O que são bactérias Gram-positivas e negativas?

Perguntado por: José Filipe Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Quais são as bactérias Gram-negativas?

Exemplos de bactérias Gram-negativas

Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.

O que significa bactéria Gram positiva?

As bactérias Gram-positivas são classificadas pela cor que adquirem após aplicação de um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-positivas adquirem coloração azul quando essa coloração é aplicada a elas. As outras bactérias adquirem coloração vermelha. Elas são chamadas de Gram-negativas.

O que causa a bactéria Gram positiva?

Exemplos de bactérias Gram-positivas:

Clostridium tetani – causa tétano; Staphylococcus aureus - provoca infecções nas vias respiratórias; Streptococcus pneumoniae – causa pneumonia, desencadeando uma infecção pulmonar.

Qual a função das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas?

Cerca de 90 a 95% das bactérias Gram-negativas são patogênicas e muitas Gram-positivas são não patogênicas e algumas, inclusive, são úteis. As paredes mais complexas das bactérias Gram-negativas as tornam mais resistentes e dificultam que os antibióticos e outros medicamentos adentrem em seu interior.

Coloração de Gram: Bactérias Gram-positivas e Gram-negativas (Microbiologia) - Bio Aulas

30 questões relacionadas encontradas

Qual a função do LPS nas bactérias Gram negativas?

As endotoxinas, conhecidas como lipopolissacarídeos (LPS), são componentes da membrana externa das bactérias gram-negativas. LPS são um padrão molecular associado a patógenos (PAMP), que servem como marcadores para o sistema imunológico reconhecer invasores bacterianos.

Que característica estrutural distingue as bactérias Gram-positivas das Gram negativas?

As Gram-negativas, por exemplo, são constituídas por uma endotoxina denominada LPS (lipopolissacarídeo), que é causadora da patogenicidade. Já as Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.

Como se pega a bactéria cocos Gram positivo?

Em geral, são cocos gram positivos, mas podem também ser negativos (vivem agrupados em cocos). Podem ser adquiridos através de contato, gotícula, aerossol, sexo.

O que significa presença de bacilos Gram positivo?

Os bacilos Gram positivos, nos últimos anos, têm sido relatados com crescente freqüência como patógenos nosocomiais. O seu reconhecimento como agentes etiológicos de infecções sérias, tais como, sepsis bacteriana, endocardite e infecções em cateteres têm aumentado principalmente em pacientes imunocomprometidos.

Qual bactéria é mais perigosa Gram positiva ou Gram-negativa?

Além disso, as bactérias Gram-negativas geralmente são mais ameaçadoras do que as Gram-positivas por terem uma maior virulência e serem ou se tornarem mais facilmente resistentes aos antibióticos.

Como tratar bactérias Gram-positivas?

O metronidazol é um bactericida potente, com excelente atividade contra bactérias anaeróbicas estritas (cocos gram-positivos, bacilos gram-negativos, bacilos gram-positivos) e certos protozoários como amebíase, tricomoníase e giardíase.

O que significa ser coagulase positiva?

Assim, as espécies que possuem a enzima são denominadas coagulase positiva, sendo o Staphylococcus aureus a única espécie desse grupo, e as espécies que não possuem são chamadas de estafilococos coagulase negativa, cujas principais espécies são Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus.

Quais os bacilos Gram positivo?

Estão apresentadas as principais características das principais espécies de bacilos Gram-positivos de importância médica: 1) Esporulados: Clostridium e Bacillus; e 2) não esporulados: Corynebacterium e Propionibacterium.

O que são bactérias gran negativas?

As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.

Quais são os cocôs Gram-negativos?

Gram negativas patogênicas
  • Escherichia coli.
  • Salmonella.
  • Shigella.
  • Klebsiella.
  • Yersinia.

O que significa Gram-negativo no exame de urina?

Bacilos Gram-negativos são responsáveis por numerosas doenças. Alguns são microrganismos comensais encontrados na flora intestinal normal. Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças. Infecções do trato urinário.

O que significa bacilos Gram positivos no exame de urina?

Infecções por bacilos Gram-Positivos

Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).

O que é bacilos no preventivo?

Bacilos e cocos são bactérias NORMAIS e existentes na flora vaginal. Não precisa fazer nada! Se coletou seu preventivo, deve voltar em consulta para conversar e se informar com o seu médico. Tem outros dados importantes do exame preventivo que devem ser avaliados pelo profissional.

Quais os principais bacilos causadores de doenças?

Os bacilos são microrganismos causadores de doenças.

- São unicelulares (formados por apenas uma célula). - Klebsiella pneumoniae – causador de pneumonia. - Bacilo de Kock (mycobacterium tuberculosis) – causador da tuberculose.

O que causa infecção por cocos?

As principais doenças conhecidas são: pneumonia e meningite, além de bacteremia, otite, sinusite, entre outras. Causam hemólise do tipo alfa, destruindo parcialmente os eritrócitos. Sucumbem facilmente a detergentes fracos, fator que os distingue dos demais grupos bacterianos.

O que a bactéria cocos causa?

Os cocos são responsáveis por uma grande variedade de doenças, algumas delas já abordadas em outros textos deste site, como: a) Neisseria gonorrhoeae: bactéria causadora da gonorreia. b) Neisseria meningitidis: bactéria causadora de meningite. c) Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora de pneumonia.

Quais são os sintomas do cocos?

Clinicamente, esta infecção pode apresentar de forma assintomática ou sintomática, sendo que os principais sintomas são aumento da frequência urinária, urgência miccional, disúria, mudança na cor e aspecto da urina, presença de hematúria e piúria (>10.000/mL).

Qual a estrutura da parede celular de bactérias Gram-positivas?

A parede celular da bactéria Gram-positiva é única e consiste de uma camada espessa, composta quase que completamente por peptídioglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez.

Como identificar as bactérias?

As bactérias podem ser classificadas em relação à morfologia em:
  1. Cocos: Bactérias que apresentam estrutura esférica. ...
  2. Bacilos: Bactérias que apresentam estrutura em forma de bastão. ...
  3. Cocobacilos: Assemelham-se a uma forma de transição entre cocos e bacilos e caracterizam-se por serem bastões muito curtos;

Que estrutura bacteriana está envolvida na diferenciação das bactérias nos métodos de coloração?

O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias gram-negativas não o fazem.

Artigo anterior
Como colocar fonte no trabalho?
Artigo seguinte
Tem vírgula depois do e?