Qual o objetivo principal da corrente filosófica contemporânea?

Perguntado por: Lara Cláudia de Magalhães  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

Qual é o foco filosófico do período contemporâneo?

A filosofia contemporânea foi desenvolvida ao longo do século XVIII. O marco filosófico deste período foi a Revolução Francesa, que ascendeu a reflexão sobre as diferenças de classe dentro da sociedade. Assim, esse período reflete aos séculos XVIII, XIX e XX.

Quais as principais ideias da filosofia contemporânea?

As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são: Marxismo. Positivismo. Racionalismo.

Qual é a principal marca da filosofia contemporânea?

Podemos dizer que a principal marca da Filosofia Contemporânea é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.

O que estuda a filosofia contemporânea?

A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte. Liberdade Conduzindo o povo, Delacroix, 1830.

Filosofia Contemporânea | Períodos da História da Filosofia

41 questões relacionadas encontradas

O que é que a filosofia estuda?

A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área.

Qual é o papel da filosofia na contemporaneidade?

Assim compreendida a Filosofia – como sendo uma entre as diversas formas de manifestação cultural do complexo e multifacetado ser humano -, torna-se evidente que seu papel na sociedade contemporânea é apenas o de um participante em um debate entre distintas e complementares áreas de conhecimento.

Quais são as principais características da filosofia?

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

Quais são as principais características da filosofia moderna?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Qual é o objetivo principal da filosofia antiga?

A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.

São temas da filosofia contemporânea exceto?

2a Questão (Ref.: 201301159424) Pontos: 1,0 / 1,0 São temas da Filosofia Contemporânea, exceto: as relações entre saber e poder; a inserção das questões econômicas e sociais.

Quais são as principais correntes filosóficas?

Principais correntes filosóficas
  • Idealismo. Para os filósofos idealistas, tudo o que existia no mundo exterior ao eu, isto é, no mundo material, era resultado do trabalho da mente e das ideias. ...
  • Materialismo. ...
  • Escolástica. ...
  • Racionalismo. ...
  • Empirismo. ...
  • Pragmatismo. ...
  • Fenomenologia. ...
  • Existencialismo.

Quais foram as duas principais correntes filosóficas?

A fenomenologia, que se interessa pela consciência reflexiva ou o sujeito do conhecimento, e a filosofia analítica, que se interessa pelas formas e modos de funcionamento da linguagem.

Quais são as principais características da filosofia moderna e em quais pontos são contrários à filosofia medieval?

O racionalismo tinha como base a razão e o empirismo, por sua vez, se baseava na experiência. Devemos destacar que ao contrário das teorias dos pensadores das correntes filosóficas medievais, que se baseavam nas relações entre o homem e Deus, a filosofia moderna tem como objeto de estudo o próprio ser humano.

Qual é a filosofia moderna?

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

Quais são os principais períodos da filosofia moderna?

A filosofia moderna é toda a filosofia desenvolvida na chamada Era Moderna, entre o século XV (englobando os períodos finais da Renascença) e o século XIX.

Qual é a principal característica do saber da filosofia?

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Quais são as principais características da filosofia grega?

Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas. Costuma-se dividir a Filosofia Grega em quatro períodos: Não pare agora...

Quais são as principais características da filosofia e da ciência?

A filosofia da ciência busca ser a questionadora maior das hipóteses que abrangem o método científico. Ela reflete, questiona e provoca o saber científico, de modo a desenvolvê-lo. Enquanto a ciência se posiciona em estudar problemas específicos de fenômenos naturais, a filosofia busca o estudo mais abrangente e geral.

Qual o papel da filosofia no século 21?

Além de uma compreensão filosófica dos problemas sociais e considerando que estamos diante de uma sociedade cada vez mais global, a filosofia também precisa refletir sobre este novo modelo de sociedade.

Qual o papel da filosofia no Brasil nos dias atuais?

O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no Brasil atual, visto que, para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da Nação, é necessária a discussão de ideias e uma maior reflexão a respeito dos papéis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.

Quais assuntos A filosofia estuda?

Os grandes temas vistos no curso de Filosofia são:
  • História da Filosofia.
  • Teoria do Conhecimento.
  • Ética.
  • Lógica.
  • Problemas Metafísicos.
  • Filosofia Política.
  • Filosofia da Ciência (Epistemologia)
  • Estética.

Qual é o principal foco do estudo da Filosofia?

· A filosofia é uma ciência. · É considerada uma ciência, pois ocorre pesquisa científica. 1 Qual o principal foco da filosofia? · A clarificação para todas as coisas.

Quais as duas principais correntes filosóficas existencialistas e em que acreditam seus principais pensadores?

O existencialismo sofreu influência da fenomenologia (fenômenos do mundo e da mente), cuja existência precede a essência, sendo dividido em duas vertentes: existencialismo ateu: negam a existência de uma natureza humana. existencialismo cristão: essência humana corresponde um atributo de Deus.

Quais foram as duas principais correntes filosóficas e religiosas surgidas na China antiga?

O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação.

Artigo anterior
Como fixar na tela inicial?
Artigo seguinte
Qual a nota mais grave do violino?