O que quer dizer mutuamente exclusivos?

Perguntado por: Leonor Pinto  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

Dois eventos são eventos mutuamente exclusivos se eles não podem ocorrer ao mesmo tempo. Um exemplo disso é o lançamento de uma moeda, o qual pode resultar em cara ou coroa, mas não ambos.

O que são eventos mutuamente exclusivos?

são mutuamente exclusivos, se eles não puderem ocorrer simultaneamente (é um ou o outro), ou seja a ocorrência de um exclui a ocorrência do outro.

O que são eventos não mutuamente exclusivos?

Eventos não mutuamente exclusivos: Se dois eventos possuem elementos em comum, eles não são mutuamente exclusivos, ou seja, A ∩ B = ∅.

Qual a diferença entre eventos independentes e mutuamente exclusivos?

expressões querem dizer a mesma coisa: que os eventos não se sobrepõem. Entretanto, eventos mutuamente exclusivos – se ocorre um, o outro não pode ocorrer – não são independentes.

Qual a definição de eventos mutuamente excludentes na probabilidade?

Probabilidade de eventos mutuamente excludentes

Diz-se que dois eventos são mutuamente excludentes (ou mutuamente exclusivos) quando não podem ocorrer simultaneamente.

PROBABILIDADE DA UNIÃO E EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS | AULA 4

32 questões relacionadas encontradas

O que é um evento dependente?

Para que os eventos sejam considerados dependentes, deve-se ter uma influência sobre a probabilidade do outro ser. Em outras palavras, um evento dependente só pode ocorrer se outro evento ocorrer primeiro. ... A ocorrência de um evento exerce um efeito na probabilidade de outro evento.

O que é complemento de um evento?

Em teoria das probabilidades, o complementar de qualquer evento A é o evento [não A], i.e. é o evento B tal que A ∪ B = Ω e A ∩ B = Ø, onde Ω é o espaço amostral (conjunto universo). Isto significa que o evento A e seu complementar [não A] são mutuamente exclusivos.

Quando é que dois eventos mutuamente exclusivos?

Dois eventos são eventos mutuamente exclusivos se eles não podem ocorrer ao mesmo tempo. Um exemplo disso é o lançamento de uma moeda, o qual pode resultar em cara ou coroa, mas não ambos.

O que são eventos independentes?

Em probabilidade, dizemos que dois eventos são independentes quando o fato de saber que um evento ocorreu não altera a probabilidade do outro evento.

Como se calcula a probabilidade da intersecção?

Se a intersecção entre os conjuntos A e B formam um conjunto não vazio, indica que eles possuem elementos em comum, dessa forma a probabilidade da união desses dois eventos pode ser definida da seguinte forma A U B = A+B – (A ∩ B), então: p(A U B) = p(A) + p(B) – p(A ∩ B)

O que significa dois eventos mutuamente excludentes de um exemplo de dois eventos mutuamente excludentes e outro de dois eventos mutuamente não excludentes?

Dois eventos são mutuamente excludentes quando a ocorrência de um excluir a ocorrência do outro. ... Seja A evento de sair cara e B o evento de sair coroa. Logo, P(A/B)=0 e P(B/A)=0. Para eles serem independentes, eles precisariam ter P(A/B)=P(A) e P(B/A)=P(B).

Qual a probabilidade de um evento impossível?

Quando o evento é igual ao espaço amostral, ele é chamado de evento certo e sua probabilidade de ocorrência é de 100%. Quando um evento é igual ao conjunto vazio, ele é chamado de evento impossível e possui 0% de chances de ocorrência.

Como calcular probabilidade complementar?

Existem duas formas de calcular a probabilidade de ocorrência de um evento complementar: Calcular a probabilidade de o evento ocorrer e depois diminuir o número obtido de 100% (ou diminuir de um, no caso de haver números decimais no lugar de porcentagens);

Como se calcula a probabilidade da união de dois eventos mutuamente exclusivos e não mutuamente exclusivos?

= P(A) + P(B) – P(A ∩ B) Portanto, a probabilidade da união de dois eventos é igual à soma da probabilidade de cada um desses eventos ocorrerem menos a intersecção entre esses os dois.

O que são eventos dependentes exemplos?

Exemplos de eventos dependentes

Por exemplo: existem apenas 52 cartas em um baralho, e todas são pretas ou vermelhas, têm números, imagens de reis e rainhas e símbolos como espadas, ases, ouros e paus. Assim, caso alguém pegue duas cartas em um jogo, essa pessoa pode calcular a probabilidade de quais cartas tirou.

Como se calcula a probabilidade de dois eventos independentes?

= P(A). P(B). Ora, a probabilidade de sair vermelha na primeira retirada é 10/30 e a de sair azul na segunda retirada 20/30. Daí, usando a regra do produto, temos: 10/30.20/30=2/9.

Como se calcula a probabilidade de ocorrer um ou outro evento quando os dois são mutuamente exclusivos?

Se dois eventos são mutuamente exclusivos, a probabilidade de que um ou outro ocorra é igual à soma das probabilidades de que cada um deles se realize, ou seja, os elementos desses eventos não se repetem.

Qual o significado de espaço amostral e eventos?

Espaço amostral: para cada experimento aleatório E, define-se espaço amostral S o conjunto de todos os possíveis resultados desse experimento. Evento A: ocorrer faces iguais. ...

O que é probabilidade de eventos dependentes?

Na matemática, a probabilidade condicionada refere-se à probabilidade de um evento A sabendo que ocorreu um outro evento B e representa-se por P(A|B), lida "probabilidade condicional de A dado B" ou ainda "probabilidade de A dependente da condição B".

Como calcular probabilidade de eventos dependentes?

Note que para se obter a probabilidade de ocorrerem dois eventos sucessivos, que é p(A∩B), basta multiplicar a probabilidade de um deles ocorrer pela probabilidade de ocorrer o outro, sabendo que o primeiro já ocorreu.

Como se calcula a probabilidade?

Como se calcula a probabilidade? A probabilidade é calculada por meio de uma divisão simples. Basta dividir o número de eventos pelo número de resultados possíveis, conforme se vê na fórmula p = n(e)/n( Ω ). Exemplo: Há uma possibilidade de tirar 3 num dado de 6 números, logo 1/6.

Artigo anterior
O que fazer quando uma pessoa tem um ataque de overdose?
Artigo seguinte
O que é uma paisagem humanizada?