O que mudou na simplificação do eSocial?

Perguntado por: Valentim Marco Nogueira de Pinheiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (25 avaliações)

Portanto, as principais mudanças em relação às versões anteriores do eSocial são as seguintes: redução do número de eventos; expressiva redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados (ex.: FAP);

O que mudou no novo eSocial?

Novidades. A implantação da nova versão do eSocial está prevista na Lei nº 13.874/19. A principal novidade trazida pela nova versão do eSocial se refere à redução da quantidade de informações que devem ser enviadas pelos usuários. Além disso, houve a diminuição do número de eventos e de campos exigidos no formulário.

Quando entra em vigor a simplificação do eSocial?

Após uma reprogramação decorrente da necessidade de adaptação da Dataprev, ocorrerá no próximo dia 19 de julho a entrada em produção do eSocial Simplificado v.

O que vai mudar no eSocial 2021?

O novo sistema possui um leiaute (estrutura de dados) novo, sendo que informações já constantes de outros bancos de dados oficiais não são mais solicitadas, o que reduz a quantidade de informações e facilita o preenchimento. Além disso, as regras do sistema foram flexibilizadas, permitindo mais agilidade e menos erros.

O que muda no eSocial 2022?

O eSocial 2022 trouxe algumas mudanças, relacionadas com a maneira como ele deve ser entregue, às quais as empresas devem se adaptar. De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas estarão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) por meio do eSocial.

eSocial: O que muda com a Simplificação

25 questões relacionadas encontradas

Como fica o eSocial em 2021?

22/11/2021 - Nesta fase, os entes passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos. 22/04/2022 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de abril/2022)

Quando passou a vigorar o E-social de empregadas domésticas?

Seu uso passou a ser obrigatório para empregadores domésticos a partir de 2015. Agora, com o novo layout do eSocial, o governo pretende desburocratizar o acesso às informações, além de modernizar o sistema.

Quando entra em vigor e social?

Contudo, foi em janeiro de 2018 que oficialmente o eSocial entra em vigor, por meio do Decreto nº 8373/2014.

Foi prorrogado o prazo do eSocial?

O período de convivência, durante o qual são recebidos eventos nas versões 2.5 e S-1.0, seria encerrado em março deste ano, mas foi prorrogado até 22/05/2022. ... Esse período tinha previsão de término em março deste ano, mais de sete meses após a implantação da versão S-1.0.

Qual a versão mais recente do eSocial?

No dia 19 de julho de 2021 foi publicada uma nova versão para o Manual de Orientação do eSocial (MOS) para a versão S-1.0, consolidado até a Nota Orientativa nº 7/2021. As orientações constantes no manual são aplicáveis às informações prestadas de acordo com a versão S-1.0 dos leiautes do eSocial.

O que muda no eSocial em 2020?

O que muda no eSocial 2020? As principais mudanças no eSocial em 2020 estão relacionadas a simplificação da plataforma e divisão de categorias. Antes de explicarmos isso detalhadamente, é importante que você conheça mais sobre esse sistema e entenda sobre as suas principais funcionalidades.

O que aconteceu com o eSocial?

O eSocial Simplificado v S-1.0 estava programado para ser implantado no dia 17 de maio. Porém, o Dataprev reportou na quarta feira (12/05) alguns problemas na internalização dos eventos na nova versão. Com isso, houve uma suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial.

Foi prorrogado o eSocial do Grupo 3?

O cronograma de implantação do eSocial foi dividido em grupos, e hoje, dia 10 de janeiro de 2022, as empresas do grupo 2 e do grupo 3 devem começar a enviar os eventos SST pelo eSocial, mas isso pode mudar. ...

O que é o evento S 2240?

"Este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador, bem como para informar a exposição aos fatores de risco e o exercício das atividades descritos na Tabela 24 – Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria ...

Quando começou o eSocial para empresas?

A partir do dia 16 de julho, todas as empresas privadas do país, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados, deverão utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) .

Quando é quem está obrigado ao e social?

Todo aquele que contratar prestador de serviço pessoa física e possua alguma obrigação trabalhista, previdenciária ou tributária, em função dessa relação jurídica de trabalho, inclusive se tiver natureza administrativa, conforme a legislação pertinente, está obrigado a enviar informações decorrentes desse fato por meio ...

Quando o eSocial entra em vigor 2015?

A partir de 1º outubro corrente ano começa a valer para o empregador doméstico o eSocial, programa da Receita Federal (esocial.gov.br) para automatização eletrônica das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias dos empregados domésticos.

Quando começou a vigorar a nova lei da empregada doméstica?

O emprego doméstico é regido pela Lei Complementar 150 de junho de 2015, que assegurou novos direitos aos trabalhadores da categoria, como FGTS, adicional noturno, seguro-desemprego, salário-família, entre outros.

Quando começou a vigorar o FGTS das empregadas domésticas?

O recolhimento do FGTS do empregado doméstico passou a existir em 2013 no regime facultativo e tornou-se obrigatório em outubro de 2015 com a aprovação da PEC das Domésticas.

Como está o eSocial hoje?

No final de 2020, o Governo Federal anunciou a chegada da nova “era” do eSocial, muito mais moderna para facilitar outras etapas do processo de envio de informações. ... Já previsto na Lei nº 13.874/19, o novo sistema foi oficializado no dia 23/10/2020, com a criação das Portarias Conjuntas RFB/SEPRT nº 76 e 77.

Quando começa a 3 fase do eSocial?

As participantes do grupo 3 do eSocial são caracterizadas como empresas optantes pelo Simples Nacional. Elas também já cumprem parte das exigências, mas iniciam uma nova fase no dia 10 de maio de 2021, com foco em Folha de Pagamento.

Quando começa a DCTFWeb para o terceiro grupo?

A entrada do Grupo 2b e do Grupo 3 na DCTFWeb, que estava previsto para esse mês, julho de 2021, foi prorrogado para outubro de 2021, com prazo de entrega para 12 de novembro de 2021.

Quem pertence ao grupo 3 do eSocial?

Quem pertence ao grupos 3

As pessoas físicas citadas no grupo 3 são empregadores e contribuintes pessoas físicas,(exceto os empregadores domésticos). E as pessoas jurídicas do grupo 3 são empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos (não pertencentes ao 1º, 2º e 4º grupos).

Quando começa a enviar a DCTFWeb para o terceiro grupo?

Na prática, o início de entrega da DCTFWeb está vinculado ao início de envio dos eventos periódicos da folha de pagamento através do eSocial. Em 2019 a Receita Federal prorrogou a necessidade da DCTFWeb para empresas do 3º grupo.

O que mudou com o eSocial a entrega das obrigações acessórias?

Trouxe maior segurança no armazenamento de dados; Eliminou a transmissão de dados repetidos; Substitui obrigações acessórias; Melhorou a qualidade nas informações prestadas ao governo e aos órgãos e entidades trabalhistas.

Artigo anterior
É preciso dar baixa na ART?
Artigo seguinte
Para que serve o Allegra D 120?