O que o raio pode causar no ser humano?

Perguntado por: Filipe Torres Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (38 avaliações)

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas.

Como fica o corpo atingido por um raio?

Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.

O que fazer quando uma pessoa é atingida por um raio?

O que fazer se alguém for atingido? Ao presenciar alguém ser afetado, não se aproxime ou encoste na pessoa de imediato (pois a eletricidade pode se propagar por você também). Após descarga acabar, primeiramente, cheque se a vítima está respirando, se está consciente ou se precisa ser reanimada.

Tem como uma pessoa sobreviver a um raio?

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

É perigoso ficar com celular quando está relampejando?

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

E se um RAIO te atingir?

43 questões relacionadas encontradas

Quantas pessoas morrem atingidas por raio?

Segundo o infográfico produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe), imagem acima, até 2019 o Brasil registrou 2.194 mortes devido às descargas elétricas e cerca de 43% dessas mortes ocorreram durante o verão.

Qual o país mais atingido por raios no mundo?

O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas aqui. Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico.

Quantos brasileiros morrem por ano aqui no Brasil vítimas de raios?

O Brasil é o maior país tropical do planeta, e os trópicos têm o clima mais suscetível a tempestades. No mínimo 300 brasileiros são atingidos todos os anos. Um em cada três acidentes é fatal: entre 2000 e 2019, raios foram responsáveis por 110 mortes por ano, em média. Foram 2.194 óbitos em duas décadas.

Qual Estado cai mais raio?

A Amazônia já é o lugar com o maior número de descargas elétricas do país pela combinação de tamanho com tempestades frequentes. Lá não se passam três ou quatro dias sem descargas elétricas, afirma Osmar Pinto Jr., que divide com a cientista Iara Cardoso a autoria do livro “Brasil: campeão mundial de raios”.

Pode mexer no celular com raios?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

O que não pode fazer quando está trovejando?

Chuvas e tempestades

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

O que é mais perigoso o raio ou trovão?

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

O que o trovão pode causar?

Em geral, o trovão não causa nenhum dano às pessoas, apenas sendo responsável por alguns sustos. Detalhe que a força do raio depende da intensidade de sua descarga elétrica, chegando a provocar estrondo semelhante ao de uma bomba em certos casos e causando onda de choque no ar.

Qual o tipo de raio mais perigoso?

Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.

Qual o perigo do trovão?

Apesar do mito popular que diz que ser atingido por um raio é um evento improvável, as estatísticas mostram que isto ocorre frequentemente. Em muitas áreas do mundo, os raios são a segunda maior causa de morte e lesões relacionadas a tempestades, perdendo apenas para as enchentes.

O que atrai o trovão?

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

O que atrai o raio?

Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.

O que fazer para não ter medo de raio?

Bole um plano para não se desesperar com as tempestades. Instalar um para-raios é a melhor proteção para qualquer estrutura contra raios; além disso, tomar certas medidas pode ser útil para que não sinta tanto medo. Saiba qual é o local mais seguro em sua casa durante a tempestade (sempre longe de janelas).

Como saber se um raio caiu perto de você?

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

É verdade que cachorro atrai raios?

Cachorros de grande porte, e também aqueles com pelos longos ou duplos, acumulam facilmente a eletricidade estática, o mesmo que ocorre quando vestimos um suéter ou levamos um choque na porta do carro se não estivermos usando sapatos com sola de borracha, diz ele.

Qual a cidade que mais cai raio no Brasil?

A cidade mais atingida por Raios no país é Santa Maria das Barreiras (PA), com 44,3 raios/km²/ano, mas, quando o assunto é morte, quem vai pior são habitantes de São Gabriel da Caichoeira (AM). Com seus cerca de 40 mil habitantes, há quase uma morte por ano (0,84, em média) por causa dos raios.

Em qual região brasileira há a maior incidência de raios por quê?

O Norte concentra quase metade dos raios que caem no Brasil, e essa maior incidência acontece, entre outros fatores, porque o Amazonas é um estado com grandes volumes de água. "Esse elemento é um eficiente condutor elétrico, o que favorece a formação de descargas elétricas", afirma o coordenador do ELAT.

Porque cachorro tem medo de trovoada?

ELETRIFICADO. A descida da pressão barométrica, que é sentida pelos cães, associada ao céu carregado, ao vento e ao ruído de um trovão podem desencadear reações de medo nos cães. Alguns animais revelam aversão canina ao ruído, que pode provocar-lhes desconforto ou até mesmo fobias a sons altos.

Porque cachorro late para trovão?

Para eles, como qualquer barulho alto e repentino, o ruído do trovão funciona como um alerta de possíveis ameaças. Daí a importância de acostumar o cachorro a esse tipo de som, mostrando a ele que o ruído alto não é motivo para pânico.

Artigo anterior
Como é a flor da bananeira?
Artigo seguinte
Quais os princípios que fundamentam a prestação de contas?