O que foram as Guerras Médicas entre gregos e persas?

Perguntado por: Miguel Cristiano Fernandes  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (41 avaliações)

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas.

O que foram as Guerras Médicas que envolveu o Império Persa?

As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.

Quem ganhou a guerra entre gregos e persas?

Sob a liderança de Milcíades, Atenas saiu vitoriosa da guerra após a batalha de Maratona (490 a.C.). A derrota enfraqueceu o Império Persa, que só teve condições de enfrentar os gregos novamente em 480 a.C., quando teve início a segunda Guerra Médica.

O que foram as Guerras Médicas e suas principais consequências?

Principais consequências:

- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Como os gregos venceram os persas?

Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.

A Batalha de Maratona - Gregos vs Persas (Guerras Médicas 2/5) História Antiga

34 questões relacionadas encontradas

Como os gregos chamavam os persas?

Foi durante a Primeira Guerra Médica (os gregos chamavam os persas de medos, nome de um dos povos que formavam a Pérsia) que ocorreu um dos episódios mais conhecidos da Grécia Antiga.

Como os persas foram derrotados?

Mesmo contando com um exército avantajado, os persas foram derrotados pelos atenienses que se valeram do conhecimento geográfico que tinham da planície de Maratona, local onde foram deflagrados os conflitos. ... Após incendiar Atenas, os persas foram em busca dos fugitivos atenienses.

O que foram as Guerras Médicas?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas.

O que foi a Guerra do Peloponeso e suas consequências?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

O que foram as Guerras Médicas Qual a motivação?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

Por que os persas perderam as Guerras Médicas?

Nesta altura é assinado o Tratado de Susa, também conhecido como Paz de Kallias, em que os persas reconheceram o domínio grego na Ásia Menor e prometem não atacar mais o território grego. Os gregos alcançam, assim, a hegemonia do comércio e o império Persa entra em decadência.

Qual foi a principal consequência das guerras enfrentada pelos gregos no período clássico?

As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.

O que foram as Guerras Médicas e de que maneira elas contribuiu para a construção da hegemonia?

As Guerras Médicas foram os confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.

O que causou a Guerra de Peloponeso Brainly?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

O que era a Liga de Delos e qual o seu objetivo?

Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa. Idealizada pelo ateniense Aristides, concretizou-se efetivamente em 478 a.

O que foi a Guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o enfraquecimento da civilização grega?

A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) acabou resultando no enfraquecimento do poderio econômico e militar das cidades-estados gregas que haviam hegemonizado a região oriental do Mediterrâneo. Esse enfraquecimento possibilitou posteriormente que os gregos fossem conquistados pelo: a) Império Macedônico.

O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?

Com o fim da guerra, Atenas perdeu seu poder na península, e instaurou-se a hegemonia política e econômica de Esparta, que tinha o sistema voltado para o fortalecimento militar. Os oligarcas acabaram com a Confederação de Delos, entregando todo o resto da fronteira para Esparta.

O que é uma cidade Acrópole?

Era um complexo arquitetônico que, por mil anos, serviu como fortificação militar, centro político e santuário religioso em Atenas.

Quem derrotou os gregos?

Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.

Qual foi o resultado das Guerras Médicas?

Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor. Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..

O que aconteceu na Primeira Guerra Médica?

A Primeira Guerra Médica é conhecida como Período de Dario, um grande rei persa que ordenou seu exército durante a invasão da Grécia. Esse momento aconteceu no ano de 490 a.C. e ficou marcado pela Batalha de Maratona, cidade em que o conflito aconteceu.

Quem acabou com o Império Persa?

No mesmo ano de 330 a.C. os gregos e macedônios, comandados por Alexandre o Grande, invadiram e destruíram o Império Persa.

Como Atenas se beneficiou com o fim da guerra médica?

O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C. Esparta e suas aliadas do Peloponeso no primeiro momento entraram na liga, mas depois consideraram que o perigo tinha passado e a abandonaram.

O que aconteceu na Segunda Guerra médica?

Os gregos foram conduzidos por Temístocles na Segunda Guerra Médica. Ele usou a estratégia de atrair os persas e provocar o conflito, o que ficou conhecido como Batalha de Salamina. Como Salamina era uma ilha, o combate se deu pelo mar, ambiente favorável aos gregos, que saíram vitoriosos também desta batalha.

Por que os gregos expandiram seu território?

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (750 e 550 a.C.). ... A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Artigo anterior
O primeiro trimestre de gravidez tem quantas semanas?
Artigo seguinte
Como criar um nome para um site?