Quais são as características das esponjas do mar?

Perguntado por: Filipa Victória Ferreira  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais são as principais características fisiológicas e morfológicas das esponjas?

Os poríferos como as esponjas do mar, são animais aquáticos. A principal característica é a presença de poros por todo o corpo. ... Não apresentam órgãos e são animais sésseis, ou seja, não possuem locomoção própria. São aquáticos e alimentam-se através da filtragem da água, retirando dela os seus nutrientes.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?

Alternativa correta: letra “c”

Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Qual a função da esponja do mar?

As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.

ESPONJAS MARINHAS [as curiosidades mais interessantes relacionadas com as esponjas marinhas.]

26 questões relacionadas encontradas

Que utilidades as esponjas do mar podem ter para o ser humano?

Na hora do banho, na pia da cozinha, como matéria-prima de bolsas e peças de artesanato ou até para criar texturas em paredes. Ainda que suas versões sintéticas sejam mais comuns, as esponjas fazem parte do nosso cotidiano.

Qual a importância das esponjas para o ser humano?

As esponjas apresentam tanto importância para o meio ambiente, quanto para o homem. No meio ambiente, são importantes por estabelecerem relações com micro-organismos e por participarem da cadeia alimentar. Elas também são usadas como abrigo por várias espécies aquáticas.

O que são poríferos e suas características?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que?

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que *?

04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: A) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Quais as características gerais dos cnidários quais características eles têm em comum com os os poríferos quais as características exclusivas desse Filo *?

Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos. A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.

O que é poríferos cnidários?

Cnidários e Poríferos

Os Poríferos representam outro grupo de animais invertebrados e aquáticos, que podem viver fixos em um substrato. Eles também são chamados de esponjas ou espongiários.

Quais são os três tipos morfológicos de poríferos e como são suas estruturas?

Tipos e Classificação

Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo. Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato. Lêucon - É a forma mais complexa.

O que as esponjas representam em termos evolutivos?

PORÍFEROS - Esponjas

Tem mais depois da publicidade ;) Ainda que, sob certos aspectos, as esponjas sejam consideradas mais evoluídas que os protitas aceculares, representam, sem dúvida, o mais simples de todos os filos ou grupos animais.

Quais são as classificações das esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida.

Quanto as esponjas é correto afirmar que?

(UECE) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples que se originaram há aproximadamente um bilhão de anos. ... Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

Qual é o sistema nervoso dos poríferos?

Os Poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos definidos, não possuem sistema nervoso (ou qualquer outro sistema) e musculatura.

Como é a circulação dos poríferos?

Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.

Qual é a forma de alimentação dos poríferos?

Nutrição. Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Quais características são necessárias para que eles sejam classificados como animais?

Assim sendo, podemos dizer que um ser vivo, para ser considerado animal, deve ser eucarionte, multicelular, heterotrófico e não apresentar parede celular.

Qual a importância medicinal dos poríferos?

Poríferos e tunicados, em especial, são fontes potenciais de compostos bioativos. O pesquisador acentua que “esses grupos também têm importância estrutural em diversos ecossistemas e são uma das prioridades globais no estudo da biodiversidade marinha”.

Qual a importância econômica dos moluscos e insetos?

Além da importância ecológica, os insetos possuem importância econômica, sendo usados pelo homem para a produção de vários produtos. As abelhas, por exemplo, são criadas (apicultura) para a produção de mel, cera, própolis e geleia real, produtos cuja venda é altamente lucrativa.

Qual a características principal dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. ... Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Como as esponjas se relacionam com outros seres vivos?

Entretanto, relações interespecíficas harmônicas são comuns, onde estas desempenham função de refúgio para alguns peixes e invertebrados de menor porte; podem ser ambientes de desova para certas espécies de peixes; cobertura ou camuflagem - como no caso dos caranguejos do gênero Dromia, que usam pedaços de diversas ...

Artigo anterior
O que pode causar um trauma fechado?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o tratamento contra a hanseníase?