Quando a lei civil e a lei penal forem omissas o juiz resolverá o caso de acordo com a analogia os costumes e os princípios gerais do direito?

Perguntado por: Diogo Ivan Cruz  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

I. Quando a lei civil e a lei penal forem omissas, o juiz resolverá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito. II. Ao regular a atividade integradora da lei, a LINDB admite proibições expressas e proibições implícitas no texto legal, estas últimas contidas nas lacunas da lei.

Quando a lei for omissa o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia?

Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. Art. 5o Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.

O que é o axioma ontológico do direito?

O axioma ontológico do direito é um princípio de contenção do ativismo judicial, sendo a lacuna uma incompletude insatisfatória da lei e não uma simples ausência de previsão normativa que possa ser superada pela vontade discricionária do juiz.

Qual é a Lei de Introdução ao Código Civil?

DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942.

Qual é o objetivo da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro Lindb )?

A Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro não é parte integrante do Código Civil e consiste em um diploma que disciplina a aplicação das leis em geral. Sua função é reger as normas, indicando como interpretá-las ou aplicá-las, determinando-lhe a vigência e a eficácia.

Lei de Introdução - Aula 10 - Costumes - Art. 4º Decreto-lei 4657/42

41 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro?

A LINDB é reconhecida pela doutrina de norma sobre normas, uma vez que tem função essencial de dispor sobre o funcionamento das normas e dos atos no Direito brasileiro de maneira prévia e introdutória.

Qual a função da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro como ela era chamada até 2010 e por que mudou de denominação?

É uma norma de “sobredireito” ou seja é uma norma jurídica que visa regulamentar outras normas. Justamente pelo fato de não ser uma norma exclusiva de direito civil é que a lei 12.376/2010 alterou seu nome para LINDB há poucos anos.

Porque a Lei de Introdução ao Código Civil mudou de nome?

Há quem defenda que a nova lei alterou corretamente o nome, pois a LICC desde sua entrada em vigor sempre orientou a interpretação das normas de direito positivo.

Qual é a lei que regerá o começo e o fim da personalidade da pessoa brasileira domiciliada na Itália?

Personalidade da Pessoa Física

O primeiro artigo que fala sobre direito internacional na LINDB é o 7º: Art. ... A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

É correto afirmar que uma a lei nova derroga lei posterior?

A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior. ... A lei posterior só derroga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

O que é aplicação axiológica do Direito?

Axiologia – vem do grego axiós que significa apreciação estimativa. É a parte da filosofia que se ocupa dos valores tais como: o bem, o belo, o verdadeiro, o justo. Também conhecida como Teoria dos Valores. Axiologia Jurídica, então, é o estudo dos valores jurídicos, que têm na base a JUSTIÇA.

O que é o método dogmático?

O método dogmático jurídico foi aplicado pela necessidade de se interpretar as normas elaboradas pelo legislador investigando a sua intertextualidade com outros instrumentos afins, buscando a aplicação... A Recuperação vem transcrita no artigo 47 da Lei, que resume em si o bem jurídico tutelado: Art.

Qual o conceito dogmático de norma jurídica?

A Dogmática jurídica consiste na descrição das regras jurídicas em vigor. Seu objeto é a regra positiva considerada como um dado real. Veiculada pelo ensino jurídico, a dogmática dificulta assim, a apreensão da dimensão histórico-crítica, afastando as demais dimensões do direito.

O que significa quando a lei for omissa?

A lei é omissa quando não trata de um determinado assunto, ou seja, ela não prevê uma determinada circuntância. Art 1º CP "Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal."

O que é a analogia no direito?

Analogia - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)

Consiste em um método de interpretação jurídica utilizado quando, diante da ausência de previsão específica em lei, aplica-se uma disposição legal que regula casos idênticos, semelhantes, ao da controvérsia.

Quando a lei for omissa o juiz poderá existindo uma lei que preveja uma situação semelhante aplicá lá no caso concreto nesse caso o magistrado se valeu?

preveja uma situação semelhante, aplicá-la no caso concreto. Nesse caso, o magistrado se valeu: a) Da analogia.

Qual o critério utilizado para aplicar as regras sobre o começo e o fim da personalidade o nome a capacidade e os direitos de família?

Art. 7° A lei do país em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

O que é Lex Voluntatis?

Lex Voluntatis: lei do país escolhida pelos contratantes (princípio da autonomia das vontades). · Aplicável na Arbitragem. Lex Loci Delict: lei do lugar onde o ato ilícito foi cometido, que rege a obrigação de indenizar.

Qual a lei a ser aplicada para decidir sobre os direitos e deveres de família do casal de brasileiros mas domiciliado em outro país?

A resposta, assim, é afirmativa, ou seja, para produzir efeitos no País o casamento de brasileiros no exterior deve ser trasladado no Serviço de Registro Civil, nos termos do art. 1544 do Código Civil e art. 32 da Lei 6.015/73.

Por que a LICC mudou de nome?

Nasceu como “Lei de Introdução ao Código Civil”, que os estudantes conhecem pela sigla LICC. Em 2010 ela mudou de nome, para estender sua atuação para além do campo civil.

O que significa que a lei foi revogada?

A norma revogada sai do sistema, interrompendo o curso da sua vigência. Mas revogar não significa sempre eliminar toda a eficácia, pode ocorrer como na Ultratividade em que uma norma tenha sido revogada, mas que os seus efeitos permaneçam mesmo diante da nova legislação (aliás, a eficácia não é revogada, mas anulada).

Porque ninguém pode alegar desconhecimento da lei?

O princípio geral do Direito de que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei é bastante antigo. Era aplicado no Império Romano, na Idade Média e o é até hoje. Esse princípio faz bastante sentido quando a legislação é inspirada no certo e errado intuitivos, naquilo que pode ser chamado Direito Natural.

Qual a função do artigo 4 da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro LINDB?

O art. 4° da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), estabelece que são os métodos de integração normativa a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.

Por que a LINDB é chamada de Lex Legum?

É comumente chamada de Lex Legum (Lei versando sobre lei), Norma de sobredireito ou superdireito, justamente por ser uma Lei que dispõe sobre leis.

Artigo anterior
Quantas multinacionais têm no Brasil?
Artigo seguinte
Como enfraquecer o sinal do Wi-Fi?