O que são aditivas?

Perguntado por: Daniel Leite  |  Última atualização: 10. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

3. Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos).

O que é aditiva exemplos?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

São as conjunções aditivas?

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

Para que serve aditivas?

→ Conjunções aditivas: expressam soma. A conjunção permite que à primeira oração seja acrescida uma informação. Fui ao shopping e comi um sanduíche.

Quando usar conjunção aditiva?

Conjunções coordenativas aditivas

São as que estabelecem relação de adição entre os elementos conectados, ou seja, um é o acréscimo do outro. Esse acréscimo pode ser tanto em sentido positivo quanto negativo. Veja os exemplos: Eu fui à praia e tomei bastante sol.

Orações Coordenadas: Aditiva e Adversativa

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as 5 conjunções?

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Como identificar uma oração aditiva?

a) aditivas: são aquelas que dão uma ideia de sequência ou adição de fatos ou acontecimentos. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção aditiva (e, nem). Eu não vou comer salada, nem tomar suco.

São exemplos de conjunções?

Conjunção: E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque - UOL Educação.

Quais são as 18 conjunções?

Tipos de conectivos e; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Tem vírgula depois de bem como?

Observação 2: Diante da existência de um sujeito composto, as locuções “bem como” e “assim como” podem vir entre vírgulas se o objetivo é enfocar um dos sujeitos e privilegiar a concordância verbal com o núcleo do sujeito mais importante.

Como identificar as conjunções?

As conjunções são classificadas com base na relação de dependência ou de independência estabelecida entre os elementos ou as orações unidos por elas. Orações que são compreensíveis isoladamente são chamadas de coordenadas, e, portanto, as conjunções que as ligam são as conjunções coordenativas.

O que é classificação aditiva?

São aquelas que têm sentido de adição, incluindo ou somando uma ideia à primeira oração.

O que é uma oração coordenada Sindetica aditiva?

A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. A oração coordenada sindética adversativa, por sua vez, transmite ideia de oposição à oração anterior. A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior.

Como se escreve aditiva?

aditiva | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Quais são os 3 tipos de conjunção?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Quais as 10 conjunções subordinativas?

As conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma correspondência, um paralelo em relação a oração independente. São elas: como, assim como, como se, bem como, que nem, que e do que (precedido de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tal qual, etc.

O que são as conjunções subordinadas?

As conjunções subordinativas interligam orações ou termos da oração que apresentam relação de dependência sintática. As conjunções subordinativas ligam termos ou orações que são interdependentes.

Como separar orações aditivas?

# As orações coordenadas sindéticas, isto é, aquelas que possuem conjunções, são sempre acompanhadas da vírgula, menos as aditivas – aquelas que dão uma ideia de adição. Vamos ver alguns exemplos? Não fui ao seu aniversário, mas trouxe o presente hoje.

Quais são as orações subordinadas?

Há três tipos básicos de orações subordinadas: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Artigo anterior
Qual vacina é eficaz contra a variante?
Artigo seguinte
Que significa MV em medicina?