O que são caravelas?

Perguntado por: Cláudio Maia de Gaspar  |  Última atualização: 18. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

A caravela é um tipo de embarcação inventada pelos portugueses durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI.

O que foram as caravelas?

A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar. As caravelas eram pequenas, com no máximo três mastros até então, e utilizavam velas num fomato que foi batizado "latino" (triangular). Eram barcos fáceis de conduzir e controlar.

O que são caravelas no mar?

Trata-se de colónia de quatro pólipos distintos da família Physaliidae. Distribui-se pelas bacias do Atlântico, Pacífico e Índico, nomeadamente em águas mais quentes. Em Portugal ocorre nos Açores e na Madeira e ocasionalmente junto à costa continental portuguesa.

O que é um animal chamado caravela?

As caravelas-portuguesas (Physalia physalis) chamam a atenção de banhistas nas praias, com suas cores belas e chamativas. Esses animais marinhos que parecem inofensivos, porém, são capazes de causar graves queimaduras, por isso, a orientação é não tocar nas caravelas portuguesas.

O que é caravelas na biologia?

Animal invertebrado pertencente ao filo Cnidário. Apresentam nematocistos, cápsulas que liberam substâncias tóxicas paralisantes sobre suas presas. Os tentáculos urticantes transferem o alimento para os pólipos especializados na alimentação, onde ocorre a digestão.

Caravela Portuguesa - um dos animais mais VENENOSOS do mar | Pidobiologia

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características das caravelas?

Principais características das caravelas:

As caravelas consistiam em grandes embarcações feitas de madeira. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas de formato, geralmente, retangular. Estas velas eram presas em altos mastros.

Quais são as características do animal caravela?

De corpos transparentes e aspecto gelatinoso, estes animais são invertebrados e seu corpo é constituído 95% de água. Alvaro Migotto explica que as medusas, bem como as caravelas, são organismos oceânicos e “ocasionalmente chegam próximos da costa, causando esses eventos de saúde pública”.

Qual a diferença entre a Medusa e a caravela?

As caravelas flutuam na água ao sabor das correntes marítimas, pois, ao contrário das medusas, esses animais não conseguem nadar. Um aspecto que guardam em comum é esta relação: em ambos os casos, quanto maiores os tentáculos, mais grave poderá ser a lesão que causam.

Qual é o nome científico da caravela do mar?

Existe apenas uma espécie dentro desse gênero, a Physalia physalis. As caravelas marinhas são muito confundidas com águas-vivas, porém não são águas-vivas. Não são nem mesmo um único animal, mas sim uma colônia de indivíduos.

Qual é a origem da caravela?

Os Portugueses navegavam então em mares que nunca tinham sido sulcados pelos europeus, com ventos e correntes que desconheciam, e as viagens tornavam-se cada vez mais longas. Era preciso um novo tipo de navio para ultrapassar estas dificuldades. Foi assim que surgiu a caravela.

O que a caravela pode fazer?

A caravela costuma ser mais perigosa do que a água viva convencional em razão do longo comprimento do seu tentáculo, um fio que pode chegar a 50 m. É nesta região que as toxinas que provocam queimaduras ficam concentradas.

Como é que as caravelas se reproduzem?

São animais dioécios, isto é, todos os indivíduos numa colónia são do mesmo sexo. Na fase de reprodução, os espermatozoides separam-se da colónia e expelem os gâmetas. Uma densidade populacional mínima de caravelas-portuguesas é necessária para que ocorra a fertilização.

O que atrai a água viva?

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

Como era a vida dentro de uma caravela?

Piolhos, ratos e baratas completavam o cenário. O cheiro, contam as crônicas da época, era repugnante. O trabalho da tripulação – levantar e baixar velas, vigiar o horizonte, bombear água do porão, pescar, vigiar o tempo, sol e estrelas – era dividido em turnos, em geral de quatro horas. Dormia-se pouco, portanto.

Quem criou as caravelas?

A Caravela era um navio, que os portugueses naquele longínquo século inventaram, justamente na época das grandes navegações, era um navio de um tamanho médio e como tudo era por ordem do vento, as velas eram triangulares e ela foi inventada exatamente no século 15 e melhorada no século 16.

Quanto tempo durava uma viagem de caravela?

A viagem durou pouco mais de um mês. O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia.

Qual é a alimentação da caravela do mar?

Os tentáculos das caravelas-portuguesas podem atingir até 50 metros – embora tenham em torno de 10 metros em média – e, conforme são arrastadas pelas correntes e pelo ventos, eles vão paralisando e capturando pequenos peixes e larvas de peixes que encontram para sua alimentação.

Qual a diferença entre água viva e caravela?

Águas-vivas: são gelatinosas, com aspecto de guarda-chuva ou prato. Possuem tentáculos urticantes. Nadam na água, geralmente em grupo e, em sua maioria, são pequenas e inofensivas. Caravelas: têm o corpo gelatinoso, de cor roxo-azulada, com uma parte semelhante a uma bexiga, visível acima da linha da água.

Qual era o tamanho de uma caravela?

Além do formato das velas, o que diferenciava uma embarcação da outra era o tamanho: enquanto as caravelas mediam 22 metros de comprimento e transportavam até 80 homens, as naus podiam chegar a 35 metros e tinham capacidade para 150 tripulantes.

Qual é a criatura mais mortal do planeta?

A espécie mais conhecida é a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), que é, sem dúvida, o cnidário mais perigoso do planeta. Diz-se que a sua picada faz lembrar um salpico de óleo a ferver devido à dor e prurido que causa.

Por que a medusa tem esse nome?

O nome medusa no idioma grego significa “guardar” ou “proteger”, tendo esse significado uma possível relação com o escudo de Atena, que, como veremos, era adornado com a cabeça de Medusa. Sua cabeça se tornou um símbolo usado como um amuleto que protegia seu portador contra mau agouros.

Qual é a história de medusa?

Medusa era uma górgona, um ser monstruoso que foi descrito na mitologia grega. Ela possuía duas irmãs (sendo a única que não era imortal), tinha a aparência de uma serpente e transformava em pedra todos os que a encaravam. Na mitologia, Medusa ficou marcada por ter sido morta por Perseu, herói filho de Zeus.

Qual é o habitat das caravelas?

Em geral, as caravelas vivem afastadas da costa, navegando pelo oceano, mas se aproximam das praias principalmente levadas pelos ventos. Daí que quando tem vento forte a gente encontra várias encalhadas na areia da praia, ou pior, durante uma entrada no mar.

Por que a caravela foi importante?

O aperfeiçoamento dos instrumentos de navegação e a criação das caravelas, foram um importante fator que possibilitou as grandes viagens marítimas a partir do século XV. Caravela Portuguesa: era uma embarcação forte e veloz, que permitia navegar em alto-mar e possuía bastante espaço para a tripulação e para as cargas.

Quem é o predador da caravela?

De uma exuberante cor azul, o molusco é arrastado pelos ventos e correntes marítimas, sendo presença esporádica em algumas praias de Santa Catarina.

Artigo anterior
É uma característica do socialismo que existiu na URSS?
Artigo seguinte
Quais são as causas do mau humor?