O que é um material agregado?

Perguntado por: Mónica Ângela Domingues Almeida Pinheiro  |  Última atualização: 25. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

Os agregados são materiais primordiais na formulação do concreto. Descubra a diferença entre eles e o ideal para a sua necessidade. Os agregados são responsáveis por fornecerem distribuição granulométrica, absorção de água, porosidade e resistência à compressão aos concretos, portanto são primordiais na sua formulação.

O que é material agregado?

Os agregados são fragmentos de rochas popularmente conhecidos como “areias” e “pedras”. São grãos que não têm volume nem forma definidos. Geralmente, tais materiais são inertes com propriedades e dimensões adequadas para serem utilizados em obras de engenharia civil.

Qual é a função dos agregados?

Os agregados determinam várias características dos concretos, como resistência e retração. São responsáveis pela absorção da água, porosidades e resistência à compressão, por exemplo.

O que é aglomerante e agregado?

Um aglomerante, aglutinante ou ligante é um material geralmente pulverulento que tem a finalidade de aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando, desta forma, a resistência do material resultante.

Qual a diferença entre agregado graúdo e miúdo?

Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.

AULA 02 - AGREGADOS PARA CONCRETO (INTRODUÇÃO) # Materiais de Construção

45 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica dos agregados?

Os agregados, devem apresentar resistência a abrasão, principalmente porque é uma propriedade que está relacionada com a aderência entre pneu e pavimento. Os agregados utilizados para misturas asfálticas devem apresentar elevada resistência a abrasão, caracterizada por uma baixa perda de massa no ensaio descrito.

São exemplos de agregado miúdo?

O agregado miúdo pode ser a areia de origem natural, a areia feita através da britagem das rochas ou até mesmo a mistura das duas. Aqui, os grãos devem passar pela peneira ABNT 4,8mm e ficar retidos na peneira ABNT 0,075mm.

Como podemos classificar os agregados?

Agregados leves, normais e pesados

Outro fator que define a classificação dos agregados é a massa específica aparente. Nesse quesito, podem ser divididos em leves (argila expandida, pedra-pomes e vermiculita), normais (pedras britadas, areias e seixos) e pesados (hematita, magnetita e barita).

Quais são as três classificações dos agregados?

Confira a seguir os principais:
  1. Agregado miúdo. O do tipo miúdo pode ser produzido com areia natural, britas de rochas estáveis ou até mesmo de ambos materiais. ...
  2. Agregado artificial ou natural. Este tipo leva em consideração a origem do seu material. ...
  3. Agregado graúdo. ...
  4. Agregados leve, normal ou pesado.

Quais são os materiais aglomerantes?

Os principais aglomerantes são:

Cimento; Cal Aérea; Cal Hidráulica; e. Gesso.

O que é um agregado miúdo?

Existem 3 tipos de agregados considerados miúdos: a areia vinda de fontes naturais, a areia industrial, como a nossa Areia do Futuro e a mistura de ambas. De acordo com as normas ABNT, esses grãos estão entre 4,8 mm e 0,075 mm. Além disso, um bom agregado miúdo precisa conter grãos de várias granulometrias.

Onde os agregados são aplicados?

Os agregados podem ser utilizados em vários seguimentos: habitações populares, edificações residenciais, comerciais, industriais e obras públicas, serviços de infraestrutura, pavimentação e manutenção de ruas e estradas, entre outras utilizações.

O que são agregados artificiais?

O agregado artificial é conhecido por ser composto de pedras e areias de rochas. Sua diferença aos demais tipos está na modificação do seu tamanho, que é feita por ação humana. Já o agregado natural, assim como o nome já sugere, vem da natureza: das areias de rios e barrancos.

O que é a granulometria dos agregados?

a) Granulometria: É a ciência cujo objetivo é medir e determinar a forma do grão do agregado. das dosagens do concreto. parcelas constituídas de grãos de cada diâmetro, expressas em função da massa total do agregado.

Para que serve a granulometria dos agregados?

-A granulometria do agregado, representada pela curva de distribuição granulométrica, é uma das características que asseguram estabilidade* aos pavimentos, em consequência do maior atrito interno obtido por entrosamento das partículas, desde a mais graúda à partícula mais fina.

O que é um agregado natural?

Os agregados naturais são encontrados na natureza, como areias de rios e pedregulhos, também chamados cascalho ou seixo rolado. Já os agregados artificiais, são aqueles para as características finais, como as britas e areias.

Qual é o papel dos agregados leves na construção civil?

Agregados leves são agregados minerais expandidos, ou de origem sintética como o EPS, com peso específico reduzido e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico para concretos e argamassas. Os agregados expandidos proporcionam leveza e evitam trincas e rachaduras, além de diminuir o peso próprio do concreto.

Quais as impurezas que podem existir em um agregado?

Segundo Bauer (2008), as principais impurezas presentes nos agregados são:
  • Partículas de origem orgânica ou mineral, que podem dar origem a reações químicas expansivas com o cimento.
  • Partículas com dimensões iguais ou inferiores às do cimento, que interferem na estrutura do material hidratado, enfraquecendo-o.

Como ocorre a formação dos agregados?

A formação de agregados no solo ocorre, de maneira geral, em duas etapas: a primeira corresponde à aproximação das partículas do solo, decorrente das variações do conteúdo de água, favorecida pelos ciclos de umedecimento e secagem, pela ação mecânica das raízes e hifas de fungos ou pela atração eletrostática entre as ...

O que é agregado na química?

Em química, um agregado atômico ou agregado atómico frequentemente designado pelo termo inglês cluster é um grupo de átomos ligados, de tamanho intermediário entre uma molécula e um sólido de grande tamanho, massa ou volume.

São agregados de minerais que ocorrem?

O que são rochas? As rochas são, por definição, agregados de um ou mais minerais consolidados. Elas são formadas por meio de processos naturais e dispõem de coloração e textura distintas, que variam de acordo com a sua composição mineralógica, origem e formação.

Quais são os principais agregados utilizados na construção civil?

Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita. Brita, tipo de agregado graúdo. A denominação agregado tem substituído o termo inerte, utilizado anteriormente por acreditar-se que esses materiais não tomavam parte nas reações de pega e endurecimento do cimento.

O que é agregado misto?

agregado Reciclado Misto (ARM): agregado reciclado constituído por uma mistura de materiais cimentícios (concreto, argamassas, blocos pré-moldados de concreto etc.) e materiais cerâmicos (blocos e telhas de cerâmica etc.)

O que é inchamento do agregado?

Inchamento de agregado miúdo: Fenômeno de variação do volume aparente provocado pela adsorção de água livre pelos grãos e que incide sobre sua massa unitária.

Artigo anterior
Qual recurso cabível após sentença?
Artigo seguinte
Qual a temperatura mais alta registrada na Rússia?