O que o refluxo causa na garganta?

Perguntado por: Bernardo Ferreira de Amorim  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

A inflamação da garganta causada pela DRGE pode deixar a área ressecada e dolorida, afetando a elasticidade e musculatura das cordas vocais, deixando a voz mais rouca e áspera. Além disso, quando o refluxo dá catarro na garganta, pode ocorrer da pessoa engasgar e pigarrear quando fala.

O que devo fazer quando o refluxo ataca a garganta?

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar. Atenção à higiene bucal.

Quando o refluxo é considerado grave?

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Quais são os sintomas do refluxo Laringofaríngeo?

Os sintomas do refluxo gastroesofágico e laringofaríngeo podem variar de pessoa para pessoa. Alguns pacientes podem experimentar azia, enquanto outros podem ter uma sensação de queimação na garganta ou uma sensação de algo preso na garganta.

O que acontece quando o refluxo atinge a laringe?

Esta laringite de refluxo manifesta-se por rouquidão, sensação de irritação ou muco na garganta, tosse e pigarro recorrente.

Refluxo gastríco causa tosse? Sim, pigarro, rouquidão e incomodo na garganta também são comuns

29 questões relacionadas encontradas

Como é a crise de refluxo?

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Quanto tempo dura um refluxo na garganta?

Na maior parte dos casos os pacientes relatam melhora dos sintomas entre o 2 - 4 mês, mas este tempo pode ser maior, inclusive chegando a 12 meses. Seguir as orientações médicas é fundamental para o sucesso do tratamento. - Pacientes que não possuem o diagnóstico de doença do refluxo.

O que o refluxo pode causar no corpo humano?

Os sintomas de refluxo gastroesofágico podem surgir minutos ou poucas horas após a alimentação, sendo a azia o sintoma mais evidente dessa condição. Ela pode ser acompanhada de regurgitação, que é quando o conteúdo gástrico chega até a boca. Caso isso aconteça, pode causar também dor de garganta, rouquidão ou tosse.

Quanto tempo dura laringite por refluxo?

Nos quadros de laringite por refluxo laringo faringo, fazemos os tratamentos apenas de houver sintomatologia. Evitamos uso de medicação caso você não apresente queixas. Entretanto, caso tenha queixas o tratamento deve ser no mínimo por um prazo de 8 semanas.

Qual é o remédio que é bom para refluxo?

  • Domperidona 10mg Genérico Eurofarma 30 Comprimidos Revestidos. ...
  • Esomeprazol 20mg Genérico EMS 28 Comprimidos. ...
  • Omeprazol 20mg Genérico Cimed 56 Cápsulas. ...
  • Trimebutina 200mg Genérico 30 Cápsulas. ...
  • Esomeprazol 40mg Genérico EMS 28 Comprimidos Revestidos. ...
  • Bromoprida 10mg Genérico Medley - 20 Cápsulas.

Qual os piores sintomas do refluxo?

Sintomas de refluxo na garganta
  • Gosto ruim, azedo ou de vômito na boca;
  • Rouquidão;
  • Sensação de corpo estranho na garganta;
  • Dificuldade ou dor para engolir;
  • Inchaço na garganta.

O que acontece quando o refluxo não é tratado?

Refluxo não tratado: além dos sintomas (tosse noturna, gosto amargo na boca, rouquidão, pigarro, engasgo, queimação no peito e regurgitação) pode dar problemas sérios no pulmão e levar à doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar (casos de microaspiração significativa).

O que não se deve comer quando se tem refluxo?

No entanto, durante a dieta é recomendado evitar o consumo de alimentos de difícil digestão, que causem gases ou que causem irritação no estômago, como frituras, salgadinhos, carboidratos refinados, como pão branco, refrigerantes, macarrão branco ou doces, e alimentos com cafeína, como café ou chocolate, por exemplo.

Qual o pior tipo de refluxo?

A esofagite, uma irritação crônica da mucosa do esôfago, é a complicação mais comum da DRGE que pode até não apresentar sintomas. Outras situações possíveis são a úlcera e obstrução (estreitamento) da passagem do esôfago, conhecida como estenose.

Como saber se o refluxo foi para o pulmão?

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

Qual exame detecta o refluxo Laringofaríngeo?

Como é feito diagnóstico de refluxo laringofaríngeo? Além de analisar cautelosamente os sinais e sintomas do RLF, o médico deve solicitar uma laringoscopia. Por meio desse exame, o especialista pode verificar o estado das cordas vocais, descartar outras doenças e analisar as evidências de RLF.

Como saber se é refluxo ou faringite?

Ao contrário do Refluxo GastroEsofágico (RGE) que produz azia, dor no estômago e regurgitação dos alimentos; o RFL tem sintomas otorrinolaringológicos como tosse seca, “coceira” na garganta, pigarro, sensação da garganta estar “fechando”, rouquidão dentre outros, que, geralmente pioram ao se deitar.

O que o refluxo pode causar na língua?

O refluxo gastroesofágico pode causar "língua ácida" a ponto de surgirem manchas vermelhas com bordas.

Quais são os tipos de refluxo?

Quais são os tipos de refluxo? Existem dois tipos desse problema na digestão: a doença do refluxo gastroesofágico (RGE) e do laringofaríngeo (RLF). O refluxo gastroesofágico (RGE) acontece quando o ácido do estômago ou a bile (líquido produzido pelo fígado) retorna para o esôfago.

Qual o maior causador de refluxo?

Então, a principal causa do refluxo é uma falha nesse esfíncter (esfíncter esofágico inferior), que se abre com frequência e permite o refluxo.

Por que o refluxo piora à noite?

Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago. Durante a espera, busque realizar atividades relaxantes. Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo.

Quais são os alimentos que causam refluxo?

Os principais alimentos que podem causar azia, refluxo e queimação, são:
  1. Café ...
  2. Cerveja. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Frutas cítricas. ...
  5. Amendoim. ...
  6. Cebola. ...
  7. Abacate. ...
  8. Pimentas.

Quem tem refluxo tem muitos gases?

Além da queimação, o refluxo pode trazer desconfortos abdominais com quadros de distensão por gases, empachamento, diarreia e arrotos frequentes, normalmente sucessivos de sensação de azedo na garganta.

Quem tem refluxo pode comer banana?

– Banana: Rica em fibras, a banana é uma excelente opção para quem sofre de refluxo. Além disso, ela contém substâncias que ajudam a revestir o estômago, proporcionando alívio. – Melão: Com baixo teor de acidez, o melão é uma escolha refrescante e suave para quem busca aliviar os sintomas do refluxo.

É normal ter refluxo todos os dias?

Lembrando que episódios de refluxo podem acontecer ao longo da vida, mas quando são frequentes, pode ser que a pessoa tenha a chamada doença do refluxo gastroesofágico. Por isso, ao sentir os sintomas, é importante buscar a ajuda de um gastroenterologista para que ele peça todos os exames necessários.

Artigo anterior
Qual a importância da comunidade tradicional?
Artigo seguinte
Quantas traduções existem da Bíblia 2020?