e Agravantes - Aplicação da Pena - Aula 04 - Teoria da Pena (Direito Penal)
O que são agravantes e quais são segundo Cepe?
São consideradas circunstâncias agravantes: ser reincidente; causar danos irreparáveis; facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração; realizar atos sob emprego real de força física.
O que é atenuante exemplo?
Exemplos de atenuantes e agravantes
Entre os exemplos de atenuantes mais comuns estão a confissão espontânea do crime, a menoridade do acusado, a embriaguez involuntária, o arrependimento do acusado, a cooperação com as autoridades policiais e a falta de antecedentes criminais.
O que vem primeiro agravante ou atenuante?
Se existir alguma circunstância agravante, a mesma deve ser aplicada posteriormente ao reconhecimento da atenuante.
Quais os tipos de agravantes?
- Reincidência.
- Motivo fútil ou torpe.
- Crime cometido para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime.
- Crime cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido.
São exemplos de circunstâncias agravantes?
meio cruel - emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel. parentesco – crime contra ascendente, descendente, irmão ou cônjuge; abuso de autoridade de agente civil – exercício abusivo de prerrogativa de autoridade.
Pode ter 2 agravantes?
Súmula. Súmula 27 do TJDFT – “Presentes duas ou mais qualificadoras no delito, uma deve ser utilizada para fins de tipificação do crime qualificado e as demais na dosimetria da pena, seja na pena-base, seja como circunstância agravante, se prevista legalmente como tal, vedado o bis in idem.”
O que pode aumentar a pena?
2º - A pena aumenta-se de um terço até metade : I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; II - se há o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vítima está em serviço de transporte de valores e o agente conhece tal circunstância.
É possível o conflito entre agravantes e atenuantes?
Segundo o artigo 67 do Código Penal (CP), no concurso entre agravantes e atenuantes, a pena deve se aproximar do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais aquelas que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidência.
Pode reconhecer duas atenuantes?
Assim, reconhecidas duas circunstâncias atenuantes tidas como preponderantes nos termos do art. 67 do Código Penal , as penas intermediárias dos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver devem ser reduzidas para o mínimo legal.
Quanto aumenta a pena uma agravante?
Agravantes genéricas não podem ser usadas para aumentar a pena em mais de um sexto. Com esse entendimento, o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, reduziu de quase metade para um sexto a elevação da pena relacionada à agravante de um condenado por estelionato.
Quais são as 3 fases da pena?
A fixação da pena ocorre apenas depois da sentença condenatória. A partir daí, conforme prevê o artigo 68 do Código Penal, o cálculo da punição deve atender três fases: fixação da pena-base, análise dos atenuantes e agravantes e análise das causas de diminuição ou de aumento da pena.
Quanto a atenuante diminui a pena?
As circunstâncias atenuantes não podem reduzir a pena aquém do mínimo legal, a teor da Súmula nº 231 do Superior Tribunal de Justiça."
E circunstância que sempre atenua a pena?
Artigo 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de vinte e um, na data do fato, ou maior de setenta anos, na data da sentença; II - o desconhecimento da lei; primeiramente ninguem pode alegar o desconhecimento da lei.
Qual é a diferença entre circunstâncias judiciais e circunstâncias legais?
É fundamental destacar que as circunstâncias judiciais possuem caráter residual, isto é, o juiz deve identificar a presença ou não de circunstâncias legais, que são aquelas previstas expressamente pelo tipo penal, tais como as qualificadoras, privilegiadoras, causas de aumento e de diminuição de pena, agravantes e ...
Quais são as circunstâncias atenuantes do artigo 65 do Código Penal?
No Código Penal, em seu artigo 65, estão previstas as seguintes atenuantes de pena: ser o agente menor de 21 anos na data do fato ou maior de 70 na data da sentença – ao menor de 21 anos, é importante analisar a idade que este tinha na época da prática do crime, dada a sua presumível imaturidade e inconsequência.
Qual a diferença de atenuante e majorante?
Neste primeiro momento, é importante diferenciar agravantes e atenuantes de majorantes (causas de aumento de pena) e minorantes (causas de diminuição de pena). As agravantes e atenuantes são aplicadas na segunda fase da dosimetria da pena e fundamentam a pena provisória.
O que é motivo torpe e fútil?
"Fútil é o motivo de somenos importância, insignificante, desproporcional, ínfimo, banal, que seja desprovido de qualquer justificativa lógica que possa explicar a conduta praticada. Torpe é o motivo repugnante, imoral, vil, reprovável, que revela malvadeza, perversidade, egoísmo, cupidez etc."
Como se faz o cálculo da pena base?
- Subtrair a pena máxima da mínima.
- Transformar o resultado em dias (multiplique os anos por 360 e os meses por 30)
- Multiplicar os dias por 1/8 pra cada circunstância judicial contra seu cliente (aquelas do art. ...
- Transformar o resultado dos dias em anos e meses:
Quais são os 5 tipos de penalidades que constam no Código de Ética?
Conforme as leis tem-se como penalidade a advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e a mais grave de todas que é a cassação do direito ao exercício profissional. A advertência verbal é quando a pessoa é advertida e registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.
Qual a diferença entre um aço Hipoeutetoide e Hipereutetoide?
O que é a Lilith na astrologia?