Qual parte do ovo tem colesterol?

Perguntado por: Mónica Joana de Macedo  |  Última atualização: 22. April 2025
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

Qual a parte do ovo que causa colesterol?

Sendo assim, tendo em vista a importância do colesterol para organismo e que sua presença é fundamental, a gema naturalmente é fonte de colesterol pelo fato de que a partir do ovo, pode se gerar um novo ser.

Quem tá com o colesterol alto pode comer ovo?

O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduze o colesterol bom (HDL). Atualmente, o ovo deixou de ser vilão e passou a ser considerado um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias que beneficiam a saúde.

Qual é a parte mais saudável do ovo?

A clara é a parte mais saudável do ovo

A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura. Já a clara é maioritariamente constituída por água e proteína, principalmente albumina. O valor nutricional do ovo está no seu todo.

Onde está a gordura do ovo?

Também é fonte de gorduras e colesterol. As gorduras, minerais e vitaminas acima citados estão presentes quase que totalmente na gema, sendo a clara constituída pelas proteínas. Então vale a pena consumir o ovo inteiro!

Quem tem colesterol alto pode comer ovo? 🍳

44 questões relacionadas encontradas

Qual a parte mais gordurosa do ovo?

A gema é a parte mais gordurosa do ovo. São gorduras de boa qualidade, na sua maioria insaturadas (mono e polinsaturadas), fundamentais e protetoras ao organismo.

Porque só comer a clara do ovo?

Sua função é auxiliar na construção de músculos e tecidos, e permitir a passagem de minerais pelas células do organismo e isso é um dos mais importantes benefícios da clara de ovo. Mas os benefícios da clara de ovo, vão além disso, pela sua alta composição de proteínas, o consumo da clara de ovo promove saciedade.

Quantos ovos uma pessoa pode comer por dia?

É possível adiantar que não existe uma quantidade ideal que sirva para todas as pessoas, mas, via de regra, os estudos científicos sobre o tema têm mostrado que, para a maior parte das pessoas, é saudável comer de 2 a 3 ovos por dia. Sim, o ovo também ajuda o de emagrecimento.

O que é melhor a clara ou a gema do ovo?

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

É bom comer ovos todos os dias?

Comer ovo diariamente normalmente não faz mal, já que esse alimento traz diversos benefícios para saúde como favorecer o ganho de massa muscular, promover a perda de peso, fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde da pele, por exemplo.

Porque o ovo aumenta o colesterol?

"Enquanto o colesterol nos ovos é muito maior do que na carne e outros produtos de origem animal, a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue.

É verdade que a gema do ovo aumenta o colesterol?

Embora comer muitos ovos possa aumentar o colesterol, não está comprovado cientificamente que ingerir até quatro gemas de ovo por semana aumente o risco de doença cardiovascular.

Quantos ovos posso comer por dia colesterol?

Como não se sabe, ao certo, a quantidade de ovos que se pode comer até que haja uma alteração significativa do colesterol, a minha recomendação é que não se coma mais do que um por dia", assegura Bárbara Oliveira. E completa: "Mas, efetivamente, pode-se comer um ovo todos os dias".

Qual é o vilão do colesterol alto?

Alimentos ricos em gorduras trans e gorduras saturadas são um risco à nossa saúde. Frituras que usam óleo de soja possuem gorduras insaturadas, que aumentam o colesterol ruim.

O que não pode comer quando está com o colesterol alto?

Alimentos que devem ser evitados:

Leite integral, coalhada gorda ou queijos gordos (amarelos); Toucinho, torresmo, bacon, salames, linguiça, presunto, apresuntado, mortadela, lombinho, salsicha e outros embutidos; Carne de porco (pernil, lombo); e outras carnes gordas (cupim, picanha etc);

Porque retirar a pele da gema do ovo?

Peneirar a gema do ovo é indicado para evitar o cheiro bem característico que o ingrediente pode deixar em algumas receitas. Essa técnica é mais utilizada principalmente para preparos nos quais o alimento é usado em quantidades maiores, como o caso de pudim, quindim e até bolos.

Qual a quantidade de clara de ovo por dia?

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Pode comer só a clara do ovo?

É importante salientar que “nem todas as dietas privilegiam o consumo exclusivo da clara do ovo e que o consumo exagerado de proteína pode conduzir a um comprometimento da função renal”, alerta a nutricionista. Conclusão: à exceção de casos particulares, o ovo deve ser consumido por inteiro e por todas as pessoas.

Quem tem colesterol alto pode comer ovo Quantas vezes por semana?

Nao! Você pode comer livremente a gema do ovo. Estudos bem recentes de universidades americanas contribuíram para provar que a principal causa da dislipidemia (colesterol alto) é genetica. A universidade da California alimentou cobaias com 26 ovos por dia por 1 mês, e nao houve aumento de colesterol sanguineo.

Quem tem colesterol pode comer ovo frito?

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Quem não pode comer ovos?

Algumas pessoas podem ter alergias ou sensibilidade ao ovo. Nesses casos, o consumo não é indicado. Por fim, quem tem gastrite, insuficiência renal crônica e gordura no fígado deve consumir com moderação.

Qual é o benefício da clara?

A clara é rica em proteínas, mas pobre em calorias, gordura e colesterol – o que a torna um bom alimento para perda de peso. Ela também pode beneficiar aqueles que têm altos requisitos de proteína, mas precisam observar sua ingestão de calorias, como atletas ou fisiculturistas.

Pode comer clara de ovo todos os dias?

A clara é água e proteína. Portanto, a menos que você tenha diabetes ou predisposição genética à hipercolesterolamia, comer ovo todos os dias não faz mal.

Quanto tem de colesterol na gema do ovo?

Que quantidade de colesterol existe num ovo? Um ovo de tamanho L tem, aproximadamente, 186 mg de colesterol, que se encontram concentrados na gema, uma vez que a clara não possui colesterol.

O que o excesso de ovo pode causar?

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Artigo anterior
Quanto um ventilador gasta por mês?
Artigo seguinte
O que que é trabalhador urbano?