O que causa a hiperatividade infantil?

Perguntado por: Eva Mia Nogueira Abreu Mota  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

As causas da hiperatividade infantil ainda não são totalmente conhecidas. Pode haver influência de vários elementos, tanto genéticos quanto ambientais, como complicações no parto, alterações metabólicas e hormonais, crises familiares ou luto.

O que desenvolve a hiperatividade?

Não se sabe, exatamente, quais são as causas da hiperatividade. Entende-se que alguns fatores de risco podem aumentar as chances do paciente desenvolver a hiperatividade, como: gestações complicadas, parto prematuro, crises familiares, abuso, maus tratos, picos de estresse e doenças genéticas.

Qual o tratamento para uma criança hiperativa?

Tratamento de TDAH. As crianças são tratadas com terapia comportamental e com medicamentos estimulantes. Os medicamentos ajudam a aliviar os sintomas e facilitam a participação das crianças na escola e em outras atividades. A terapia combinada é especialmente benéfica para crianças mais novas.

O que fazer para controlar a hiperatividade infantil?

Como lidar com a criança hiperativa?
  1. 1# Tenha paciência. É importante que os adultos tenham paciência para lidar com a criança hiperativa. ...
  2. 2# Seja claro. ...
  3. 3# Tenha uma rotina clara. ...
  4. 4# Seja compreensivo. ...
  5. 5# Mantenha-a ocupada. ...
  6. 6# Evite comparações.

O que é hiperatividade infantil tem cura?

Antes de mais nada, é preciso que se saiba que a hiperatividade não tem cura. Porém, há tratamentos que ajudam a amenizar os sinais que a criança irá desenvolver ao longo de sua vida. A terapia também ajuda bastante a construir novos hábitos e direcionar o indivíduo a um caminho mais saudável em seu dia a dia.

Quais são os sinais e sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH?

44 questões relacionadas encontradas

Como se comporta uma criança com hiperatividade?

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Qual é o comportamento de uma criança hiperativa?

Entre as principais características da hiperatividade temos a agitação e a inquietação. Em outras palavras, o hiperativo simplesmente não consegue ficar parado. Por isso, a criança não permanece sentada por muito tempo, e está sempre mexendo as mãos e os pés.

Como cuidar de uma criança hiperativa em casa?

Imponha limites

Utilizar uma rotina também pode ajudar, então, estabeleça horários para as atividades. Cuidado para não ceder demais e permitir que a criança hiperativa comande a situação — o que é uma tendência. Além disso, explique a importância de seguir as regras.

Qual o melhor calmante para criança hiperativa?

O metilfenidato é o fármaco mais comumente prescrito para o TDAH em todo o mundo. É conhecido por uma série de marcas, incluindo Ritalin, Concerta, Metadate, Daytrana e Quillivant.

Como saber se meu filho é hiperativo teste?

Sinais de hiperatividade na criança
  1. Não consegue ficar sentado durante muito tempo, mexendo-se na cadeira;
  2. Parece não prestar atenção ao que é dito;
  3. Tem dificuldade em seguir uma ordem ou instrução, mesmo que a tenha compreendido;
  4. Não consegue participar de momentos de silêncio, como leituras;

Qual a idade para diagnosticar hiperatividade?

Esse conjunto de sinais fica bem evidente nas crianças pré-escolares, entre 3 e 6 anos, época em que normalmente se pode fazer o diagnóstico.

Quem tem filho com TDAH tem direito ao benefício?

Se uma criança tiver um diagnóstico de TDAH e a condição for tão severa que ela não consiga prover sua própria subsistência, pode ser considerada elegível para o BPC/LOAS. No entanto, a concessão do benefício depende de avaliação realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e/ou pelo sistema judiciário.

Quem tem hiperatividade tem direito algum benefício?

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

Qual exame detecta hiperatividade?

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Quais são os graus de hiperatividade?

Quais são os graus do TDAH?
  • Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos;
  • Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes;
  • Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.

Quais são as consequências da hiperatividade?

De forma geral, o indivíduo com TDAH pode apresentar desempenho abaixo do esperado, alcançar escolaridade menor, e apresentar maior probabilidade de desemprego, insucesso profissional, e problemas de relacionamento interpessoal no trabalho.

Como desacelerar uma criança hiperativa?

Crianças hiperativas têm muita dificuldade em manter a concentração e tendem a dispersar e se entediar muito rápido. Por isso, aposte em recursos que estimulem a criatividade e a imaginação, como: computadores, livros coloridos, atividades audiovisuais e exercícios práticos.

O que dar para acalmar criança?

Confira 10 formas de ajudar a criança a se acalmar:
  • Evite gritar. Lembre-se de que seu filho seguirá seu exemplo quando se trata de lidar com crises. ...
  • Deixe seu filho se expressar. ...
  • Escolha suas batalhas. ...
  • Não leve para o lado pessoal. ...
  • Use comandos breves. ...
  • Distraia-os. ...
  • Dê abraços. ...
  • O ajude a lidar com a frustração.

Qual remédio dá pra criança agitada?

No tratamento, além do acompanhamento psicológico, também é utilizada medicação à base de metilfenidato, substância química estimulante. Aqui no Brasil, a única medicação com essa substância é a Ritalina, da farmacêutica Novartis.

Como os pais devem lidar com filhos hiperativos?

Os pais de uma criança hiperativa precisam saber dosar a forma de se comunicar. O tom altivo ou distraído nunca é aconselhável. Por isso, é indicado que os adultos adotem uma forma compreensiva para se fazerem entendidos. Sendo assim, procure falar olhando fixamente nos olhos de uma maneira que desperte a atenção.

Qual a diferença entre autismo e hiperatividade?

A diferença entre eles está no campo da dificuldade, uma vez que crianças hiperativas apresentam maior dificuldade no controle inibitório, enquanto crianças no espectro apresentam dificuldade na flexibilidade cognitiva e de planejamento.

Quando a agitação da criança não é normal?

Nesse caso, recomendo procurar um psicólogo para uma avaliação mais completa. Acredito que o primeiro passo é realizar uma avaliação do seu filho com um psicólogo e ver se esse padrão de comportamento está fora do esperado para a idade dele e em que ambientes ele ocorre. Esse profissional poderá te orientar melhor.

Quais são os 18 sintomas de TDAH infantil?

Hiperatividade e impulsividade
  • Levantar-se da carteira inapropriadamente.
  • Remexer ou batucar os pés ou as mãos ou contorcer-se na cadeira.
  • Correr ou subir nas coisas.
  • Ser incapaz de brincar calmamente.
  • “Não parar”, agindo como “motor ligado”.
  • Falar demais.
  • Responder antes do término da pergunta.

O que pode ser confundido com hiperatividade?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Quem tem hiperfoco tem autismo?

O hiperfoco é uma das características marcantes do transtorno do espectro autista, embora também possa aparecer em outras condições, como no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e em alguns quadros de esquizofrenia.

Artigo anterior
Como pegar serviço de entrega?
Artigo seguinte
Como se escreve Tim?