O que não entra na DRE?

Perguntado por: Guilherme William de Rodrigues  |  Última atualização: 1. April 2022
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Vale salientar que as retiradas a título de distribuição dos lucros não devem ser registradas na DRE, apenas no balanço patrimonial que é o documento que mostra a destinação do lucro.

O que deve constar no DRE?

O que uma DRE deve conter

Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

Quais são as deduções da receita?

Deduções da receita bruta

As deduções são formadas por devoluções, descontos ou impostos sobre vendas. E esses abatimentos sobre a receita bruta podem ser: ... Imposto Sobre Serviços (ISS): é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos.

Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

O que são atividades não operacionais?

As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).

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É exemplo de receita não operacional?

São exemplos ganhos ou perdas de capital: lucros ou prejuízos na venda de itens do ativo permanente; venda de um veículo, com lucro ou prejuízo, venda de máquinas, equipamentos, etc.

Quais são as despesas não operacionais?

Já as despesas não operacionais são aquelas que não estão relacionadas à natureza da empresa. Por exemplo: subvenções para investimentos, inclusive isenção ou redução de impostos, implantação de um empreendimento, receita com dividendos, indenização de seguros e juros sobre empréstimos.

Qual é o cálculo do IR e CSLL na DRE?

Parece complicado, mas é simples.

Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.

Quais são as principais contas do DRE?

Estrutura da DRE
  • Receita Bruta.
  • (-) Deduções e abatimentos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Despesas Financeiras.

Quais são as principais análises contempladas pela DRE?

DRE Gerencial na Conta Azul
  • Receitas de venda.
  • Despesas operacionais, custos e deduções.
  • Resultado Financeiro.
  • Tendências de resultado.
  • Evolução e comparativos mês a mês.

O que são as deduções?

Significado de dedução

Retirada de uma parte do total: dedução no imposto de renda. Diminuição; ação ou efeito de deduzir, de subtrair, de retirar: conseguiu dedução do valor do seguro. Inferência; o resultado ou conclusão que se consegue chegar.

Quais as possíveis deduções da receita em um DRE explique cada uma delas?

O que são deduções na DRE? As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

São exemplos de deduções de vendas?

OBS.: São deduções das receitas de vendas: devoluções de vendas, abatimentos sobre vendas, descontos incondicionais concedidos, impostos e contribuições sobre vendas ou prestação de serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS, etc.).

Como é composta a DRE?

A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.

Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?

Qual é a estrutura da DRE?
  • 1 – Receita de vendas. ...
  • 2 – Dedução de impostos. ...
  • 3 – Receita Líquida. ...
  • 4 – Custos de venda. ...
  • 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
  • 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
  • 7 – Despesas com vendas. ...
  • 8 – Despesas financeiras.

Como Elaborar um DRE passo a passo?

5 passos para fazer uma DRE
  1. Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
  2. Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
  3. Calcule o Lucro Bruto. ...
  4. Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
  5. Encontre o Resultado Líquido.

Quais são as contas de resultado?

De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
...
O que são contas de resultado?
  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

Quais as contas que entram na apuração do resultado do exercício?

A Apuração de Resultados (ARE) é uma rotina contábil que consiste em confrontar os valores das receitas, custos e despesas a fim de calcular o lucro ou prejuízo gerado em determinado período pela movimentação realizada pela empresa.

Quais as contas que devem ser consideradas para apuração do resultado do exercício?

Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelas contas correntes.

Como calcular o IR no balanço?

Para fins de cálculo da contribuição social s/ o lucro por estimativa deverá somar o percentual sobre a receita bruta do mês, acrescidos do ganho de capital e demais receitas, variando os percentuais de acordo com as seguintes atividades: I- 12% na venda de mercadorias, produtos (art.

Como calcular o CSLL?

Como calcular CSLL no Lucro Presumido
  1. 10.000 x 12% = R$ 1.200.
  2. 10.000 x 32% = R$ 3.200.
  3. Total = R$ 4.400.
  4. 9% (alíquota do CSLL) aplicado sobre R$ 4.400 = R$ 396.
  5. Valor do imposto CSLL = 396 reais.

Como calcular o IR e CSLL no lucro real?

· IRPJ: 25% para Lucro acima de R$ 20.000,00/mês; · CSLL: 9% sobre qualquer Lucro apurado. Em resumo, no Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração pelo Lucro Real pode ser trimestral ou anual.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

O que são entradas não operacionais?

7 – Saída ou Entrada não operacional

São aquelas despesas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais da empresa. Não interfere no lucro operacional. Ex: pagamento de empréstimos bancários, pagamento de juros, distribuição de lucros.

O que são despesas operacionais de uma empresa?

As Despesas Operacionais são aquelas que fazem parte da operação da empresa. Exemplo: as despesas vinculadas ao consumo são tratadas como Despesas Operacionais. Quando lançados na contabilidade, tais despesas permanecem próximas das demais Despesas Operacionais e distantes do grupo financeiro.

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