O que é uma jurisdição voluntária?

Perguntado por: Viviane Vanessa Fonseca Loureiro  |  Última atualização: 23. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

É aquela ação em que não há conflito entre duas partes adversárias. Por exemplo, as ações declaratórias de direitos são ações de jurisdição voluntária.

Quais as características essenciais da jurisdição voluntária?

As principais características dessa espécie de jurisdição, de acordo com a doutrina, são: necessidade de um negócio ou ato jurídico como pressuposto. inexiste a lide, ou seja, conflito. os participantes do procedimento são chamados de interessados.

Qual a diferença entre jurisdição contenciosa e voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

Quem tem legitimidade para iniciar os procedimentos de jurisdição voluntária?

Os procedimentos de jurisdição voluntária podem ter início por provocação de interessados, do Ministério Público ou da Defensoria Pública.

O que é jurisdição contenciosa exemplos?

Nesse caso, as partes estão em desacordo e acionam o Poder Judiciário para que um juiz venha a proferir uma sentença judicial que ponha fim ao litígio. Os processos judiciais comuns, como ações civis, criminais e trabalhistas, são exemplos de jurisdição contenciosa.

Jurisdição Voluntária

31 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes. O Código de Processo Civil desloca regras gerais para procedimentos a serem seguidos.

Quem exerce a jurisdição voluntária?

Entende que na “jurisdição voluntária” ou “jurisdição graciosa”, o juiz não diz o direito substituindo a vontade das partes, mas pratica atividade integrativa do negócio jurídico privado administrado pelo Poder Judiciário.

Quais os tipos de jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária
  • (i) Emancipação;
  • (ii) Sub-rogação;
  • (iii) Alienação, arrendamento ou oneração de bens de crianças ou adolescentes, de órfãos e de interditos;
  • (iv) Alienação, locação e administração da coisa comum;
  • (v) Alienação de quinhão em coisa comum;

São exemplos de procedimentos de jurisdição voluntária?

Por fim, são procedimentos especiais de jurisdição voluntária: notificação, interpelação e protesto; alienação judicial; homologação de divórcio e separação consensuais; homologação de extinção consensual da união estável; alteração consensual de regime de bens do matrimônio; abertura de testamento e codicilo; ...

Qual a natureza jurídica da jurisdição voluntária?

6°) O caráter da jurisdição voluntária seria preventivo-constitutivo, ao passo que, na verdadeira atividade jurisdicional, o Estado atua de forma repressiva-declarativa. A corrente autonomista considera que os atos de jurisdição voluntária não possuem natureza jurisdicional, nem tão pouco administrativa.

Quais são os tipos de jurisdição?

Tradicionalmente, as espécies de jurisdição classificam-se: primeiro, segundo o modo como o juiz se comporta diante do conflito, em jurisdição contenciosa ou voluntária; segundo, conforme a matéria, em jurisdição civil e penal; terceiro, segundo a justiça competente, em jurisdição comum e especial; quarto, segundo as ...

É possível jurisdição sem lide?

O certo é que existem (muitos) casos em que o Estado exerce jurisdição sem que haja uma lide a ser composta. Daí poder-se dizer que a lide é um elemento acidental – e não essencial – da jurisdição.

É cabível reconvenção em procedimento de jurisdição voluntária?

Portanto, não será possível a apresentação da reconvenção em ação de execução, em embargos à execução, ou mesmo em ações de jurisdição voluntária.

Qual é o órgão máximo do Poder Judiciário?

Supremo Tribunal Federal (STF)

O órgão de cúpula do Poder Judiciário, ao qual compete a guarda da Constituição. É a última instância da Justiça brasileira.

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

O que vem a ser jurisdição?

É uma das funções do Estado. A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

O que é a jurisdição contenciosa?

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

Em qual artigo do CPC está regulado o procedimento comum da jurisdição voluntária?

Logo, a sentença de mérito, em regra, é imutável, no entanto, a sentença voluntária proveniente da homologação só será obrigatória enquanto não modificada, sendo plenamente mutável. Os pedidos que tramitam pelo procedimento comum de jurisdição voluntária estão previstos no art. 725, CPC.

O que é o juízo de equidade?

A eqüidade é a adaptação razoável da lei ao caso concreto (bom senso), ou a criação de uma solução própria para uma hipótese em que a lei é omissa. Supre as lacunas das normas, e auxilia a obter o sentido e alcance das disposições legais.

Quais são as principais características da jurisdição?

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quais são os princípios fundamentais da jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

O que diz o princípio do juiz natural?

Segundo a doutrina, o princípio do juiz natural se refere à existência de juízo adequado para o julgamento de determinada demanda, conforme as regras de fixação de competência, e à proibição de juízos extraordinários ou tribunais de exceção constituídos após os fatos.

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

Qual o sinônimo de jurisdição?

1 braço, domínio, autoridade, esfera, influência, jugo, mando, poder, poderio, predomínio, preponderância, prestígio, supremacia.

Quais são os poderes da jurisdição?

Somente, um órgão no Brasil possui o poder jurisdicional, o Poder Judiciário. Essa regra não é absoluta, existem varias exceções como a arbitragem (Lei 9.307/96). A jurisdição deve ser provocada pelas partes para que ela se manifeste, ou seja, não se move por si só, de ofício.

Artigo anterior
Como se faz para tirar o sobrenome?
Artigo seguinte
O que pode substituir a palavra Ou seja?