O que pode acontecer se não tratar o hipertireoidismo?
Perguntado por: Mia Bruna Brito Mota Leal | Última atualização: 7. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)
Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde mais graves, que podem envolver o coração e os ossos. No coração, os sintomas podem variar entre batimentos cardíacos acelerados, irregulares e insuficiência cardíaca congestiva. Já nos ossos, o paciente pode desenvolver osteoporose.
Quais os males que o hipertireoidismo pode causar?
– podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos; – aumento do volume da tireoide; bócio; – insônia; – perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.
Quais os sintomas do hipertireoidismo descontrolado?
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Palpitações cardíacas;
- Tremores nas mãos;
- Intolerância ao calor e suor excessivo;
- Sensação de calor mesmo em ambiente frio;
- Falta de ar ao fazer esforços físicos;
- Ansiedade, nervosismo ou agitação;
- Dificuldade para dormir e para se concentrar;
O que acontece se não controlar a tireoide?
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
Quem tem hipertireoidismo pode ter uma vida normal?
O hipertiroidismo pode ter o que se chama de cura por pessoas que não são médicos. As taxas de hormônios voltam ao normal e não precisa mais de tratamento. A doença pode ter períodos de cura intercalados com os de atividade. Muitos doentes ficam bem em algum tempo.
Hipertireoidismo - Vídeo para quem acabou de descobrir! | Dr Jônatas Catunda
Quando o hipertireoidismo é preocupante?
Doença de Graves. Se a causa do hipertireoidismo for doença de Graves, os sintomas nos olhos (também denominada doença ocular da tireoide) incluem edema em torno dos olhos, aumento do lacrimejamento, irritação e hipersensibilidade incomum à luz.
Como é a crise de hipertireoidismo?
Os principais sintomas do hipertireoidismo são a agitação, queda de cabelo, insônia, calor, fraqueza muscular, perda de peso, entre outros. Os sintomas de hipertireoidismo surgem quando a glândula tireoide funciona de maneira acelerada, produzindo uma quantidade excessiva de hormônios.
Qual é o tipo de tireoide mais grave?
O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.
O que é mais grave hipotireoidismo ou hipertireoidismo?
O que é o hipertireoidismo
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.
Quem tem tireoide perde a vontade de ter relação?
Problemas na tireoide
Problemas na tireoide também podem reduzir a energia, aumentar o stress e diminuir a sensação de bem-estar geral, todos sintomas fundamentais da libido. Apesar de afetar as mulheres na maioria dos casos, os homens portadores de hipotireoidismo podem ter ejaculação precoce ou atrasada.
O que piora o hipertireoidismo?
Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.
Quem tem hipertireoidismo sente dor nas pernas?
Os hormônios tireoidianos são importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, os músculos podem ser afetados. E assim são frequentes dores musculares, rigidez e cãibras.
Quem tem hipertireoidismo pode se aposentar por invalidez?
De qualquer forma, tanto o hipotireoidismo como o cisto de tireoide não representam causas para aposentadoria antes do tempo.
O que leva uma pessoa a ter hipertireoidismo?
Um dos gatilhos mais comuns do hipertireoidismo é a doença de Graves, um distúrbio autoimune em que o próprio sistema de defesa ataca a tireoide. Outro motivo da encrenca é a falta de iodo na dieta.
Qual a melhor vitamina para quem tem hipertireoidismo?
Cálcio e vitamina D
Para algumas pessoas com hipertiroidismo tem-se verificado alguns distúrbios na massa óssea. O hipertiroidismo não controlado e após anos sem tratamento, pode originar osteopenia e osteoporose. Nesse sentido, pode ser vantajoso reforçar a alimentação com alimentos que tenham estes nutrientes.
Quanto tempo dura o tratamento do hipertireoidismo?
O uso é contínuo por até dois anos. Indicado quando as chances de controle com medicamento são baixas, os níveis de hormônio estão muito elevados ou há protuberâncias no pescoço. É a menos utilizada. Serve usualmente para pacientes graves, com inchaços grandes no pescoço ou com os hormônios bem desregulados.
Quem tem hipertireoidismo sente tontura?
Quem tem hipertiroidismo é comum sentir tontura falta de ar e dor no peito? Boa noite. Se estiver descontrolado o tratamento ou ainda sem tratamento, pode ser sim um dos sintomas, no entanto, outras patologias podem cursar com os mesmos sintomas. Sugiro avaliação médica.
O que fazer quando se tem hipertireoidismo?
Tratamento com medicamentos
O metimazol e a propiltiouracila são os medicamentos mais frequentemente usados para tratar o hipertireoidismo.
Quem tem problema de tireoide sente muito frio?
Sua sensibilidade à temperatura pode ser um sinal de hipotireoidismo. A circulação lenta pode deixar você com frio quando está perfeitamente quente e todos ao seu redor se sentem bem. O oposto vale para o hipertireoidismo: você pode ser super sensível a qualquer calor e suar mais do que os outros.
Quando a tireoide pode virar câncer?
O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço. Frequentemente, ele surge em uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos – dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade.
O que a tireoide pode causar no corpo?
A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.
Quando a tireoide é considerada câncer?
Diagnóstico. O diagnóstico de câncer na tireoide considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados.
Quando é considerado hipertireoidismo?
Qual a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo? Hipertireoidismo é quando a tireoide produz mais hormônios do que deveria. Já o hipotireoidismo é quando a tireoide produz menos hormônios do que deveria.
Quando suspeitar de hipertireoidismo?
Ao observar a pele de um paciente com hipertireoidismo, você pode perceber que é uma pele fina e lisa. O aumento do metabolismo basal e consumo energético gera um efeito termogênico, e assim ao toque, a pele é quente e com sudorese excessiva, pois o organismo tenta dissipar a temperatura fazendo vasodilatação.
Quem tem hipertireoidismo pode trabalhar?
Sim, o hipotireoidismo não lhe impede de trabalhar nessa área.
Qual área da Nutrição ganha mais?
Qual a função da vitamina E em nosso organismo?