Qual o grupo de elementos químicos que é considerado estável por natureza?

Perguntado por: Letícia Pereira  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Os gases nobres são elementos químicos inertes ou estáveis que são encontrados na natureza na forma de gases monoatômicos.

Quais os elementos estáveis?

Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.

Quais elementos químicos são encontrados isolados na natureza?

Os gases nobres são os únicos elementos químicos encontrados na natureza na forma de átomos isolados. Isso ocorre porque: a) eles são muito estáveis na forma isolada e não possuem a tendência de doar ou receber elétrons.

Quais os átomos se encontram estáveis naturalmente na natureza por quê?

Estabilidade dos gases nobres

Os gases nobres são encontrados na natureza na forma de átomos isolados porque eles têm a última camada da eletrosfera completa, ou seja, com 8 elétrons.

O que é um elemento estável?

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada.

Os Elementos Químicos - Litio

15 questões relacionadas encontradas

Quando um átomo está estável?

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.

Quando que um átomo é estável?

Para ficarem estáveis, os átomos precisam completar a camada K, que deve ter dois elétrons. Então, eles compartilham seu único elétron, numa ligação covalente. Desse modo, cada átomo H fica com a configuração eletrônica 1s2, igual à de um gás nobre, o hélio (He).

Por que os átomos dos gases nobres são estáveis?

Os átomos de gases nobres são denominados estáveis por não apresentarem a necessidade de associar-se a outro átomo de um elemento diferente, ou seja, os gases nobres dificilmente formam substâncias químicas compostas. Isso acontece apenas em condições laboratoriais específicas.

Por que os átomos estão ligados é não somente isolados?

Isso ocorre porque os átomos têm a capacidade de realizar ligações químicas com outros átomos, que podem ser do mesmo elemento ou de elementos diferentes. Essas ligações são tão fortes que se não sofrer nenhuma influência externa, na maioria dos casos, os átomos permanecerão unidos como estão.

O quê Porque é que os átomos fazem a ligação?

Por que formar ligações químicas? A resposta básica é que os átomos estão tentando alcançar o estado mais estável (menor energia) possível. Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência).

Quais são os únicos tipos de elemento que são estáveis e encontrados isoladamente na natureza sem precisar de ligações químicas *?

- Fragmentam-se. Todos eles são gases em condições ambientes e são chamados de nobres porque são os únicos elementos químicos que são encontrados na natureza sozinhos. Eles já são estáveis, não precisam se ligar com mais nenhum outro elemento químico, e não têm a tendência de doar nem receber elétrons.

Por que os gases nobres são encontrados isolados na natureza?

Todos esses elementos são gasosos em temperatura ambiente (daí o fato de serem chamados de “gases”) e são encontrados na natureza na forma isolada. Isso acontece porque eles são estáveis e possuem pouca reatividade em condições ambientes. É inclusive por isso que eles são chamados de “nobres” ou “raros”.

Quantos gases nobres encontrados na natureza?

Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Como os elementos se estabiliza?

Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência.

O que significa dizer que um átomo é instável?

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

O que é uma ligação covalente?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.

O que é uma ligação não covalente?

Uma interação não covalente difere de uma ligação covalente na medida em que não envolve o compartilhamento de elétrons, mas envolve variações mais dispersas de interações eletromagnéticas entre moléculas ou dentro de uma molécula.

Como os átomos interagem entre si?

Podemos encontrar ligações covalentes: simples, onde cada átomo compartilha um elétron, dupla, compartilhando dois elétrons, tripla, compartilhando três, ou dativa, em que um átomo, após completar o octeto, doa um par de elétrons para o outro.

Porque o carbono faz ligação covalente?

Átomo de carbono

Localizado no grupo 14 (família IVA), o carbono possui seis elétrons, sendo quatro destes localizados em sua camada de valência. Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química.

Por que muitos dos compostos dos gases nobres são compostos com flúor?

Compostos dos Gases Nobres

A energia de ionização do xenônio é baixa o suficiente para permitir que ele perca elétrons para átomos mais eletronegativos, como o flúor. Compostos de hélio, neônio e argônio só existem sob condições especiais. A única molécula estável neutra do criptônio é KrF2.

Por que os gases estão na parte superior da coluna?

Os gases causam dor nas costas porque, quando estão em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, inclusive nessa região, superlotando o espaço, causando inchaço e comprimindo outros órgãos no local. Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Qual é a diferença entre um átomo estável é um átomo instável?

Basicamente, significa que todo átomo que tenha 8 elétrons na sua camada de valência tem estabilidade. É esse o caso dos gases nobres. Todos eles têm a camada de valência completa. Em contrapartida, átomos instáveis são aqueles que têm menos de 8 elétrons na parte mais externa da sua eletrosfera.

Qual o único átomo que fica estável com 2 elétron?

A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.

Quais poderiam ser considerados estáveis de acordo com a regra do octeto?

Um elemento estável deve apresentar 2 ou 8 elétrons na camada de valência.

Como saber qual estrutura é mais estável?

Quanto mais ligações covalentes uma estrutura tem, mais estável ela é.

Artigo anterior
Quanto custa um advogado de trânsito?
Artigo seguinte
Qual o sintoma de fungos no pulmão?