O que é a pertinência temática para ajuizamento da ação coletiva?

Perguntado por: Pedro Raúl de Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

A pertinência temática significa que as associações civis devem incluir entre seus fins institucionais a defesa dos interesses objetivados na ação civil pública ou coletiva por elas propostas, dispensada, embora, a autorização de assembleia. Em outras palavras.

Quais são as ações coletivas?

Uma ação coletiva é aquela que envolve um conjunto de pessoas ou até mesmo toda a sociedade. Isto porque, a decisão tomada em uma ação coletiva afeta não só os indivíduos que entraram com aquela ação como também todos aqueles que se encontram na situação julgada e pretendem entrar com uma ação na Justiça.

Quem pode propor ação coletiva?

Na lei brasileira têm legitimidade ativa para propor ações coletivas (artigo 5º da Lei 7.347/85) o Ministério Público, a Defensoria Pública, a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios; autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; associação que, concomitantemente: a) esteja ...

Quais são os sujeitos ativos nas ações de direitos difusos?

“Os chamados 'direitos difusos' são aqueles cujos titulares não são determináveis. Isto é, os detentores do direito subjetivo que se pretende regrar e proteger são indeterminados e indetermináveis.

Qual o sistema que o Brasil adotou para as ações coletivas?

AS AÇÕES COLETIVAS NO DIREITO BRASILEIRO: ASSIMETRIAS E SEMELHANÇAS. O direito brasileiro inspira-se, em parte, no sistema Americano, sendo impossível traçar uma linha retilínea de comparação considerando o sistema da Common Law, adotado pelo direito norte-americano e o da Civil Law adotado pelo direito brasileiro.

Legitimados UNIVERSAIS x PARCIAIS (Pertinência temática) p/ Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI

18 questões relacionadas encontradas

O que é a tutela coletiva?

A tutela coletiva tem por objetivo a defesa de interesses de grupos, categorias e classes específicas. Portanto, a tutela coletiva não objetiva o bem geral da coletividade, nem o interesse público secundário. A tutela coletiva é enquadrada como um interesse intermediário.

O que é class action americana?

2.1.

A class action do direito norte-americano pode ser definida como o procedimento em que uma pessoa, considerada individualmente, ou um pequeno grupo de pessoas, enquanto tal, passa a representar um grupo maior ou classe de pessoas, desde que compartilhem, entre si, um interesse comum.

Quem possui legitimidade ativa para propor ação de direitos Difusos direitos coletivos e direitos individuais homogêneos?

Súmula 601, STJ: O Ministério Público tem legitimidade ativa para atuar na defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos consumidores, ainda que decorrentes da prestação de serviço público.

São exemplos de direitos difusos?

São exemplos de direitos difusos os direitos a um meio ambiente sadio, à vedação à propaganda enganosa e o direito à segurança pública. Direitos coletivos em sentido estrito são direitos de grupo, categoria ou classe de pessoas.

Quais são os legitimados ativos para atuar nas ações dos direitos coletivos do consumidor?

O PROCON - Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio da Procuradoria Geral do Estado, tem legitimidade ativa para ajuizar ação coletiva em defesa de interesses individuais homogêneos, assim considerados aqueles direitos com origem comum, divisíveis na sua extensão, variáveis individualmente, com ...

Quando cabe ação coletiva?

Eles propõem ações coletivas quando são identificados fatos ou danos comuns a uma coletividade de trabalhadores. O conceito da ação coletiva trabalhista é garantir que todos os profissionais desse grupo tenham acesso ao direito pleiteado.

Quando se pode entrar com ação coletiva?

As ações coletivas são propostas quando existe um dano que prejudica um conjunto de pessoas ou mesmo a sociedade. Elas não se confundem com as ações em que existem mais de um autor, o chamado litisconsórcio ativo, ou mais de um réu, denominado de litisconsórcio passivo.

Quem tem legitimidade para a propositura da ação popular?

De acordo com a Constituição Cidadã, a legitimidade para a propositura da Ação Popular é do cidadão, seja brasileiro nato ou naturalizado e que se encontre no gozo dos direitos políticos. 3. O Supremo Tribunal Federal possui entendimento sumulado de que a pessoa jurídica não detém legitimidade para propor ação popular.

Quais são as ações coletivas mais conhecidas no Brasil?

Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

O que são ações coletivas Cite exemplos de ações coletivas?

São exemplos de ação coletiva as passeatas, os pedidos “abaixo-assinados”, as greves. Para ser classificada como coletiva, a ação não precisa ser executada diretamente por todos os membros da organização.

O que é uma ação coletiva?

1. O que é uma ação coletiva? É um instrumento que aqueles autorizados por lei utilizam para defender direitos de um grupo de pessoas, de uma coletividade. A decisão de uma ação coletiva pode afetar não só os indivíduos envolvidos, mas também beneficiar toda a sociedade.

O que são os chamados direitos difusos?

Caracterizados como direitos transindividuais, ou seja, que não pertencem a um único indivíduo, os direitos difusos atendem a um grupo de pessoas ou a coletividade afetada por determinada situação como em caso de desabamentos, desequilíbrio do meio ambiente, prejuízos financeiros etc.

O que são direitos fundamentais difusos?

Assim, por coletivos e difusos, pode-se entender aqueles direitos fundamentais de natureza transindividual, positivados na constituição, passíveis de tutela estatal direta, que têm por objetivo prima facie a proteção de seus titulares, compreendidos aqui, como os cidadãos em geral ou uma determinada coletividade.

Quais são os direitos coletivos exemplos?

Os direitos coletivos são conquistas sociais reconhecidas em lei, como o direito à saúde, o direito a um governo honesto e eficiente, o direito ao meio ambiente equilibrado e os direitos trabalhistas.
...
Direitos Difusos
  • Direito a um meio ambiente sadio;
  • Direito à vedação à propaganda enganosa;
  • Direito à segurança pública.

Quais são os legitimados para propor ação civil pública em defesa dos direitos difusos?

5o Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:
  • I – o Ministério Público;
  • II – a Defensoria Pública;
  • III – a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
  • IV – a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista;
  • V – a associação que, concomitantemente:

Quem são legitimados para propositura das ações coletivas e qual a natureza de tal legitimidade?

São legitimados para propor a ação coletiva, conforme leciona o artigo 82, do Código de Defesa do Consumidor: "o Ministério Público; a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal; as entidades e órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurídica, especificamente ...

O que é a legitimidade ad processum?

Também conhecida como legitimatio ad processum, é aptidão para o exercício pessoal de direitos e obrigações processuais, sob pena de invalidade do processo por ausência de pressuposto processual atinente à capacidade de estar em juízo (de ser parte, autor ou réu).

O que se entende por fluid recovery?

A recuperação fluida (fluid recovery), prevista no citado art. 100 do CDC, constitui, assim, específica e acidental hipótese de execução coletiva de danos causados a interesses individuais homogêneos, a qual é instrumentalizada pela atribuição de legitimidade subsidiária aos substitutos processuais do art.

O que é legitimidade autônoma?

legitimação por substituição processual, com as seguintes características: - autônoma: pois o legitimado extraordinário está autorizado a conduzir o processo independentemente do titular do direito litigioso, ou seja, independente da autorização da coletividade titular do direito metaindividual.

Onde estão reguladas as ações coletivas no ordenamento jurídico pátrio?

A classificação dos doutrinadores citados segue a determinação do parágrafo único do artigo 81 do CDC, dispositivo este que prevê o uso das ações coletivas para a hipótese que versar sobre estes três tipos de direito: difusos (inciso I), coletivos – stricto sensu – (inciso II) e individuais homogêneos (inciso III).

Artigo anterior
Quais as formas de conservação de energia?
Artigo seguinte
Quantos habitantes tem Aurora do Tocantins?