O que é personificação figura de linguagem exemplos?

Perguntado por: Hélder Enzo Melo  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

O que é a Personificação:
Personificação é o ato de conferir características humanas aos objetos inanimados ou ao que é abstrato, como as emoções e animais, por exemplo. ... Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

Como fazer uma personificação?

Exemplos de personificação

As “ondas beijavam” a areia branca da praia. (Atribuiu-se as ondas a ação de beijar). "A Cadeira começou a gritar com a Mesa." (A cadeira apresenta o comportamento humano de gritar). As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas.

O que é uma pessoa personificada?

Significado de Personificado

O mesmo que: personalizado, representado, simbolizado, encarnado.

Em qual alternativa temos um exemplo de personificação?

Exemplos de Personificação

Segue abaixo alguns exemplos em que a personificação é empregada: O dia acordou feliz e o sol sorria para mim. O vento assobiava esta manhã em que o céu chorava. Naquela noite, a lua beijava o céu.

Quais são as figuras de linguagem e exemplos?

Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe. ... Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

O que é Personificação (prosopopeia)? - Figura de Linguagem - Aprenda em menos de 4 minutos!

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de figuras de linguagem?

São as seguintes: comparação, metáfora, catacrese, metonímia, antonomásia, sinestesia, antítese, eufemismo, gradação, hipérbole, prosopopeia, paradoxo, perífrase, apóstrofe e ironia.

Como são classificadas as figuras de linguagem?

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

São exemplos de personificação?

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é aliteração e exemplos?

O que é Aliteração:

A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. ... As aliterações são caracterizadas por serem repetições harmoniosas e ritmadas.

O que é personificação do amor?

Freqüentemente, quando o amor é personificado, ele é descrito como uma bela mulher ou criatura, que faz o bem. Sua voz canaliza a melodia do céu.

O que é a personificação da beleza?

A Personificação da Beleza é a capacidade de se tornar a personificação da beleza. É uma variação de Manipulação da Beleza e Manifestação de Poder.

O que é personificação é antítese?

Ironia: sugerir o contrário do que se afirma. Prosopopeia: personificação. Antítese: oposição entre palavras, expressões ou ideias. Paradoxo ou oximoro: antítese que expressa uma contradição.

O que é pleonasmo e exemplos?

Exemplo de Pleonasmo

No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Como usar o eufemismo?

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

Como identificar paradoxo?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

Quais são os tipos de paradoxos?

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

São exemplos de sinestesia?

Exemplos de sinestesia
  • "Agora, o cheiro áspero das flores leva-me os olhos por dentro de suas pétalas."(Cecília Meirelles)
  • "O céu ia envolvendo-a até comunicar-lhe a sensação do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o odor e a delícia da tarde." (Gabriel Miró)

Qual é o exemplo de hipérbole?

Exemplos de hipérbole

No cotidiano, usamos hipérboles como: Faz uma hora que estou esperando esse ônibus. Quando, na verdade, o enunciador dessa frase está no ponto de ônibus há apenas cinco minutos. Já falei um milhão de vezes que não quero que você faça isso, meu filho!

O que é personificação é hipérbole?

Elas servem, por exemplo, para enfatizar, explicar, embelezar ou exagerar o que está sendo dito. Seu uso é bastante comum na literatura e na poesia. Existem várias figuras de linguagem. Dentre as principais estão a metáfora, a comparação, a personificação, a metonímia, a hipérbole, a aliteração e a onomatopeia.

Qual o conceito de figuras de linguagem?

Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. ... As figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.

O que é antítese e paradoxo?

Antítese e paradoxo

Muitas pessoas confundem a antítese com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento.

Qual é a diferença entre metáfora é metonímia?

A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos.

Artigo anterior
Como saber se a urina está ácida?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre drogas sintéticas e semi-sintéticas exemplifique as?