O que o traumatismo craniano pode causar?

Perguntado por: Sebastião Lopes  |  Última atualização: 14. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Quais são as sequelas de um traumatismo craniano?

O traumatismo craniano pode provocar sequelas como alterações de comportamento, perda dos movimentos de partes do corpo, alterações da visão ou controle da respiração e problemas intestinais ou urinários, que podem surgir logo após o trauma, ou um tempo depois.

Como fica uma pessoa que sofre traumatismo craniano?

As pessoas com traumatismos cranianos menores poderão sofrer de dores de cabeça ou tonturas. As pessoas com traumatismos cranianos mais graves poderão perder a consciência ou ter sintomas de disfunção cerebral.

Quais as consequências de um traumatismo craniano?

As complicações mais comuns que acometem as vítimas do TCE incluem o edema cerebral, laceração de vasos, fístula liquórica, hidrocefalia, convulsões, epilepsia, formação de abscesso cerebral, rinorréia e otorréia liquórica, lesão de nervos, hematomas que podem criar lesões expansivas adicionais, infecções como: ...

É possível se recuperar de um traumatismo craniano?

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Traumatismo craniano: o que é? E quais sequelas pode causar?

15 questões relacionadas encontradas

Como fica o cérebro após um traumatismo craniano?

As sequelas após um traumatismo craniano podem variar amplamente, sendo influenciadas por fatores como a gravidade da lesão, a área do cérebro afetada e o tempo decorrido até o tratamento. As sequelas podem se manifestar em diversas formas, impactando as habilidades cognitivas, físicas e emocionais do indivíduo.

Tem como sair de um traumatismo craniano sem sequelas?

- Quando os traumas são leves e esparsos, geralmente o paciente não apresenta alguma sequela que afete sua rotina. Apenas em casos em que o atleta pratica esportes de contato, como boxe, existem alguns casos que o indivíduo apresente alguma perda cognitiva a longo prazo.

O que é um traumatismo craniano leve?

Definição. O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

Qual o tipo de cirurgia para traumatismo craniano?

A depender do que o paciente teve pode ser necessário fazer mais de uma cirurgia. Se ele teve uma lesão intracraniana e precisou de uma neurocirurgia para evacuar um hematoma, fazer uma craniectomia descompressiva, isso é uma cirurgia que precisa acontecer de forma imediata.

Qual exame detecta traumatismo craniano?

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

O que acontece quando a pessoa tem traumatismo?

O traumatismo craniano acontece quando um impacto externo danifica o cérebro, e a gravidade dessa lesão pode variar — de uma leve concussão (que atinge todo o órgão e leva à perda temporária de consciência) a danos graves ao cérebro, como contusão (ruptura dos tecidos e vasos) ou coágulo sanguíneo.

Quanto tempo demora uma cirurgia de traumatismo craniano?

Nos procedimentos em que é necessária a abertura de uma “janela” no crânio (ou craniotomia) para acesso a lesões cerebrais, como um aneurisma cerebral, por exemplo, a cirurgia pode durar de 2 a 8 horas, ou mais, a depender da complexidade do procedimento.

Onde a pancada na cabeça e perigosa?

Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.

Quanto tempo ficar em observação para pancada na cabeça?

Tratamento. A maioria das pessoas com uma lesão pequena na cabeça não precisa de tratamento de emergência. No entanto, é importante observar atentamente a pessoa que teve uma lesão na cabeça por 24 horas, para garantir que qualquer alteração nos sintomas seja notada rapidamente.

Qual o tratamento para traumatismo cranioencefálico?

O tratamento do TCE grave visa à monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) e à manutenção da perfusão cerebral, bem como otimização da oxigenação e da Pressão Arterial (PA) e o controle da temperatura, glicemia, convulsões e outros potenciais insultos que possam levar à lesão cerebral secundária.

Como fica uma pessoa depois de uma cirurgia na cabeça?

Os efeitos secundários no pós-operatório

Nos primeiros dias após a cirurgia, os sintomas mais frequentes são dores de cabeça (cefaleia) ou desconforto, cansaço ou debilidade. Outras complicações são: 1) Edema. Inchaço no encéfalo provocado pela maior quantidade de sangue ou de líquido cefalorraquidiano.

Qual o valor de uma cirurgia no crânio?

“As cirurgias plásticas de reconstrução do crânio pós-craniectomia descompressiva envolvem um alto custo, incluindo a malha de titânio e porcelanato usada atualmente, totalizando um gasto entre R$ 140 mil e R$ 200 mil por paciente, o que torna sua realização no SUS economicamente inviável”.

O que acontece quando o cérebro está inchado?

Esse aumento do volume pode resultar no aumento da pressão dentro do crânio, que prejudica o fluxo sanguíneo cerebral e afeta também a oxigenação do cérebro.

Quando uma pancada na cabeça é preocupante?

“Em caso de pancadas na cabeça, principalmente de crianças e idosos, não se deve negligenciar e, no caso de sonolência, vômitos e convulsões, especificamente, é imprescindível procurar uma unidade de saúde”, sentencia o gestor da saúde estadual.

Quais as complicações do trauma crânio encefálico?

Hidrocefalia. A hidrocefalia comunicante é a forma mais comum após o TCE e ocorre quando a obstrução é no espaço subaracnóideo. Pacientes com hidrocefalia podem apresentar náuseas, vômitos, cefaleia, papiledema, demência, ataxia e/ou incontinência urinária.

Quais são os 3 tipos de TCE?

Sinais e sintomas de lesão encefálica traumática
  • 13 a 15 é TCE leve.
  • 9 a 12 é TCE moderado.
  • 3 a 8 é TCE grave.

Quais as chances de sobreviver a uma hemorragia cerebral?

No entanto, suas taxas de mortalidade são maiores, podendo variar de 40% a 60%. Por isso é importante ressaltar que o tratamento deve ser feito o quanto antes, a fim de que seja maior a chance de recuperação completa.

Qual a chance de sobreviver a um politraumatismo?

A maioria dos casos de politraumatismo leva a óbito.

O que não fazer depois de bater a cabeça?

A recomendação é antiga, mas importante: Não é aconselhável dormir imediatamente após sofrer um golpe na cabeça, pois isso poderia desencadear outros sintomas. No entanto, se a pessoa não tiver vômitos, dificuldade em andar ou dores fortes no pescoço e na cabeça, pode descansar normalmente depois de algumas horas.

Quando bate a cabeça tem que fazer tomografia?

A cada ano, centenas de crianças que batem a cabeça em algum lugar passam por tomografias computadorizadas a fim de verificar se sofreram lesões cerebrais sérias, mas um novo estudo constata que boa parte desses exames de alta radiação são desnecessários.

Artigo anterior
O que é a RDC 44 2009 da Anvisa?
Artigo seguinte
Qual foi o maior dinossauro de todos os tempos?