O que são alvéolos e qual é sua função?

Perguntado por: Vítor Assunção de Nunes  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

Alvéolos pulmonares são onde ocorrem as trocas gasosas e constituem a última porção da árvore brônquica. Essas estruturas fazem parte do sistema respiratório e são um dos componentes da chamada porção respiratória, a qual é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.

O que é alvéolos e qual sua função?

Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue. Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue.

O que são os alvéolos?

Os alvéolos são estruturas saculiformes que apresentam paredes delgadas formadas por uma camada de tecido epitelial que se apoia em um tecido conjuntivo, o qual apresenta uma grande quantidade de capilares sanguíneos. A parede alveolar é comum a dois alvéolos adjacentes, formando o que chamamos de septo interalveolar.

O que o sangue elimina nos alvéolos pulmonares?

Nas trocas gasosas, que ocorrem nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina dióxido de carbono para o interior dos alvéolos e absorve o oxigênio proveniente do ar inspirado.

Onde ocorre a hematose no ser humano?

Hematose pode ser conceituada como a troca gasosa que ocorre nas porções terminais pulmonares, sendo assim, também pode ser chamada de respiração pulmonar (esta é diferente da respiração celular, que ocorre dentro da célula em várias partes do corpo).

Sistema Respiratório 15 - Os alvéolos pulmonares - Pulmões (vídeo-aula)

29 questões relacionadas encontradas

O que possui alvéolos?

Os alvéolos pulmonares são minúsculos sacos aéreos, presentes nos pulmões, envolvidos por capilares sanguíneos e uma fina membrana. Situam-se onde terminam as finas ramificações dos brônquios. Os alvéolos podem se apresentar isolados ou em grupos, formando os chamados sacos alveolares.

Qual é a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?

Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

Qual é a função dos brônquios?

Os brônquios têm como função principal encaminhar o ar a traqueia e aos pulmões. Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, que ligam a traqueia aos pulmões e cuja principal função é encaminhar o ar a esses órgãos.

O que causa a inflamação dos brônquios?

A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.

Qual a função da traqueia brônquios e bronquíolos?

Brônquios e Bronquíolos

A bifurcação da traqueia vai gerar os brônquios. Eles são dois órgãos tubulares do sistema respiratório formados pela ramificação da traqueia que levam o ar para os pulmões. Já os bronquíolos são tubos menores os quais se ramificam dos brônquios.

Qual a função da traqueia e brônquios?

A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios. A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais.

O que causa o pneumotórax?

Um pneumotórax espontâneo primário é um pneumotórax que ocorre sem nenhuma causa aparente em pessoas sem doença pulmonar conhecida. Em geral, o pneumotórax espontâneo primário é provocado pela ruptura de uma pequena área debilitada do pulmão (bolha).

Qual a doença causada pela inflamação?

Por motivos ainda não completamente desvendados, a inflamação torna-se crônica e destrói os tecidos, contribuindo para uma série de doenças graves, como artrite reumatoide, câncer, diabetes e males neurológicos.

O que acontece com os alvéolos na pneumonia?

Quando um indivíduo desenvolve a pneumonia, seus alvéolos são preenchidos com secreções que impedem a entrada e a saída dos gases, ou seja, esses alvéolos tornam-se incapazes de fazer a troca do oxigênio pelo gás carbônico. Quanto maior o número de alvéolos comprometidos, mais grave se torna a situação.

Onde estão localizados os alvéolos pulmonares?

Alvéolos pulmonares são estruturas localizadas na porção respiratória do sistema respiratório, sendo encontrados após o ducto alveolar, o qual pode terminar em um alvéolo único ou em sacos alveolares, constituídos por vários alvéolos.

Qual epitélio forma a parede dos alvéolos?

Alvéolos: a parede dos alvéolos é revestida por um epitélio simples pavimentoso cujas células são denominadas pneumócitos I e II.

Onde estão localizados os brônquios bronquíolos é alvéolos pulmonares?

Cada pulmão tem cerca de 30.000 bronquíolos, eles consistem nas menores vias aéreas encontradas nos pulmões. Os bronquíolos são estruturas tubulares minúsculas com menos de 1 mm de diâmetro, a partir dele surgem outras ramificações, os ductos alveolares, os quais terminam nos alvéolos pulmonares.

Quais são os tipos de inflamação?

Pode-se classificar a inflamação em dois tipos principais: a aguda e a crônica, de acordo com a idade, duração ou tempo de evolução do processo inflamatório.

Quando a inflamação pode ser prejudicial?

No entanto, quando as respostas inflamatórias se tornam excessivas em magnitude ou duração, o papel normalmente protetor atribuído à inflamação pode se tornar prejudicial comprometendo o funcionamento adequado do organismo.

Como saber se é inflamação ou infecção?

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Quais são os tipos de pneumotórax?

O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.

Quais os riscos do pneumotórax?

As complicações do Pneumotórax podem incluir hipoxia, hipercapnia e hipotensão. A lesão pulmonar por reexpansão é incomum, e é observada com maior frequência quando há colapso pulmonar, Pneumotórax grande, reexpansão rápida ou pressão de pressão pleural negativa maior que 20cm.

Como se faz uma pneumotórax?

O pneumotórax pode ser primário ou secundário: Pneumotórax primário: a presença do ar na pleura é causada pela ruptura de bolhas preexistentes nos pulmões, em pacientes sem doença pulmonar prévia. Essa causa está muito associada ao tabagismo, quanto mais cigarros mais pneumotórax.

Quais as doenças da traqueia?

Podemos dividi-las em benignas e malignas. As doenças benignas são muito mais comuns e compreendem as estenoses traqueais, traqueomalácia, tumores benignos e miscelânea, como corpos estranhos, malformações e outras doenças específicas.

Qual é a diferença entre brônquios e bronquíolos?

Os brônquios são órgãos do sistema respiratório, que ligam a traqueia aos pulmões. São dois tubos cartilaginosos que levam o ar aos pulmões, onde se ramificam em tubos cada vez menores chamados bronquíolos.

Artigo anterior
O que significa Tsunade?
Artigo seguinte
O que nos torna mais fortes?