O que pode causar um trauma fechado?
Perguntado por: Leandro Diogo Lima | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.4/5 (71 avaliações)
Fisiopatologia. Trauma fechado ou penetrante pode lacerar ou romper as estruturas intra-abdominais. Lesão por trauma fechado pode alternativamente causar somente um hematoma em algum órgão sólido ou na parede de uma víscera oca.
O que é um trauma fechado?
No trauma fechado, duas forças estão envolvidas no impacto: mudança brusca de velocidade (aceleração ou desaceleração) e compressão. Elas podem ser resultantes de quedas, colisões automobilísticas, acidentes com pedestres, agressões, etc. Quando um veículo se choca contra um obstáculo fixo, ocorrem duas colisões.
Qual a principal consequência do trauma abdominal fechado?
O trauma abdominal fechado pode ser associado à fratura da pelve, que leva à perda adicional de grande quanti- dade de sangue par a cavidade abdominal ou retroperitônio, sem sinais exter- nos de hemorragia.
Quais são os tipos de traumas fechados e abertos?
Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.
Como identificar um trauma hemorrágico fechado?
Sinais inexplicáveis de perda sanguínea ou hipotensão em paciente cuja estabilização não seja possível e quando se esteja suspeitando fortemente de lesão intra-abdominal. Sinais claros e persistentes de irritação peritoneal. Evidência radiológica de pneumoperitônio condizente com ruptura de víscera.
TUDO SOBRE TRAUMATISMO CRANIANO E SEQUELAS ‹ SAÚDE TOTAL ›
Qual o principal órgão lesado em traumas abdominais fechados?
Em vítimas de trauma abdominal fechado, o baço é o órgão mais comumente afetado 1,2, o mais susceptível a lesões graves, e está associado com significante morbidade e mortalidade1. Trauma é a principal causa de morte em pessoas menores de 45 anos, 10% destas são secundárias aos traumas abdominais1.
Quais os sintomas de uma hemorragia interna?
Hemorragia interna: quando não é possível ver o sangramento. Requer também atenção, pois sinais como pressão baixa, pulso rápido e fraco, dor abdominal intensa, desmaios e palidez podem ser indicativos de hemorragia interna.
O que é trauma aberto e trauma fechado?
Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.
Quais as lesões de um trauma fechado?
Trauma fechado ou penetrante pode lacerar ou romper as estruturas intra-abdominais. Lesão por trauma fechado pode alternativamente causar somente um hematoma em algum órgão sólido ou na parede de uma víscera oca.
Quais os 3 tipos de traumas?
penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.
Qual a conduta no trauma abdominal fechado?
Conduta: lavado peritoneal ou ultra-som FAST. Situação 3: paciente com lesões múltiplas, estável, cuja lesão abdominal se existir não constitui perigo de vida imediato. Conduta: TC abdômen para detectar lesão de vísceras sólidas e ou líquido livre na cavidade.
Quais os cuidados de um paciente com traumatismo abdominal?
Cuidados com objetos empalados/encravados. ✓Não devem ser removidos; ✓Devem ser imobilizados ou fixados; ✓Se houver sangramento, deve-se realizar pressão direta com as mãos e compressas.
Quais são os tipos de traumas?
- Assalto. A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso. ...
- Acidentes. ...
- Violência sexual. ...
- Abortos. ...
- Mudanças drásticas na vida. ...
- Fim de relacionamentos afetivos. ...
- Perda de entes queridos. ...
- Terapia cognitivo-comportamental.
O que é um trauma aberto?
Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.
O que são traumas em primeiros socorros?
O que é trauma? (traumatismo) - É a lesão corporal resultado da exposição à energia (mecânica, térmica, elétrica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente.
Como são divididas as lesões?
As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.
Qual é o ABC do trauma?
O ABCDE do trauma consiste em uma série de ações a serem realizadas em pacientes vítimas de trauma, com o objetivo de sistematizar o atendimento e dar prioridade a situações que podem agravar rapidamente e levar o paciente a óbito. Foi criado na década de 70 pelo cirurgião ortopédico James K.
Qual a diferença entre equimose e hematoma?
Principal diferença entre equimose x hematoma:
✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.
O que é o traumatismo?
O traumatismo (do grego traûma: "ferida") é uma lesão ou ferida mais ou menos extensa, produzida por ação violenta, de natureza física ou química, externa ao organismo. O termo "traumatismo" refere-se às consequências locais e gerais do trauma para a estrutura e o funcionamento do organismo.
Qual a diferença de trauma e lesão?
Um trauma físico pode exigir algum tipo de atenção médica com maior ou menor urgência, dificuldade e duração. A lesão pode ocorrer por motivos de agressões físicas, acidentes ou, até mesmo, autoagressão.
Quais os tipos de trauma enfermagem?
...
Essa energia existe em cinco formas físicas, cuja descrição você acompanha mais adiante:
- Mecânica.
- Química.
- Térmica.
- Irradiação.
- Elétrica.
Quando devemos suspeitar de uma hemorragia interna?
Os sintomas mais frequentes que podem estar associados a hemorragias internas em vários locais são tonturas, fraqueza normalmente num dos lados do corpo, desmaio, diminuição da pressão sanguínea, problemas de visão, dor de cabeça forte, dor abdominal, dificuldade para engolir e para respirar, dor no peito, náuseas, ...
Quanto tempo leva para uma pessoa morrer de hemorragia interna?
Hemorragia nada mais é do que a perda excessiva de sangue pelo rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria. A hemorragia abundante e não controlada, pode levar à morte entre 3 e 5 minutos.
Como saber se estou tendo uma hemorragia?
...
No entanto, podem surgir outros sintomas além do sagramento, como:
- Dor na região íntima;
- Presença de coágulos na menstruação;
- Inchaço abdominal;
- Cansaço fácil;
- Pode haver febre.
Qual o órgão mais acometido no trauma por arma de fogo?
Nos traumatismos penetrantes por arma de fogo, o fígado é atingido em 30% dos casos, sendo que nos ferimentos por arma branca é o órgão abdominal mais frequentemente lesado, correspondendo a 40% das lesões orgânicas intra-abdominais (3).
São os animais nocivos?
Quais são as características das esponjas do mar?