O que é indenização por doença ocupacional?

Perguntado por: Isabela Núria Monteiro de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

Se for constatada alguma negligência do empregador para com as atividades dos empregados, é bem possível que o desenvolvimento de alguma doença ocupacional gere o dever de a empresa indenizar o funcionário afetado.

Como funciona a indenização por doença ocupacional?

No caso de doença ocupacional, o valor da indenização por danos morais levará em conta fatores como grau de responsabilização do empregador, sua capacidade econômica e a extensão do dano ao trabalhador (se de natureza “leve”, “média”, “grave” ou “gravíssima”).

Quem tem direito a indenização por doença ocupacional?

Após comprovação do nexo causal da doença com as atividades laborais e a responsabilidade do empregador, o empregado poderá exigir uma indenização da empresa por conta da sua doença adquirida, podendo estar propenso também a cobrança de uma indenização por danos morais, devido ao abalo emocional suportado pelo ...

O que se entende por doença ocupacional?

São classificadas como doença ocupacional qualquer tipo de complicação de saúde que o colaborador apresente em decorrência da sua atividade profissional e das condições do local de trabalho.

Qual o valor da indenização por ser demitido doente?

Se o seu nível de incapacidade foi de 50%, só terá direito a metade do salário, agora se ficou totalmente incapacitado, terá direito ao salário completo.

indenização por Doença Ocupacional

38 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a empresa demitir um funcionário doente?

Demitir um empregado com câncer ou portador de qualquer outra doença grave é ato discriminatório. Este é o entendimento majoritário dos Tribunais trabalhistas, podendo a empresa ser condenada a reintegrar seu empregado e pagar indenização equivalente.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade?

Portanto, a multa será no valor de 1 salário mensal. Se houve redução de 50% por 60 dias e o trabalhador for dispensado sem justa causa ao findar desse período, ainda teria direito a mais 60 dias de estabilidade. Portanto, a multa será correspondente à 50% do salário do funcionário multiplicada por 02 meses.

Qual a diferença entre doença do trabalho e doença ocupacional?

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

Quais os tipos de doenças que a empresa não pode demitir?

Lombalgias; Hérnias; Doenças de audição e visão; Tumores que podem ser causados pela alta exposição a alguma fibra mineral (exemplo amianto), radiação e campos eletromagnéticos.

Quais são as doenças que dão estabilidade no emprego?

6 Doenças que dão estabilidade no emprego:
  1. 6 Doenças que dão estabilidade no emprego: Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  2. Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  3. Surdez. ...
  4. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho. ...
  5. Neoplasia maligna. ...
  6. Dermatose ocupacional. ...
  7. Asma Ocupacional.

Como saber o valor de uma ação trabalhista?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Quais são os tipos de doenças ocupacionais?

Principais doenças ocupacionais
  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

Quais as doenças que mais afastam do trabalho?

1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Sem dúvidas, uma das condições que propicia o seu desenvolvimento é o ambiente laboral.

O que a empresa não pode fazer com o funcionário?

Humilhar o funcionário – assédio moral
  • Não dar nenhuma tarefa.
  • Dar instruções erradas com o objetivo de prejudicar.
  • Atribuir erros imaginários ao trabalhador.
  • Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público.
  • Impor horários injustificados.
  • Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo.

Estou com problema de coluna a empresa pode me demitir?

Estabilidade no emprego

Lembrando que é necessário o afastamento superior a 15 dias e o recebimento de auxílio acidentário. E se o problema na coluna só foi descoberto após a demissão? Nesse caso, o direito a estabilidade no emprego permanece devendo o empregado ser reintegrado.

O que dá direito à estabilidade no emprego?

O trabalhador que sofreu acidente de trabalho ou foi acometido por alguma doença ocupacional, garante a estabilidade no emprego por 12 meses, contados a partir do fim do auxílio-doença.

O que acontece se mandar embora na estabilidade?

Trabalhador demitido durante estabilidade têm direito à indenização, entenda. O Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) prevê a suspensão de contratos de trabalho e redução de salários e jornadas de trabalho.

O que pagar na indenização de estabilidade?

4 – INDENIZAÇÃO DA ESTABILIDADE

III – 100% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual igual ou superior a 70% ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Como calcular rescisão de contrato com estabilidade?

Você deve receber os seguintes direitos:
  1. Valor do salário até o dia do mês em que trabalhou.
  2. Férias vencidas (caso haja) e férias proporcionais do período, ambas com acréscimo de 1/3 (um terço) de seus valores.
  3. Horas extras, se tiver. ...
  4. 13º salário proporcional.
  5. Saque do FGTS relativo a empresa na qual se trabalhou.

Quando o funcionário volta de licença médica pode ser demitido?

Sim, a empresa pode demitir o funcionário após o tempo de estabilidade, mas apenas nos casos de auxílio doença comum. Em algumas situações, é possível que a empresa fique mais tempo com o funcionário. Porém, a possibilidade de demissão é prevista pela lei.

Quando se está de atestado pode ser demitido?

De antemão já podemos adiantar que quem está de atestado médico não pode ser demitido do emprego, até porque a doença poderá ter relação com o serviço desempenhado pelo trabalhador. Além disso, durante esse período o contrato de trabalho se encontra como interrompido ou suspenso.

Quem está de atestado pode sair?

6º, Lei 605/49 não faz distinção, o atestado médico válido não deve ser recusado. O empregado pode se ausentar do trabalho para acompanhar pais ou filhos ao médico? É possível, o pai pode se ausentar por até dois dias, para acompanhar consultas médicas e exames durante a gravidez da esposa ou companheira.

O que é doença ocupacional como ela é dividida?

Doenças profissionais: são aquelas motivadas por movimentos repetitivos ou, ainda, por meio da exposição a agentes nocivos a saúde; Doenças do trabalho, que se resumem àquelas causadas por uma atividade específica e relacionada ao trabalho, como sobrecarga e ruídos excessivos, entre outros.

Quais os tipos de riscos ocupacionais?

De um ponto de vista mais amplo, os riscos ocupacionais estão em três grupos: Riscos operacionais; Riscos comportamentais. Riscos ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

Artigo anterior
O que é atendimento indireto?
Artigo seguinte
Quando utilizar o CFOP 6411?