Qual o país com maior índice de gravidez na adolescência?

Perguntado por: Martinho Anjos  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

O país que apresenta o maior índice é a Venezuela (80,9), enquanto o Chile se afirma historicamente como o país com o menor índice com somente 49,3 bebês nascidos a cada mil meninas.

Qual a taxa mundial de gravidez na adolescência?

Quando analisamos a fecundidade específica na adolescência, no entanto, o país está acima da média mundial: são 53 adolescentes grávidas a cada mil, enquanto no mundo são 41, o que demonstra um “rejuvenescimento da fecundidade”.

Quais regiões do país com maior taxa de gravidez na adolescência explique o porquê?

A região com mais filhos de mães adolescentes é a Nordeste (180.072 – 32%), seguida da Região Sudeste (179.213 – 32%). A Região Norte vem em terceiro lugar com 81.427 (14%) nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, seguida da Região Sul (62.475 – 11%) e da Centro-Oeste (43.342 – 8%).

Qual é a taxa de gravidez na adolescência no Brasil?

Em 2000, segundo a pesquisa, as mães adolescentes foram responsáveis por 23,4% do total de nascidos vivos no país. Já em 2019, esse índice passou para 14,7%. Apesar da queda, o número ainda é preocupante. Dados do DataSUS/Sinasc apontam que a cada dia ocorrem cerca de 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes.

Que região do Brasil tem o maior número de casos de gravidez na adolescência?

Os Estados da região Norte possuem a maior porcentagem de adolescentes grávidas do país. Dos dez Estados que ocupam as primeiras posições no ranking da gravidez na adolescência, sete são da região amazônica e outros dois (Maranhão e Mato Grosso) fazem fronteira com a região.

Países com maior taxa de gravidez na adolescência

25 questões relacionadas encontradas

Qual o estado brasileiro apresenta maior índice de gravidez na adolescência é que se tem feito para Combatê-lo?

O Pará é o estado brasileiro com o maior índice de gravidez de jovens com idades entre 10 e 19 anos, de acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O levantamento do DATASUS mostra uma média de cerca de 2.600 partos por mês dentro da faixa etária no estado.

Qual a porcentagem de gravidez na adolescência no Brasil em 2021?

Proporção de Gravidez na Adolescência de 10 a 19 anos, entre as Regiões de Saúde, residentes do Estado Maranhão, 2009 a 2020. No tocante ao número de gravidez por faixa etária, no ano de 2020, os dados do Conecta SUS (2021) expressam que 94% acontece entre 15 a 19 anos, correspondendo a 21.676 mães adolescentes.

Quantas adolescentes morrem por gravidez?

A saúde das jovens é prejudicada pela gestação na adolescência. Cerca de 70 mil adolescentes morrem anualmente de causas relacionadas à gravidez e ao parto em países em desenvolvimento.

Quantos casos de gravidez na adolescência foram registrados no Brasil em apenas um ano?

No entanto, os dados ainda preocupam, já que em apenas um ano foram registrados 21 mil casos de meninas grávidas no Brasil com menos de 15 anos de idade.

Quais são as principais causas da gravidez na adolescência?

Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente e, como conseqüências foram ...

Por que a gravidez na adolescência é considerada de alto risco?

Dessa forma, toda gravidez em meninas entre 10 e 18 anos são consideradas de risco, pois há maior chance do bebê nascer com baixo peso, prematuro ou a mulher sofrer aborto espontâneo.

Porque os dados sobre as taxas de gravidez na adolescência no Brasil são alarmantes?

A situação se associa à falta de informação e ao acesso restrito a uma educação sexual integral e a serviços de saúde sexual e reprodutiva adequados, de acordo com Esteban Caballero, diretor regional do UNFPA para América Latina e Caribe.

Quantos adolescentes engravidam por ano no Brasil?

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. Hoje, 65% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos, segundo dados fornecidos pelo Hospital São Paulo, em estudo realizado entre 1996 e 1998.

Quais as principais causas da gravidez na adolescência Brainly?

As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir:
  • Primeira menstruação muito cedo;
  • Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Famílias com outros casos de gravidez precoce;
  • Conflitos e mau ambiente familiar.

Quais são os riscos de uma gravidez na adolescência?

“Na gravidez precoce tem-se o risco de doenças hipertensivas. O feto também corre o risco de nascer prematuro e com complicações como má-formação do pulmão. Por isso, falamos da importância de uma gravidez planejada”, afirma ainda o médico.

Qual o problema da gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Qual a sua opinião sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez precoce é considerada de alto risco durante a infância e a adolescência, pois aumenta a possibilidade de mortalidade da mãe e do bebê. Esse tipo de gestação também está relacionado ao aumento de doenças psicológicas, dos casos de suicídio e do abandono dos estudos.

O que o governo pode fazer para evitar a gravidez na adolescência?

Por meio do Programa Médicos pelo Brasil, criado pela Medida Provisória 890/19, o governo pretende ampliar a oferta de serviços médicos em locais de acesso mais difícil, aumentando a atenção à família e acolhendo as pessoas para que possam planejar sua vida sexual e reprodutiva.

O que pode causar uma gravidez de risco?

Assim, as principais causas de gravidez de risco são:
  1. Pressão alta e pré-eclampsia. ...
  2. Diabetes. ...
  3. Gravidez de gémeos. ...
  4. Consumo de álcool, cigarro e drogas. ...
  5. Uso de remédios perigosos durante a gravidez. ...
  6. Sistema imune fraco. ...
  7. Gravidez na adolescência ou depois dos 35 anos. ...
  8. Grávida com baixo peso ou obesidade.

Quais são os sintomas de uma gravidez de risco?

Quais são os principais sintomas de uma gravidez de risco?
  1. Vômitos e náuseas frequentes e que não passam após o primeiro trimestre da gestação;
  2. Dor ao urinar;
  3. Sangramento vaginal;
  4. Contrações uterinas antes do tempo;
  5. Perda de líquido amniótico;
  6. Ausência de movimentos do bebê por mais de um dia;

Quando a gravidez é considerada de alto risco?

“Antes dos 18 e depois dos 35, a gravidez já é considerada de alto risco”, comenta Hernandez.

Qual o período de mais risco na gravidez?

Isso porque o primeiro trimestre da gestação é a epoca em que a gravidez corre mais riscos. Nos primeiros meses é a fase em que o saco gestacional e, dentro dele, o embrião e a vesícula vitelínica, estão se instalando no útero da mãe.

O que pode ser feito para diminuir a gravidez na adolescência?

Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.

Como evitar a gravidez na adolescência redação?

Outras medidas incluem prevenir as relações sexuais sob coação; reduzir significativamente a interrupção de gestações em condições perigosas; aumentar o atendimento qualificado antes, durante e depois do parto; incluir as jovens no desenho e implementação dos programas de prevenção da gravidez adolescente; criar e ...

Qual é a importância das políticas públicas para a prevenção da gravidez na adolescência?

A gravidez não-planejada em adolescentes é uma dificuldade que muda suas vidas: no México e em âmbito mundial considera-se um problema de saúde pública, porque quanto mais jovem uma mulher engravida, corre mais risco de desenvolver doenças, como pré-eclampsia, eclampsia, hipertensão, anemia, infecções de transmissão ...

Artigo anterior
Qual é a função da mitologia?
Artigo seguinte
O que aumenta a ureia no cachorro?