Quem são os personagens do texto A Cigarra e a Formiga?

Perguntado por: Gonçalo Abreu Freitas  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

Enredo. A cigarra e a formiga é uma fábula que narra a interação entre dois animais: formiga e cigarra, como dedutível pelo título. Vivendo num bosque, ambas dão às suas vidas o seguimento próprio de sua orientação animal. Enquanto a formiga diligentemente trabalha durante todo o dia, a cigarra canta divertidamente.

Quem são os personagens da fábula A Cigarra e a Formiga?

Na fábula “A cigarra e a formiga” isso fica claro: a cigarra representa os irresponsáveis e a formiga os esforçados e trabalhadores.

Quantos personagens têm no texto a cigarra e as formigas?

Como é comum nas fábulas, esta história é protagonizada por dois animais que se comportam de forma bastante semelhante à dos humanos. Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno.

Quem é o protagonista da fábula A Cigarra e a Formiga?

Em sua obra Fábulas de 1922, o escritor brasileiro Monteiro Lobato coloca na boca de sua personagem Dona Benta a narrativa da história e, embora com o mesmo triste desfecho para o destino da cigarra, promove uma crítica ao papel da formiga, levando o leitor a refletir sobre a conduta desta última e a tomar uma posição ...

Qual o desfecho da fábula A Cigarra e a Formiga?

O desfecho para a cigarra é trágico e é evidenciado na narrativa: Resultado: a cigarra ali morreu estanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga.

Produção de texto: A cigarra e a formiga

24 questões relacionadas encontradas

Qual é a moral da história?

A explicação para as histórias terem um elenco tão fantástico é que os autores objetivavam criticar costumes e até pessoas e utilizam-se desse artifícios para não serem perseguidos. Ao final de cada conto do gênero, as pessoas são levadas a algum ensinamento, a famosa moral da história.

Qual é a moral da história da formiga e a cigarra?

Pois, então, dance agora!" A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

Qual escritor comia formigas?

Monteiro Lobato contava sobre seu tira-gosto predileto em uma carta, escrita de próprio punho, endereçada a um amigo "de uma vida inteira". Içá torrada. Essas formigas, fêmeas da saúva, caçadas no verão e torradas em banha de porco, eram o que ele chamava de "caviar do vale do Paraíba".

Que escritor brasileiro comia formiga?

Nacionalista ferrenho, Monteiro Lobato já chamava a atenção de seus compatriotas para ingredientes nacionais como a grumixama, uma espécie de cereja nativa ou o içá, tira-gosto muito popular na Vale do Paraíba, feito com as formigas com este nome, para ele, um verdadeiro “caviar”.

Quem são os personagens do texto a formiga?

R.: Os personagens da história são a cigarra e a formiga. B) Quem é o autor do texto?

Quantos parágrafos tem a fábula em prosa a cigarra e as formigas?

No texto 1, "A cigarra e as formigas", de Esopo, há 6 parágrafos.

Quantos narradores contam a história?

Existem basicamente quatro tipos de narrador: Narrador personagem: participa da história como protagonista. Narra em primeira pessoa. Narrador testemunha: participa da história como personagem secundário.

Quais são os principais Fabulistas brasileiros?

Os grandes nomes das fabulas são Esopo, Fedro, La Fontaine e o brasileiro Monteiro Lobato que foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. “O Sítio do Picapau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil.

Quais são os elementos de uma fábula?

Ela faz parte do gênero textual que se encaixa nos tipos de textos narrativos, apresentando os elementos estruturais da narração como: personagens, narrador, tempo, espaço e enredo. Esopo criou fábulas que serviram de base para recriação de outros autores. Em uma fábula, os personagens são chamados de personagens tipo.

Quais são os personagens da fábula A raposa e as uvas?

Os principais personagens dessas breves narrativas são: o leão, a raposa, a cigarra, o burro, o corvo, o rato e a lebre. Os animais passam nas histórias por uma antropomorfose e agem como os homens através do recurso da personificação.

Qual era a comida preferida de Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato tinha ainda hábitos alimentares particulares. Costumava picar rapadura ou doce de leite e guardá-los no bolso para comer enquanto escrevia. Gostava de içá, a saúva torrada e salgada, que se come no Vale do Paraíba. Misturava farinha de milho com café preto no café da manhã.

Que escritor brasileiro gostava de comer formigas torradas comparando o sabor ao do sofisticado caviar?

Içá, o caviar impensamentável de Monteiro Lobato – LEMBRARIA.

Quem comia formiga torrada?

Globo Repórter | Formiga tostada é iguaria de um dos vilarejos mais antigos da Colômbia | Globoplay.

Qual é a moral da história dos três porquinhos?

Qual criança nunca ouviu a famosa história dos Três Porquinhos? Este conto infantil é lido em todo o mundo desde o século 18. ... A moral dos Três Porquinhos parece muito clara: com o exemplo porquinho mais velho, as crianças aprendem que dedicação e o trabalho valem a pena.

Como trabalhar a fábula A Cigarra e a Formiga na educação infantil?

Trabalhe também com música. Apresente para a turma a música da cigarra e da formiga que pode ser encontrada nesse link A Cigarra e a Formiga". Incentive as crianças a cantarem em grupo o refrão. Distribua massa de modelar para as crianças e peça para que cada criança crie uma escultura de seu personagem favorito.

Qual a moral da fábula O Leão e o Rato?

1- A FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” TERMINA COM A MORAL: “UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA”. ISSO QUER DIZER QUE: ( ) QUEM FAZ O BEM É RECOMPENSADO.

Qual a moral da história a Raposa eo Corvo?

Moral da História: Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.

Quais são os exemplos de moral?

Exemplos de valores morais
  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. ...
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. ...
  • Igualdade. ...
  • Tolerância. ...
  • Solidariedade.

Quem é o fabulista mais conhecido no Brasil?

Com o passar dos séculos, mais precisamente no XVII, o escritor francês Jean de La Fontaine reescreveu as fábulas de Esopo, assim como adaptou novas histórias. No Brasil, um dos nossos maiores “fabulistas” foi Monteiro Lobato, publicados na primeira metade do século XX.

Quem foi o primeiro fabulista no Brasil?

Olavo Bilac. Na literatura brasileira, uma obra com título que a vincule ao gênero fábula aparece pela primeira vez em 1852, quando se publica a Coleção de fábulas, imitadas de Esopo e de La Fontaine de Justiniano José da Rocha, dedicada “a S.

Artigo anterior
Quantos dias podem durar uma enxaqueca?
Artigo seguinte
Como funciona a nova transferência de veículo 2021?