Como calcular o volume de distribuição de um fármaco?

Perguntado por: Anna Ema Batista Miranda  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

É obtido através da razão entre a concentração de fármaco administrada intravenosamente (dose administrada - D) e a concentração de fármaco no sangue ou plasma (CP): Vd = D / CP. O volume de distribuição pode ser expresso como um simples volume ou como percentagem do peso corporal.

O que é volume de distribuição do fármaco?

Volume da distribuição

O volume de distribuição aparente é o volume de líquido teórico em que o total do fármaco administrado teria de ser diluído para produzir a concentração no plasma.

O que é a distribuição do fármaco?

Distribuição - é a passagem de um fármaco da corrente sangüínea para os tecidos. A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância.

Quanto maior o volume de distribuição?

O volume de distribuição elevado indica que a droga é distribuída a várias partes do corpo, com a permanência de pequena fração no sangue, e um pequeno volume de distribuição indica que a maior parte da droga permanece no plasma provavelmente como resultado da ligação às proteínas plasmáticas (LPP).

Como calcular a concentração de um fármaco?

Concentração de Solução é a relação entre:
  1. A quantidade de soluto (como por exemplo) = café [em menor quantidade]
  2. A quantidade de solvente (como por exemplo) = água [ em maior quantidade]

Princípios de Farmacocinética - Parte 7: Volume de Distribuição do Fármaco

32 questões relacionadas encontradas

Como calcular a concentração?

Concentração de soluções
  1. d = m = m + m. V = volume da solução.
  2. C_n = n_1 \cdot V, sendo, m = massa de soluto em solução (g) M = massa equivalente a 1 mol do mesmo.
  3. T = mm ou T = VV. m = massa de soluto em solução (g) V = volume do soluto. m e V = massa e volume da solução respectivamente.

Como fazer cálculo de concentração em porcentagem?

Exprime-se, vulgarmente, em percentagem (%). A expressão que permite calcular a percentagem em massa é: % (m/m) = (massa de soluto) / (massa de solução (soluto + solvente)) x 100.

O que pode influenciar no volume de distribuição?

O volume de distribuição pode estar aumentado por insuficiência renal (devido a retenção de fluidos) e insuficiência hepática (devido ao fluido corporal alterado e ligação a proteínas plasmáticas). Desta maneira, também pode estar diminuído na desidratação.

Quanto maior o volume de distribuição de um fármaco maior e o seu tempo de meia vida?

Portanto, a resposta terapêutica de uma droga é dependente da porcentagem da droga livre. E quanto maior for a capacidade de se manter livre, menor será o tempo de meia vida desse fármaco, sendo necessário, pois, diminuir os intervalos de administração dessa droga.

Quanto menor o coeficiente de partição de um fármaco?

O coeficiente de partição será maior quanto menor for a polaridade da substância. Quanto maior essa relação, com maior facilidade a substância passa através das membranas celulares.

O que é a distribuição na farmacocinética?

Distribuição é a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular, essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, ...

Qual o principal transporte entre os fármacos?

Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos.

Como ocorre o processo farmacocinético de distribuição?

Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico. ... Esse processo visa a eliminação (excreção) do fármaco pelos rins (principalmente).

Em que consiste a distribuição?

Significado de Distribuição

substantivo feminino Ação de distribuir, de partilhar algo com outras pessoas; repartição: distribuição de prêmios. Modo pelo qual uma coisa se reparte ou divide por diferentes lugares: distribuição de luz. Entrega em domicílio: distribuição de correspondência, de mercadoria.

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Qual é o volume de distribuição da Hidroxicloroquina?

A distribuição do fármaco é relativamente lenta em um volume aparentemente muito grande (>100 L/kg).

Qual a relação do volume de distribuição com o tempo de meia vida do fármaco?

Conhecendo o tempo de meia vida e o volume de distribuição a clearance pode ser determinada da seguinte forma: CL = 0,693 x Vd / t1/2.

O que é tempo de meia vida de um medicamento?

A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia-vida de eliminação permite calcular a frequência de doses necessária para manter a sua concentração plasmática dentro da faixa terapêutica.

Como o tempo de Meia-vida interfere na posologia de fármacos?

Ou seja após um - meia-vida, a concentração da droga no corpo será metade da dose começando. Com cada meia-vida adicional, menos da droga é eliminado proporcionalmente. Contudo, o tempo exigido para que a droga alcance a metade da concentração original permanece constante.

O que limita a concentração do fármaco livre?

Na distribuição de um fármaco, o determinante mais importante do fracionamento entre o sangue e os tecidos e que limita a concentração de fármaco livre é: a ligação às proteínas plasmáticas. o gradiente de pH transmembranar. a lipossolubilidade do fármaco.

Quais os fatores que influenciam na biotransformação de fármacos?

Os índices individuais de biotransformação de fármacos são influenciados por fatores genéticos, doenças coexistentes (em particular, hepatopatias crônicas e insuficiência cardíaca avançada) e interações entre fármacos (em especial as que envolvem indução ou inibição de biotransformação).

Como calcular o percentual de uma solução?

Tem mais depois da publicidade ;) A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades. No entanto, se você quiser expressar essa relação em porcentagem em massa (τ%), basta multiplicar o resultado por 100%.

Como transformar concentração em porcentagem para mol L?

Multiplique o valor da concentração percentual por dez. Uma vez que a porcentagem em massa por volume é gramas da substância química por 100 mL de solução, este cálculo fornecerá os gramas do composto químico em cada litro de solução, pois há 1.000 mL em um litro.

Como transformar a concentração molar em porcentagem?

'Fração molar e porcentagem

Como os resultados das frações molares do soluto e do solvente estão sempre entre 0 e 1, podemos transformá-los em porcentagem. Para isso, bastar multiplicar o resultado por 100. A somatória das porcentagens resulta sempre em 100%.

Artigo anterior
Pode comer arroz quem tem colesterol alto?
Artigo seguinte
Quais são os 4 tipos de arritmia?