O que é litio?

Perguntado por: Luna Assunção Rocha  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

O lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7, contendo, na sua estrutura, três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo 1, dos elementos alcalinos.

O que é o lítio é para que serve?

O Lítio é um remédio de uso oral, utilizado para estabilizar o humor em pacientes com transtorno bipolar, sendo também usado como antidepressivo.

Quem precisa tomar lítio?

Na maioria dos doentes o Lítio é usado tanto para tratar a doença como para evitar a sua recorrência. Assim, o Lítio é uma droga a ser utilizada a longo prazo ou para o resto da vida se possível. Por isso o controle da litemia e o acompanhamento médico são imprescindíveis para o portador de transtorno bipolar.

O que o lítio faz no cérebro?

A ação do lítio ocorre no interior dos neurônios, em substâncias conhecidas como segundos mensageiros. Tal ação estabiliza os impulsos elétricos cerebrais, modulando o excesso de descarga neuronal, mecanismo subjacente ao descontrole do humor.

O que causa a falta de lítio no corpo humano?

O lítio pode causar efeitos indesejados em vários sistemas do organismo, mas os mais comuns são poliúria, polidipsia, tremores de mãos, diarréia e náuseas (Tab. 6.2).

Tudo sobre Lítio

38 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o lítio está baixo?

Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa. Portanto, se uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento não estiver melhorando, ou estiver piorando, pode ser que a substância esteja em níveis baixos.

Quais os sintomas do lítio baixo?

Quais são os possíveis efeitos colaterais?
  • Acne.
  • Gosto metálico na boca.
  • Aumento de peso.
  • Erupção cutânea.
  • Náusea.
  • Diarreia.
  • Redução dos hormônios da tireoide.
  • Aumento do tamanho da tireoide.

Como o lítio age na depressão?

O trabalho do médico Rafael Teixeira de Sousa aponta que a ação do lítio, que potencializa a queda do estresse oxidativo, pode explicar como a medicação controla os sintomas depressivos. Os resultados da pesquisa vão auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais eficientes para a doença.

Por que o lítio engorda?

Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.

Como o lítio age no transtorno bipolar?

O lítio é o agente que possui mais evidências como tratamento de manutenção no transtorno bipolar, prevenindo recaídas de mania mais freqüentemente que de depressão (Bowden et al., 2003). Entretanto, o lítio é também um antidepressivo (Goodwin et al., 1992). Ele ainda reduz o risco de suicídio.

Quanto tempo o lítio começa a fazer efeito?

o litio é um excelente medicamento e seus efeitos terapeuticos podem demorar até 6 semanas para serem vistos. Os efeitos colaterais são mais intensos no começo e incluem tremores finos, alteraçoes intestinais, tonturas e nauseas. Eles tendem a melhora apos as 2 primeiras semanas.

O que o carbonato de lítio pode causar?

Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.

Qual é o mecanismo de ação do lítio?

Estudos pré-clínicos mostraram que o lítio altera o transporte do sódio nas células nervosas e musculares provocando uma alteração no metabolismo intraneural das catecolaminas, porém o mecanismo específico de ação do lítio no tratamento da mania é desconhecido.

Quem toma carbonato de lítio engorda?

Sim, ganho de peso é um dos efeitos colaterais do carbonato de lítio.

Quem toma haloperidol engorda?

Olá, boa noite! Não é comum observarmos o aumento de peso com uso de haloperidol. Apesar de mais antiga, é uma medicação bastante eficaz para agressividade e alucinações auditivas ("ouvir vozes").

Para que serve carbonato de lítio engorda?

Para muitos pacientes o sofrimento das crises recorrentes do Transtorno Bipolar, que podem ser corrigidas mediante o carbonato de lítio como estabilizante de humor, compensa essa limitação que é o aumento de peso para alguns.

Como saber se o lítio está fazendo efeito?

Fazemos a dosagem de litio no sangue (litemia) para saber se a dose que está tomando atingiu os níveis terapêuticos, ou seja, a dose real de medicação que irá agir e ter a ação esperada para tratar o transtorno.

Quanto tempo demora para o lítio sair do organismo?

Os comprimidos são fabricados por um processo especial sob a forma de carbonato o que assegura a libertação a níveis controlados do lítio no sangue, durante um período de 24 horas. Isto significa que o doente pode tomar o Lítio uma a duas vezes por dia.

Para que serve o lítio 300?

Carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de ...

Qual a dosagem máxima de lítio?

mania aguda: iniciar com 600 a 900 mg no primeiro dia; ir ajustando a dose de acordo com a resposta clínica até 1200 a 1800 mg por dia, divididos em 3 doses. manutenção: 900 a 1200 mg por dia, divididos em 3 doses. Limite de dose para adultos: 2,4 g por dia. Idosos: 600 a 1200 mg por dia, divididos em 3 doses.

Qual é o melhor horário para tomar o carbonato de lítio?

Não há qualquer impeditivo para o uso de 2cp de 300mg à noite ou até doses maiores. Geralmente, a maior dose é concentrada à noite para redução dos efeitos colaterais, entre eles a sonolência diurna.

Como é a cabeça de uma pessoa com transtorno bipolar?

Pouco controle de temperamento. Falta de autocontrole e comportamentos imprudentes, como consumo excessivo de álcool ou drogas, aumento do sexo de risco, jogo e gastos ou doação de muito dinheiro. Humor muito irritado, pensamentos precipitados, falar muito e ter falsas crenças sobre você ou suas habilidades.

O que acontece no cérebro de uma pessoa com transtorno bipolar?

O Transtorno Bipolar compromete, inicialmente, conexões nervosas e, ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. A perda de conexões, em neuroquímica, é associada com degeneração.

Quem tem transtorno bipolar é mais inteligente?

Não, não tem, isso é um mito. As pessoas acometidas pelo transtorno bipolar podem ser limitadas ou brilhantes tanto quanto qualquer outro ser humano. Não são nem mais e nem menos que ninguém por ter o transtorno.

Qual o comportamento de uma pessoa bipolar?

As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.

Artigo anterior
O que significa sonhar que vc matou alguém?
Artigo seguinte
Qual o limite de substituições do handebol?