O que preciso saber sobre lúpus?
Perguntado por: Wilson Cardoso de Henriques | Última atualização: 15. März 2025Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".
O que uma pessoa com lúpus não pode fazer?
Evitar fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta; tratar as infecções; evitar o uso de estrógenos e de outras drogas; evitar a gravidez em fase ativa da doença e evitar o estresse são algumas condutas que os pacientes devem observar, na medida ...
Quais os cuidados que uma pessoa com lúpus deve ter?
Que outros cuidados as pessoas com lúpus devem ter? Além do tratamento com remédios, as pessoas com LES devem ter cuidado especiais com a saúde incluindo atenção com a alimentação, repouso adequado, evitar condições que provoquem estresse e atenção rigorosa com medidas de higiene (pelo risco potencial de infecções).
O que uma pessoa com lúpus deve evitar?
Durante a dieta para lúpus deve-se diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, e sorvetes, e alimentos ricos em gordura, como frituras, biscoitos e pizzas, porque esses alimentos favorecem a inflamação do organismo, promovendo o surgimento de situações, como pressão alta, ganho de peso e ...
O que se deve fazer para viver com lúpus?
Autocuidado: manter a alimentação saudável, repouso adequado e higiene para evitar infecções e não forçar alterações no sistema imunológico. Autoconhecimento: evitar situações de estresse emocional que podem reativar a doença e reconhecer os sinais do corpo de que é preciso antecipar a consulta ao médico.
Você sabe o que é lúpus? Entenda causas, sintomas e tratamentos
O que piora o lúpus?
Os gatilhos para desencadear o Lúpus, de acordo com a ciência, são: Luz solar: a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus. Além disso, esse tipo de postura também pode provocar câncer de pele.
Quem tem lúpus corre risco de vida?
A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a controlar as crises e a evolução da enfermidade. Segundo o deputado, a mortalidade de um portador de lúpus é de cinco a 10 vezes superior à da população em geral, mesmo sob tratamento. Além disso, de 18% a 33% se tornam incapazes para o trabalho.
Como é a crise de lúpus?
Muitas pessoas se sentem muito cansadas ou têm dor, erupções na pele, febre, dor de estômago, dor de cabeça ou tonturas imediatamente antes de um surto. O paciente pode perceber que seus sintomas se intensificam depois da exposição ao sol ou depois de um longo dia de trabalho.
Quais são as crises de lúpus?
(Lúpus eritematoso disseminado ou lúpus)
Podem se desenvolver problemas nas articulações, sistema nervoso, sangue, pele, rins, trato gastrointestinal, pulmões e outros tecidos e órgãos. Exames de sangue e, às vezes, outros exames são realizados para elaborar o diagnóstico.
Quais são os direitos dos portadores de lúpus?
O Projeto de Lei 1456/23 equipara pessoas com lúpus à pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. O texto garante aos portadores da doença os direitos previstos em lei para pessoas com deficiência, como o direito a não discriminação e a atendimento prioritário.
Quais órgãos o lúpus ataca?
O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos. A condição é capaz de afetar diversos sistemas do corpo, como articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.
Como acalmar o lúpus?
- Durante uma crise de Lúpus, priorize suas atividades e reduza a escala em qualquer coisa que não esteja no topo da lista. ...
- Tente dormir o quanto for possível, aumente a ingestão de alimentos anti-inflamatórios , como probióticos, frutas vermelhas e outros.
- Tente manter um diário para acompanhar todos os dias.
Qual é a melhor vitamina para quem tem lúpus?
Evidências sugerem que a vitamina D tenha um grande potencial na regulação da resposta imunológica. Diversos estudos têm demonstrado que a deficiência e a insuficiência de vitamina D estão presentes em várias doenças autoimunes, em especial no LES: seus níveis estão inversamente relacionados com a atividade de doença.
Porque quem tem lúpus não pode pegar sol?
O sol pode comprometer todos os órgãos envolvidos na doença, por isso, quem tem lúpus precisa redobrar os cuidados. Ainda segundo a reumatologista, o portador do LES deve evitar também lugares que possa penetrar luz solar: “O contato com o sol provoca crises de atividade do lúpus.
Quem tem lúpus pode fazer esforço?
Nada impede que a pessoa que tem Lúpus faça actividade física, desde que seja com conhecimento do médico assistente e adequado às eventuais limitações existentes. Há pouca evidência científica sobre qual o melhor tipo de exercício físico para doentes com LES, mas a sua importância é reconhecida.
Qual é o tipo mais grave do lúpus?
Lúpus Sistêmico
Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.
Quantos anos vive com lúpus?
Outro complicador é que a atividade da doença (e o seu tratamento) aumentam o risco de infecções oportunistas. Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.
O que o lúpus pode causar no cérebro?
Cerca da metade das pessoas com lúpus pode apresentar confusão, perda da memória e dificuldade de concentração. Esses sintomas são conhecidos como psicose lúpica e são consequência de problemas na área do pensamento ou cognitiva.
Quem tem lúpus pode ter raiva?
O estado emocional tem sido cada vez mais reconhecido como um fator importante na manifestação e progressão do lúpus. O estresse e sua conexão com o lúpus: O estresse crônico tem sido associado a um aumento na atividade do sistema imunológico, o que pode desencadear e agravar os sintomas do lúpus.
Qual remédio quem tem lúpus não pode tomar?
Uso de corticoides no tratamento do lúpus
Quando utilizados em doses elevadas (acima de 40 mg por dia) e por um período longo, podem causar problemas como sobrepeso, catarata, hipertensão (pressão alta), depressão etc.
Quais são os primeiros sinais do lúpus?
- Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
- Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
- Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
- Febre acima de 37,5º C;
- Cansaço excessivo;
- Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;
Quem tem lúpus sente dor nas pernas?
Em pessoas com lúpus, a miosite é menos comum que a artrite, mas também pode ocorrer como parte da atividade da doença. As pessoas com miosite têm fraqueza e dor nos músculos dos braços, pescoço e pernas. A miosite também pode aparecer em uma doença “prima” do lúpus, conhecida como doença mista do tecido conjuntivo.
Qual é o médico que cuida de lúpus?
Os médicos mais indicados para realizar uma investigação são os reumatologistas. Caso o lúpus provoque inflamações na pele, os dermatologistas também podem diagnosticar.
Quem tem lúpus não pode beber muita água?
Apesar da diversidade de sintomas, é possível conviver com a doença, através de tratamento correto e adoção de alguns hábitos de vida importantes, como ter uma alimentação saudável, ingerir muita água, evitar bebida alcoólica, tabagismo e exposição ao sol e praticar atividade física regularmente.
Quem tem a doença lúpus tem direito a aposentadoria?
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).
Porque Tissaia transformou alunas em enguias?
Qual a diferença entre ameaça vulnerabilidades e riscos?