O que são bens fixos?

Perguntado por: Álvaro Gaspar de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Representam os bens duráveis, com vida útil superior a 1 ano, como imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

O que pode ser considerado ativo fixo?

Ativo Fixo também pode ser conhecido como Ativo Imobilizado, uma vez que eles referem-se a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, assim como não há intenção por parte da empresa em abrir mão de tais bens para apurar o seu dinheiro.

O que é um material imobilizado?

Todos aqueles bens que uma empresa possui e que são essenciais para o seu funcionamento e manutenção formam o ativo imobilizado da companhia. São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria.

Quais os bens Depreciaveis?

Bens depreciáveis

Imóveis utilizados para as atividades da companhia ou alugados e, portanto, geradores de renda; Bens móveis utilizados para o desempenho das atividades da empresa; Máquinas e equipamentos; Veículos utilizados tanto para execução das atividades da companhia, como para transporte de funcionários.

O que é ativo fixo no balanço patrimonial?

Também chamado de ativo imobilizado, ele consiste em bens permanentes que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, ou seja, possuem menos liquidez. Neste tipo de item considera-se artigos como mobília, máquinas, veículos e materiais de escritório.

O que é Ativo Fixo? - TOTVS Protheus 12

35 questões relacionadas encontradas

O que é controle de ativo fixo?

O controle do ativo imobilizado é o processo de conhecimento e monitoramento do patrimônio de uma empresa, fornecendo relatórios com informações estratégicas para os gestores e para a contabilidade.

Como calcular o ativo fixo?

RoFA significa Return on Fixed Assets, ou retorno sobre ativos fixos em português. Ele determina as receitas geradas pelo investimento em ativos tangíveis. Para calcular o RoFA, é preciso dividir a receita pelo investimento.

Quais são os tipos de depreciação?

Existem três métodos de depreciação:
  • Método Linear. Um montante igual do valor do ativo é depreciado a cada ano.
  • Método Redução Percentual. Um percentual do custo do capital é deduzido a cada ano.
  • Depreciação por uso. A depreciação é feita pelo tempo de uso de um equipamento.

O que pode ser depreciado?

Segundo a legislação, nem todos os bens podem ser depreciados. As principais exceções são os terrenos e os prédios e construções que não estão alugados nem são utilizados na produção. O mesmo vale para os bens que costumam aumentar de valor com o tempo, como as obras de arte e as antiguidades.

O que é o valor depreciável?

Custo de um ativo ou outro montante que substitua o valor de custo nas demonstrações contábeis, menos o valor residual do bem.

Qual a diferença de estoque e imobilizado?

Estoque – quando estiver sendo mantido essencialmente para venda. Imobilizado – quando estiver sendo utilizado pela própria empresa ou alugado a terceiros. Investimento – quando o imóvel for mantido para fins de investimento (geração de renda ou valorização)

Quais são os ativos imobilizados?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

Porque imobilizar um bem?

O ativo imobilizado serve para serem mantidos por uma companhia para uso na produção ou na venda de mercadorias e prestação de serviços. É esperado seu uso por mais de 12 meses e de se conseguir benefícios econômicos com a sua utilização. O seu valor registrado na contabilidade é o chamado contábil.

Qual a diferença entre ativo fixo e ativo permanente?

O ativo fixo é também chamado de ativo imobilizado, e consiste em algo que é utilizado para a atividade produtiva da empresa, como maquinário, veículos e imóveis. Ou seja: o ativo fixo nada mais é do que um dos bens que está incluso dentro da classificação de ativo permanente.

O que é ativo fixo líquido?

Os ativos fixos líquidos representam os custos históricos dos ativos de uma empresa, menos a depreciação acumulada. O custo histórico dos ativos representa o custo real pago pela empresa. As empresas registram essas informações para refletir a quantidade de ativos fixos possuídos e usados ​​para produzir lucros.

Quando posso começar a depreciar?

A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação gera encargos que serão registrados periodicamente em contas de custo ou despesa.

O que é depreciação exemplos?

Em termos contábeis, a depreciação é definida como a redução do custo registrado de um ativo fixo, de forma sistemática até que o valor se torne zero ou insignificante. Um exemplo de ativos fixos são edifícios, mobiliário, equipamento de escritório, maquinaria, etc.

Como depreciar um bem?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
  1. Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
  2. Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
  3. Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

Quais são os tipos de depreciação de máquinas e equipamentos?

Vale ressaltar que existem dois tipos de depreciação aplicadas às máquinas: a depreciação fiscal e a depreciação gerencial. Na depreciação fiscal, também chamada de depreciação contábil, o valor do bem adquirido é calculado para ser reduzido a zero após o período determinado para sua vida útil.

O que é a depreciação linear?

O que é depreciação linear? A depreciação linear consiste na razão entre o total a depreciar pelo número de anos de vida útil do bem. Então, funciona assim. Para cada bem do imobilizado, como prédios,máquinas, etc.. a companhia estima uma vida útil econômica e um valor residual.

Como definir qual método de depreciação deve ser usado?

O método de depreciação utilizado deve refletir o padrão de consumo, pela entidade, dos benefícios econômicos futuros do ativo a que se refere.

Qual o valor do ativo fixo?

Com base na interpretação da Lei 12.973/2014, um ativo fixo, ou ativo imobilizado, é um bem tangível com uma vida útil maior que um ano e cujo valor de compra seja superior a R$ 1.200,00.

Como calcular o valor contábil do ativo imobilizado?

O valor contábil de um ativo é o custo de compra original menos a depreciação acumulada. De acordo com o princípio de custos da contabilidade, os ativos são sempre listados no livro-razão ao preço de custo, o que ajuda a dar consistência aos padrões de relatório.

O que é ativo imobilizado CPC 27?

Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e. se espera utilizar por mais de um período.

Como controlar os ativos fixos de uma empresa?

CONTROLE OS BENS DE FORMA INDIVIDUALIZADA

Utilize placas de identificação em cada bem do ativo imobilizado e vincule as mesmas ao controle patrimonial. Gerencialmente é aconselhável adotar este procedimento para facilitar o controle de depreciação, movimentações internas, manutenção, baixas e inventários.

Artigo anterior
Qual fruta faz bem para o fígado?
Artigo seguinte
Quantos anos o Loki tem?