O que Nietzsche acha do amor?

Perguntado por: David Frederico de Antunes  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (1 avaliações)

Para tanto, os três aspectos daí derivados, mostram que o amor em Nietzsche 1] não é falta, [2] nem negação de si, [3] nem está baseado na ideia de posse; muito pelo contrário, [1] amor é exuberância, [2] depende da fruição de si e [3] está baseado nas diferenças próprias e desigualdades naturais entre os indivíduos.

Em qual livro Nietzsche fala sobre amor?

O presente artigo tem como objetivo principal investigar as nuances da relação estabelecida entre a noção de amor fati e o pensamento do eterno retorno tal como aparecem no livro IV de “A gaia ciência” (1882), obra de Friedrich Nietzsche.

O que é o amor fati de Nietzsche?

166). O amor fati possui uma relação intrínseca com o eterno retorno: afirmar o mais terrível da vida, afirmar o amor à vida, ou seja, é querer que cada instante não seja outra coisa, diferente do que é. O amor fati é uma forma de medir a grandeza da vontade afirmativa do homem, como Nietzsche escreve em Ecce Homo.

Como amar a vida segundo Nietzsche?

Para Nietzsche, o “amor fati” é uma forma de abraçar a vida em sua totalidade, incluindo tanto seus aspectos positivos quanto negativos. Em vez de desejar que as coisas fossem diferentes, o filósofo acreditava que devemos abraçar tudo o que acontece em nossa vida como se fosse o destino que precisamos seguir.

O quê filosofia diz sobre o amor?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

O que é o AMOR para NIETZSCHE? | Nietzschiando 4

34 questões relacionadas encontradas

O que é o amor para Sócrates?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.

Quais filósofos falam de amor?

Grandes filósofos gregos como Sócrates e Plantão, que viveram no século 5 a.C., mostraram que o amor vai muito além da beleza. É um sentimento relacionado às virtudes dos seres humanos. Sonora: “E uma das coisas que o Platão ressalta muito, pelos lábios de Sócrates, é uma coisa chamada de Caminho de Eros.

Quem Nietzsche amou?

Entre esses, conta-se o de Mme. Lou Andreas Salomé, caso singular e que permanece litigioso. Essa criatura inteligente e ambiciosa teve a habilidade de se apropriar de Nietzsche sem para isso fazer dispêndios de coração.

Qual é a filosofia de Nietzsche?

A filosofia nietzschiana é marcada pela crítica aos valores iluministas e racionalistas, a valores morais e religiosos em vigor na época de sua produção intelectual. O autor apresenta a relativização das noções de bem, verdade, mal, justiça, virtude e Deus.

Quem Nietzsche admirava?

Uma das maiores influências na vida de Nietzsche foi o filósofo Arthur Schopenhauer. Nietzsche admirava profundamente as ideias de Schopenhauer sobre o pessimismo, a vontade e o sofrimento humano.

O que é o amor de Platão?

Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.

O que é o amor para Aristóteles?

Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.

Qual é o sentido da vida para Nietzsche?

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.

Como viver o amor fati?

Amar o destino.

Abraçar os acontecimentos. Fazer do fogo, combustível. Mudar suas atitudes em relação à vida. São esses os ensinamentos da expressão em latim AMOR FATI.

Como devemos viver nossa vida segundo o amor fati?

Certifique-se que suas necessidades básicas sejam sempre priorizadas, tais como se alimentando bem e de modo saudável, com bons e regulares hábitos de sono, realizando atividades físicas regulares e outras formas de autocuidado. Quer mais conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e de equipes?

O que é Deus para Nietzsche?

Nietzsche vai ao cerne do problema: Deus está morto como uma verdade eterna, como um ser que controla e conduz o mundo, como um pai bondoso que justifica os acontecimentos, como sentido último da existência, enfim, como uma ética, como um modo de vida, independente de sua existência ou não.

Quais são as 3 ideias de Friedrich Nietzsche?

Vontade de poder, transvaloração dos valores e super-homem são três conceitos fundamentais para a filosofia nietzschiana. Friedrich Nietzsche explorou o niilismo como um problema cultural e apresentou o niilismo ativo como uma alternativa para a questão.

Qual critica Nietzsche faz?

Nietzsche vai criticar duramente a oposição entre sujeito e objeto estabelecida por esta filosofia, fundamentada na compreensão de que o homem é originariamente eu, sujeito.

De quem Nietzsche gostava?

No mais profundo de si mesmo, o nosso ser rebela-se em absoluto contra todos os limites. Os limites físicos são-nos tão insuportáveis quanto os limites do que nos é psiquicamente possível: não fazem verdadeiramente parte de nós.

Por que Nietzsche não gosta de Sócrates?

Para Nietzsche, a consideração trágica do mundo se contrapõe a consideração teórica ou socrática, qual caracteriza a cultura moderna. Entretanto, para ele, a cultura moderna está doente pelas conseqüências inerentes à civilização cientifica e só pode ser salva tendo a arte como modelo para a cultura.

Qual é o sentido do amor?

Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas.

Porque Schopenhauer era triste?

Schopenhauer é a própria cria do tédio e do sofrimento, pois seu pai e sua mãe encarnavam estes dois sentimentos. Enquanto sua mãe queria viver sua vida, seu pai não conseguia nem mesmo viver a sua própria.

O que é o amor para a psicologia?

Relaciona-se a uma variedade de emoções fortes, tanto negativas quanto positivas, que podem se apresentar de forma intercalada. O amor companheiro, por sua vez, caracteriza-se por um processo de aproximação entre os indivíduos, explorando suas semelhanças e diferenças na maneira de pensar, sentir e agir.

Artigo anterior
Como ligar para 4004 do celular?
Artigo seguinte
Quais são os números divisíveis por 2?