O que pode ser terceirizado no serviço público?

Perguntado por: Mário Eduardo Gomes  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Não é possível terceirizar no serviço público atividades que envolvam a tomada de decisão, coordenação, supervisão, controle de órgãos, planejamento e outras funções consideradas estratégicas. Ou seja, não é possível terceirizar as funções mais importantes dentro dos órgãos públicos.

Quais serviços públicos podem ser terceirizados?

Veja os serviços que poderão ser terceirizados:
  • Alimentação;
  • Armazenamento;
  • Atividades técnicas auxiliares de arquivo e biblioteconomia;
  • Atividades técnicas auxiliares de laboratório;
  • Carregamento e descarregamento de materiais e equipamentos;

O que é terceirização no setor público?

Definida como processo gerencial que delega a terceiros (empresa) a execução de determinadas atividades, mediante contrato a terceirização, a sua prática tem sido bastante difundida na Administração Pública brasileira há muitas décadas.

Quais os cargos que não podem ser terceirizados?

Não podem ser terceirizadas, por sua vez, as atividades inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do órgão ou entidade; as que constituam a missão institucional do órgão ou entidade (atividades-fim) e que impliquem limitação do exercício dos direitos individuais em benefício do interesse ...

O que é a terceirização de serviços?

Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante. ... O conceito de terceirização prevê que a empresa contratada deve realizar os serviços com organização própria, autonomia técnica e jurídica, cumprindo o objeto do contrato.

DIREITO DO TRABALHO. Terceirização pela Administração Pública

41 questões relacionadas encontradas

Qual o principal objetivo da terceirização de serviços?

'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'

Como funciona o processo de terceirização de serviços?

A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. Em um acordo como esse, está prevista a entrega de um trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.

É vedada a contratação de serviço de terceirização para Atividade-fim da administração pública?

PARTINDO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

A particularidade da Administração Pública é que ela não pode valer-se da terceirização com a mesma desenvoltura das empresas privadas, dado o inc. II do art. 37 da Constituição Federal, cujo teor obriga o concurso público para o provimento de cargos e empregos públicos.

Quais são as Atividades-fim da administração pública?

§ 1º As atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta.

É possível a administração pública terceirizar parte de suas atividades?

Assim, embora adotando um critério casuístico (atividade-fim e atividade-meio), consagrou-se a possibilidade de terceirização das atividades-meio, sendo que o provimento de cargos e empregos poderá ser relegado apenas às atividades-fins ou, em tese ainda mais restritiva, apenas às situações em que se exijam atos de ...

Quais tipos de serviços públicos são vetados a terceirização?

A atividade-meio é aquela acessória, como por exemplo serviço de limpeza e a atividade-fim é o escopo da empresa ou da Administração Pública e essa por sua vez não pode ser terceirizada.

Como trabalhar terceirizado em órgão público?

De acordo com Decreto n° 9.507/2018, “as contratações deverão ser precedidas de planejamento e o objeto será definido de forma precisa no instrumento convocatório, no projeto básico ou no termo de referência e no contrato como exclusivamente de prestação de serviços”.

Como funciona uma empresa de terceirização de mão de obra?

Terceirização de mão de obra é um processo pelo qual uma organização contrata uma empresa para realização de determinado serviço. A terceirização de mão de obra é um recurso promissor e versátil para vários tipos de empresa. Basicamente, elas recorrem a outra organização para terceirizar a contratação de funcionários.

Quais são as Atividades-fim?

A atividade-fim é a finalidade da empresa, ou seja, seu objetivo registrado em seu contrato social. Por exemplo, considere uma indústria automobilística. Logo, sua atividade-fim é a produção de automóveis.

O que é atividade meio e fim?

O que é atividade meio e atividade fim? Atividade fim é aquela diretamente relacionada ao objetivo da empresa, ou seja, ao ramo de atuação que está no seu contrato social (ou outro tipo de constituição empresarial). ... Por outro lado, a atividade meio é aquela que não está relacionada diretamente ao objetivo do negócio.

O que é Atividade-fim e Atividade-meio?

Atividade-fim é aquela que compreende as atividades essenciais e normais para as quais a empresa se constituiu. É o seu objetivo a exploração do seu ramo de atividade expresso em contrato social. Atividades-meio é aquela não relacionada, diretamente, com a atividade-fim empresarial.

Quando é vedada a terceirização?

Caso fique demonstrada a subordinação ou pessoalidade existente entre terceirizado e empresa contratante (tomadora de serviços), a terceirização será ilegal e consequentemente declarado vínculo direto entre contratante e terceirizado.

É possível terceirizar Atividade-fim?

Lei da Terceirização de atividade-fim e trabalho temporário é considerada constitucional. O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade da Lei das Terceirizações (Lei 13.429/2017), inclusive para as principais atividades da empresa, chamadas de “atividades-fim”.

É possível terceirização de Atividade-fim?

No dia 15 de junho de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a Lei 13.429/2017 (Lei da Terceirização) que permite a terceirização de atividades-fim das empresas inclusive no âmbito do contrato de trabalho temporário.

Qual o valor que a empresa paga para terceirização?

Abaixo, mencionamos os custos trabalhistas de algumas formas de terceirização: Asseio e Conservação = 99,11% sobre o salário. Segurança = 97,34% sobre o salário. Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário.

Quais os procedimentos para contratar uma empresa terceirizada?

Como contratar uma empresa terceirizada?
  1. Busque informações no mercado. ...
  2. Detalhe as necessidades internas da sua empresa. ...
  3. Análise a capacidade de prestação de serviços da terceirizada. ...
  4. Compare os orçamentos. ...
  5. Avalie as propostas de serviço. ...
  6. A comunicação interna. ...
  7. Oferta de expectativas realistas.

Quais as principais características da terceirização?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais as vantagens da terceirização de serviços?

Confira as principais vantagens da terceirização de serviços
  • Redução de custos.
  • Aumento da produtividade.
  • Serviço mais especializado.
  • Gestão de fornecedores.
  • Competitividade interna.

Quais são as vantagens da terceirização de atividades?

Benefícios da terceirização de serviços nas empresas
  1. Foco no core business. ...
  2. Profissionais experientes. ...
  3. Redução de custos operacionais. ...
  4. Direcionamento efetivo dos investimentos corporativos. ...
  5. Expansão da empresa com organização.

Artigo anterior
Qual o comportamento do cachorro Burriler?
Artigo seguinte
O que é a oxidação de metais?