O que mudou com a Lei 14.133 2021?

Perguntado por: Vítor Antunes de Matias  |  Última atualização: 6. April 2022
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Pela Lei 14.133/21, houve uma inversão: preparatória, divulgação do edital, apresentação das propostas (lances, na hipótese do pregão), julgamento, habilitação, recurso e homologação. Ou seja, houve uma mudança significativa: agora, o julgamento vem antes da habilitação.

O que mudou na Lei 14.133 2021?

Mudança das Modalidades

Agora, de acordo com a Lei nº 14.133/21 a modalidade de licitação não é mais definida em virtude do seu valor, ou seja, o valor do objeto. Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão.

Quais as inovações promovidas pela nova Lei de Licitações Lei nº 14.133 21 )?

Outros artigos da Lei 14.133/21 também trouxeram alguns princípios novos, tais como o princípio da cooperação (Art. 25, §6º), padronização, parcelamento e responsabilidade fiscal (Art. 40, V), princípio da anualidade dos reajustes (Art 135, §4º).

Quando começa a valer a Lei 14133?

A Lei 14.133/2021 foi publicada em 01/01/2021 e entrou em vigor na data de sua publicação, conforme determinado em seu artigo 194. Outrossim, o Artigo 193 menciona que “REVOGAM-SE” as leis anteriores através de 2 incisos, senão vejamos: Art. 193.

Quando passa a valer a nova Lei de Licitações?

A Nova Lei entrou em vigor na data de sua publicação, em 1º de abril de 2021.

Nova Lei de Licitações [E2] - Comparação Lei 8666 e Lei 14133 (Nova Lei de Licitações)

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Quando foi promulgada a nova Lei de Licitações?

No dia 1º de abril de 2021 foi promulgada a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A Lei nº 14.133 altera as regras dos sistemas de contratação por órgãos da administração pública, autarquias e fundações de União, estados, Distrito Federal e municípios.

Quais as principais mudanças na nova lei de licitações?

Dentre as principais mudanças, podemos destacar a queda de algumas modalidades de licitação, como a Carta Convite e a Tomada de Preços, e a adição de uma nova modalidade de licitação, o Diálogo Competitivo.

Quais as inovações da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos?

A nova Lei de Licitações é uma das principais alterações legislativas no âmbito da Administração Pública em 2021. A norma substitui a Lei n° 8.666/1993, a Lei do Pregão (Lei n° 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC — Lei n° 12.462/11). O marco legal foi modernizado e teve grande parte alterada.

O que mudou da Lei 8666 para a 14133?

Como funcionará a vigência e a transição da Lei 8666 para a Lei 14133. É importante ressaltar que a nova Lei de Licitação não possui vacatio legis. Isto significa, portanto, que sua aplicabilidade é imediata e que, desde o dia 1 de abril de 2021, os novos processos licitatórios devem seguir a Lei 14133.

Como fica a dispensa de licitação na nova lei?

Porém, a lei 8666/93, em seu artigo 24, elenca uma série de exceções que justificam a dispensa de licitação – entre elas existe a dispensa em virtude do baixo valor. Neste sentido, a Nova Lei de Licitação não inova, pois mantém a hipótese de contratação direta em razão do valor.

Por que uma nova Lei de Licitações?

A Nova Lei de Licitações veio para otimizar os processos licitatórios do país, garantindo mais agilidade para a compra ou contratação de bens e serviços, bem como mais transparência para todo o processo licitatório.

Qual a principal semelhança e quais as principais diferenças entre a dispensa e a inexigibilidade de licitação?

dispensa de licitação: ocorre por conta de situações excepcionais pré-estabelecidas na Lei; inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.

Quais as principais mudanças ocorridas no processo de dispensa de licitação por baixo valor e por emergência?

A partir de agora, os casos de dispensa de licitação com base no critério de valor, possuem valores fixos definidos. No caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores, é dispensável licitação para contratação que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00.

É possível afirmar que a nova lei de licitações trouxe relevantes avanços para assegurar a diminuição de assimetrias informacionais?

No Brasil, como projeto da nova Lei de Licitação, perde-se uma grande oportunidade de trazer relevantes avanços em regras de revelação de informação e diminuição de assimetrias informacionais, muito embora dispositivos específicos tentem estabelecer – embora de forma tímida – mecanismos de signaling e rating, os quais, ...

O que mudou na Lei 8666?

Dispensa de licitação por emergência na lei 8666/93

Se houvesse algum caso de emergência ou calamidade pública, o governo poderia realizar a dispensa da licitação para execução de contratos que tivessem prazo máximo de 180 dias a partir do início dessa condição.

Quem está obrigado a Nova Lei de Licitações?

A abrangência da Nova Lei de Licitações com aplicação integral. A Lei nº 14.133/2021 abrange integralmente todos os entes da administração pública direta da União e de todos os Estados e Municípios brasileiros, bem como do Distrito Federal.

Qual é a atual Lei de Licitações?

L8666consol. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Quais os novos valores limites para dispensa de licitação por contratação de pequeno valor na Lei nº 14.133 2021?

A Lei 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos - entrou em vigor em 01 de abril de 2021 dispondo que as licitações referentes a compras e contratações de serviços de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e as contratações de obras e serviços de engenharia de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) ...

Quais as principais hipóteses a serem realizadas as dispensas de licitação baseada no Art 24 da Lei nº 8666 93?

Lei n.º 8.666/93

Art. 24. É dispensável a licitação: VII - quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, casos em que, observado o parágrafo único do art.

Quais são as principais características dos contratos administrativos?

Características

O contrato administrativo tem as seguintes características: formal, oneroso, comutativo e intuitu personae. É formal porque deve ser formulado por escrito e nos termos previstos em lei. Oneroso porque há remuneração relativa contraprestação do objeto do contrato.

Qual a diferença entre licitação dispensada dispensável é inexigível?

Uma licitação será dispensada, isto é, pulará a etapa do procedimento licitatório, no caso de alienação de bens móveis e imóveis. ... Uma licitação será dispensável quando a Administração Pública tiver discricionariedade para tal, isto é, quando tiver a opção de escolher se fará ou não o procedimento licitatório.

O que é dispensa e inexigibilidade de licitação?

Diferença entre inexigibilidade e dispensa de licitação

A lógica é bem simples: enquanto na inexigibilidade o processo licitatório é inviável, na dispensa de licitação a lei desobriga o administrador de fazer o procedimento licitatório – mesmo quando a competição mostrar-se possível.

Quais são as hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação?

A dispensa constitui-se de hipóteses em que a licitação seria viável, mas a Administração Pública optar por não realizar o processo licitatório. Já a inexigibilidade ocorre quando a competição for impossível.

Quais são os objetivos do processo licitatório consoante a Lei nº 14.133 2021?

Nesse sentido, foram inseridos diversos dispositivos na Lei nº 14.133/2021 que têm por objetivo prestigiar a simplificação e o formalismo moderado nas contratações, racionalizando procedimentos e sedimentando práticas contratuais já existentes, mas que não possuíam, até então, previsão legal no regime ordinário.

Como implementar a nova Lei de Licitações?

Procedimentos necessários à implementação da Dispensa de Licitação por valor (75, I e II).
  1. Implementação do sistema e regulamentação, verificando os procedimentos técnicos junto ao Portal Compras.gov.br.
  2. Verificar a necessidade de regulamentação interna (parâmetro IN 65/2021).

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