O que é queixa subsidiária?

Perguntado por: Lorena Soraia Santos Barbosa Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

A queixa-crime em ação penal privada subsidiária somente pode ser aceita caso o representante do Ministério Público não tenha oferecido denúncia, requerido diligências ou solicitado o arquivamento de inquérito policial, no prazo legal.

O que é uma queixa-crime subsidiária?

Consiste na autorização constitucional (artigo 5º, inciso LIX) que possibilita à vítima ou seu representante legal ingressar, diretamente, com ação penal, por meio do oferecimento da queixa-crime, em casos de ações públicas, quando o Ministério Público deixar de oferecer a denúncia no prazo legal (artigo 46 do Código ...

O que é ação subsidiária?

3 – Ação Penal Privada Subsidiária da Pública – são aqueles casos em que, diversamente das ações penais privadas exclusivas, a lei não prevê a ação como privada, mas sim como pública (condicionada ou incondicionada).

Quando cabe ação penal privada subsidiária da pública?

O Supremo Tribunal Federal vai decidir se cabe ação penal privada subsidiária da pública após 15 dias. A situação ocorre quando uma vítima pode ingressar com a ação depois que o Ministério Público deoxa de agir — seja não oferecendo denúncia, arquivando-a ou requisitando diligências externas no prazo legal.

O que é a ação penal privada subsidiária da pública?

-> ação penal pública subsidiária da pública: haverá outra ação pública no lugar da pública. ... Trata-se da hipótese em que houve inércia do Ministério Público, originariamente incumbido de propor a ação penal, nascendo a pretensão de outro órgão estatal de, subsidiariamente, ajuizar a ação penal.

Ação Penal Privada Subsidiária da Pública - art. 5º, LIX, da CF/88

26 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de ação penal privada?

Existem três tipos de ações penais privadas, sendo que cada uma conta com suas peculiaridades legais e específicas. São estas: exclusiva, personalíssima e subsidiária da ação penal pública.

Quais são os tipos de ação penal?

Processo Penal: Classificação das Ações Penais
  • Ação Penal Pública Incondicionada. ...
  • Ação Penal Pública Condicionada. ...
  • Ação Penal Pública “subsidiária da Pública” ...
  • Ação Penal Privada Personalíssima. ...
  • Ação penal privada exclusivamente privada. ...
  • Ação penal privada subsidiária da pública. ...
  • Injúria real mediante vias de fato.

Quando será admitida ação privada nos crimes de ação pública?

Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do ...

Quando o Ministério Público será considerado inerte para possibilitar a ação penal privada subsidiária da pública?

Cabe ação penal privada subsidiária da pública, quando o MP não oferecer denúncia no prazo legal, quedando-se inerte. A consequência é a perda de vencimentos do Promotor, art. 801 do CPP, isto quando a inércia não for fundamentada.

O que é ação privada nos crimes de ação pública?

Segundo Fernando Capez, uma ação penal privada “é aquela em que o Estado, titular exclusivo do direito de punir, transfere a legitimidade para a propositura da ação penal à vítima ou a seu representante legal. A distinção básica que se faz entre ação penal privada e ação penal pública reside na legitimidade ativa.

O que é o artigo 41?

Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

Quem faz a denúncia?

Denúncia: peça inicial da ação penal pública que é apresentada pelo Ministério Público. Queixa-crime: peça inicial da ação penal privada que é apresentada pelo própria vítima ou seu representante legal, por meio de advogado.

Como contar prazo de queixa-crime?

Salvo disposição em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art. 100 deste Código, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denúncia.

Quando o MP fica inerte?

3º, I (arquivar inquérito). ... Ocorre que o Ministério Público, Titular da Ação Penal, fica inerte, ou seja, não adota uma das três medidas que pode tomar mediante um Inquérito Policial relatado ou quaisquer peças de informação (propor o arquivamento, denunciar ou requerer diligências).

Quem possui legitimidade ativa para a ação penal privada?

Assim, enquanto na Ação Penal Pública a legitimidade ativa é do Ministério Público, na Ação Penal Privada é do sujeito ofendido.

É cabível a ação privada subsidiária da pública em crimes vagos?

Realce-se, ainda, que se a melhor doutrina tem admitido, inclusive, a propositura da ação subsidiária da pública até mesmo nos chamados crimes vagos, quanto mais naqueles tipos penais em que o ente público é de pronto identificado como vítima.

Como saber se a ação penal é pública ou privada?

A ação penal é pública quando promovida e movimentada pelo Ministério Público. Nesse contexto, a ação pública é incondicionada quando, para promovê-la, o Ministério Público independe de qualquer manifestação de vontade. A regra é esta: a ação penal é pública é incondicionada.

O que diz o artigo 29 do CP?

CÓDIGO PENAL. Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

Como saber qual é o tipo de ação penal?

Existem os seguintes tipos de ação penal:
  1. Ação Penal Pública Incondicionada.
  2. Ação Penal Pública Condicionada à Representação.
  3. Ação Penal Pública Condicionada à Requisição.
  4. Ação Penal Privada Exclusiva.
  5. Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.
  6. Ação Penal Privada Personalíssima.

Quais são as 4 condições da ação penal?

As condições estabelecidas para o processo penal são as mesmas do processo civil: a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade das partes (ad causam). Tais condições garantem que a persecução penal tenha utilidade e seja feita de acordo com o devido processo legal.

Quais espécies de ação penal existem e quais as características de cada uma delas?

A primeira subdivide-se em ação penal pública condicionada que pode ser por representação do ofendido ou requisição do Ministro da Justiça e a ação penal pública incondicionada. Já a ação penal privada pode ser principal (ou exclusiva), personalíssima e subsidiária da pública.

Quais são os crimes de ação pública incondicionada?

É aquela titularizada pelo Ministério Público e que prescinde de manifestação de vontade da vítima ou de terceiros para ser exercida.

Quais são os crimes de ação penal privada personalíssima?

b) Ação penal privada personalíssima: cabe apenas à vítima o direito de propor. A única hipótese de cabimento atualmente é no crime de induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento ao casamento, tipificado no art. 236 no CP.

Qual a diferença entre ação penal pública condicionada e incondicionada?

A incondicionada é de iniciativa exclusiva do Ministério Público, é a genérica, para todas as infrações penais em que a lei nada disponha com relação à ação penal. Em casos expressos em lei, a ação pública pode ser condicionada à representação do ofendido ou à requisição do Ministro da Justiça.

Qual o momento de início da contagem do prazo decadencial para oferecimento da queixa-crime?

Como se sabe, o prazo decadencial para o exercício do direito de queixa ou de representação, tratando-se de delito contra a honra, é de 06 (seis) meses, contados do dia em que o ofendido veio a saber quem é o autor do crime, conforme prescreve o art.

Artigo anterior
O que é bom para limpar janela de vidro?
Artigo seguinte
Quando a injeção é aplicada errada no Gluteo?