O que pode ser dor no baixo ventre?

Perguntado por: Isabel Yasmin de Baptista  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

A dor no baixo ventre ou “dor no pé da barriga” é considerada uma condição de saúde que pode significar vários tipos de problemas, que vão desde gases a infecção do trato urinário. Desta forma, é essencial entender ao certo os sintomas e buscar o médico ao notar qualquer alteração visível no abdômen e região.

O que pode causar dores no baixo ventre?

A dor no pé da barriga normalmente está relacionada com os órgãos presentes nessa região do abdômen, como o útero, a bexiga ou o intestino, por exemplo. As causas mais comuns tendem a ser pouco graves e incluem alterações do trânsito intestinal, como prisão de ventre, má digestão ou infecção urinária, por exemplo.

Como saber se a dor e no útero ou na bexiga?

7 Sinais de alterações no útero
  1. Corrimento constante, que pode ter coloração branca, amarela, verde ou castanho e que pode ter cheiro forte.
  2. Cólica e sangramento fora do período menstrual ou ausência de menstruação;
  3. Dor e sensação de pressão na barriga, principalmente na região que vai do umbigo até à zona pubiana;

O que significa sentir dor no pé da barriga?

A dor no pé da barriga é uma queixa muito recorrente nos consultórios médicos. É um tipo de dor abdominal que pode estar relacionada a diversas condições de saúde e sinalizar desde o início de uma menstruação até gravidez e doenças mais graves como a endometriose.

Quando aperto o pé da barriga dói oq pode ser?

Popularmente conhecida como "dor no pé da barriga", ela pode ter relação com fatores diversos, que vão desde sintomas de gravidez a um diagnóstico mais sério, como endometriose, infecção urinária e outros. Inclusive, pode ser que o órgão prejudicado nem seja na região, mas que a dor irradie até ali.

Causas da dor em baixo ventre - Viver 1/3

37 questões relacionadas encontradas

Quando aperto o pé da barriga dói pode ser gravidez?

Sim, dores no pé da barriga pode ser gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de que uma gestação está em andamento. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Como é a dor no pé da barriga no início da gravidez?

A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.

Como saber se é barriga de grávida?

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Qual a sensação na barriga no início da gravidez?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Quais são os primeiros sintomas de gravidez?

Quais os primeiros sintomas da gravidez?
  • Corrimento marrom ou corrimento de nidação.
  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Sensibilidade nas mamas;

Como saber se o útero está inflamado?

Principais sintomas
  1. Corrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;
  2. Sangramento durante ou após o contato íntimo;
  3. Sangramento fora do período menstrual;
  4. Dor ao urinar e durante o contato íntimo;
  5. Dor na parte inferior da barriga;
  6. Sensação de inchaço na parte inferior da barriga ou no útero.

Como é a dor no útero?

A inflamação no útero é uma condição que acomete os tecidos que formam o útero. Os sintomas incluem dor região inferior da barriga, sangramento e dor durante ou após o ato sexual, sangramento fora do período menstrual, dor ao urinar, presença de corrimento amarelo, cinza ou marrom e sensação de inchaço na barriga.

Quais os sintomas de infecção no útero?

Os maiores indícios de uma infecção no útero são: – sangramento para o período menstrual; – sangramento durante ou depois da relação sexual; – corrimento amarelado, amarronzado ou acinzentado com mau cheiro; – dor ao urinar; – dor durante a relação sexual; – desconforto na parte de baixo da barriga; – sensação de ...

Quais os órgãos que ficam no baixo ventre?

Útero, ovários, tubas uterinas, intestino, bexiga e vagina são os órgãos encontrados na região da pelve, além de ossos, nervos, vasos sanguíneos e diversos músculos.

Como é a dor de gases?

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos

As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Estou com cólica mas não estou menstruada o que pode ser?

A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.

O que acontece com 1 semana de gravidez?

Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.

É possível sentir que engravidou?

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Como fica a barriga de uma grávida gordinha?

“O índice de gordura no subcutâneo é um fator determinante. Nas mais gordinhas, demora mais para aparecer a barriga de grávida. Nas magrinhas, aparece mais rapidamente”, explica o médico. A musculatura abdominal também influencia.

Quais os sintomas de uma gravidez escondida?

Sintomas de gravidez pouco conhecidos
  • Dores e inchaço nas mamas. Muito comum na fase pré-menstrual, o sintoma pode também se repetir em caso de gravidez devido à alteração das taxas hormonais. ...
  • Sangramento. ...
  • Cólicas. ...
  • Falta de ar. ...
  • Sangramento na gengiva. ...
  • Olfato aguçado. ...
  • Perda de roupas. ...
  • Constipação.

Onde fica a dor no pé da barriga?

A dor no pé da barriga é o nome popular que se dá para a dor pélvica, um quadro doloroso que atinge a parte inferior do abdômen¹ (baixo-ventre ou, como é conhecido popularmente, pé da barriga).

Quanto tempo dura a dor no pé da barriga na gravidez?

No segundo trimestre de gravidez (4 a 6 meses), a dor no pé da barriga também pode acontecer devido às chamadas contrações de treinamento (contrações de Braxton Hicks). Estas contrações são leves, espaçadas, não duram mais do que 60 segundos e desaparecem espontaneamente.

O que pode causar infecção no útero?

A infecção no útero, também chamada de infecção uterina, pode ser causada por vírus, fungos, bactérias e parasitas que podem ser adquiridos por via sexual ou ser devido à desequilíbrio da microbiota genital da própria mulher, como é o caso da infecção por Gardnerella spp. e por Candida spp., por exemplo.

Como tratar útero inflamado?

Remédios para inflamação no útero

Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.

O que causa a inflamação no colo do útero?

A cervicite, também conhecida por endocervicite, é uma inflamação do colo do útero provocada por uma variedade de organismos. Já a cervicite crônica é uma alteração no colo do útero que não causa problemas a mulher e acomete em maior proporção mulheres após o parto e que usam pílula.

Artigo anterior
Como pintar e lixar madeira?
Artigo seguinte
Quanto de energia gasta luz de LED?