O que precisa para comprovar deficiência auditiva?

Perguntado por: Leticia Mia Gaspar  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

O consenso médico é de que, para que você seja considerado PCD auditivo, é necessário comprovar perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. Existem ainda diferentes graus de deficiência auditiva: Surdez leve: entre 26 a 40 dB. Surdez moderada: entre 41 a 70 dB.

Como provar minha deficiência auditiva?

Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Quando se considera uma pessoa deficiente auditiva?

Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada. E é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

Como tirar a carteirinha de deficiente auditivo?

O candidato deve levar um laudo médico especificando a sua deficiência auditiva e o exame audiométrico com laudo com no máximo 03 (três) meses de validade. Para obter a permissão para dirigir, deverá realizar o exame psicotécnico e exame médico.

Quem pode dar laudo de surdez?

O laudo médico pode ser emitido por qualquer médico, empregado da empresa ou não, porém em alguns casos é necessária a avaliação de um especialista.

Webpalestra: Direitos das pessoas com deficiência auditiva

22 questões relacionadas encontradas

Como conseguir laudo de surdez?

Esse laudo médico é fácil de se conseguir, basta na consulta com o especialista (OTORRINO) pedir um atestado com a sua perda, motivo, código da deficiência (CID), CPF e RG. Esse documento é valido para concurso por 1 ano e no próprio edital eles repassam as informações, por isso é muito importante ler o edital.

Quem diagnóstica surdez?

O médico otorrinolaringologista faz o diagnóstico e determina os tratamentos principais de acordo com a causa. Se for recomendado o uso de aparelhos auditivos convencionais ou implante coclear, o paciente é encaminhado para o fonoaudiólogo. Ele é o responsável por avaliar a perda auditiva e recomendar o aparelho ideal.

Quanto custa uma habilitação especial?

Mais os valores de despachantes e aulas teóricas e práticas que giram em torno de R$ 1.800 reais, sendo assim, valor total para tirar CNH PCD é de: R $2.258,33 reais para conseguir tirar a CNH PCD.

Quem tem direito à carteirinha de deficiente?

QUEM PODE SOLICITAR? A Carteira de Identidade Diferenciada e o Crachá Descritivo serão destinados, exclusivamente, aos cidadãos com deficiência física, mental, visual, auditiva e/ou intelectual.

Como faço para ter o Cid?

Para conseguir o seu laudo de deficiência, você precisa fazer a solicitação em algum destes estabelecimentos:
  1. Hospital ou serviço onde foi diagnosticada a sua deficiência e foram realizados os primeiros atendimentos;
  2. Hospital onde você faz a reabilitação atualmente;

Qual o percentual de perda auditiva é considerado deficiente?

O consenso médico é de que, para que você seja considerado PCD auditivo, é necessário comprovar perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. Existem ainda diferentes graus de deficiência auditiva: Surdez leve: entre 26 a 40 dB. Surdez moderada: entre 41 a 70 dB.

Quando uma pessoa é considerada surda?

As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva?

Por fim, para se ter certeza entre as diferenças entre surdez e deficiência auditiva, vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), salienta que a profundidade da perda auditiva é o que define cada um dos termos. Ou seja, perda parcial = deficiência, perda total = surdez.

Qual o valor de uma indenização por perda auditiva?

Um trabalhador que teve perda auditiva decorrente de acidente de trabalho por equiparação receberá indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil mais salários referentes ao período de estabilidade, conforme decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).

Qual Cid é considerado deficiente auditivo?

Sendo assim, a CID de perda auditiva se refere à classificação das doenças relacionadas ao sistema auditivo, que geralmente recebem um código entre H60 e H95, já que essa é a categoria chamada “Doenças do ouvido e da apófise mastóide”. Para que você entenda ainda melhor, separamos alguns exemplos.

Qual é o CID para deficiência auditiva?

CID10 - H90 - Perda de Audição Por Transtorno de Condução Eou Neuro-sensorial.

Como se tira o CPF de pessoa deficiente?

Os documentos necessários para a emissão de 1ª via são: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); 3 (três) fotos 3X4 padrão para documento; cópia do CPF quando houver; comprovante de residência atual com CEP (original e cópia), – Água ou luz ou telefone fixo ou fatura de cartão de crédito.

Quanto tempo demora para tirar CNH especial?

O processo para tirar a carteira de motorista especial dura no máximo 12 meses. No entanto, você não precisa necessariamente levar todo esse tempo, podendo agilizar as etapas junto ao Detran e à autoescola. É possível realizar duas aulas práticas por dia, por exemplo.

Como funciona a CNH especial?

O que é CNH especial? A Carteira Nacional de Habilitação especial tem o mesmo valor da CNH comum e funciona da mesma maneira que o modelo tradicional. A única coisa que difere a CNH especial é que ela apresenta um campo de observações, que indica as restrições que a pessoa com necessidades especiais terá ao dirigir.

Como tirar a carteira de motorista especial?

Para tirar a CNH especial, você precisa entrar em contato com o Detran para obter o endereço do local mais próximo e:
  1. Ter 18 anos.
  2. Levar RG e CPF (original e cópia)
  3. Levar uma foto 3×4 colorida e de fundo branco.
  4. Levar um comprovante de residência.

Como é feito o exame de surdez?

Como é feito o exame de audiometria? No exame de audiometria tonal, o paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o examinador e o paciente ficarão em contato visual. O paciente deve, então, colocar um fone de ouvido de alta precisão.

Como faço para conseguir um laudo médico?

Solicitar Laudo Médico
  1. Pedir o serviço. - Entre no Meu INSS; - Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer. - Clique em “Laudos Médicos”, depois em “Solicitar” e aguarde. ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: - Entre no Meu INSS;

Onde conseguir laudo médico PCD?

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

Quais as deficiências que se enquadram em PCD?

Ausência de um membro; Nanismo; Paralisia cerebral; Membros com deformidade adquirida ou congênita.
...
Deficiência intelectual:
  • Síndrome do X frágil;
  • Síndrome de down;
  • Síndrome de Rett;
  • Discalculia;
  • Síndrome do álcool fetal;
  • Erros inatos do metabolismo;
  • Transtorno do Espectro Autista.

Qual é o termo correto surdo ou deficiente auditivo?

De fato, aprendemos a falar ouvindo as palavras ao nosso redor, porém, a expressão “mudo” tem outro sentido. Na medicina, o termo “surdo” é utilizado quando a pessoa com surdez é diagnosticada com surdez profunda, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo.

Artigo anterior
Qual cartão parcela em 36 vezes?
Artigo seguinte
Quantos pontos estoura a carta?